Rio 1775 t
Prospecto do Rio de Janeiro em 1775 (já sede do governo-geral), acompanhado de planta da cidade e mapa da Baía de Guanabara. Autor desconhecido. Domínio público, Biblioteca Nacional

Em 1761, com a mudança da sede do governo-geral para o Rio de Janeiro, a capitania da Bahia perdeu sua importância política, apesar de continuar desenvolvendo-se economicamente e a manter seu crescimento, graças ao comércio estrangeiro bastante intenso. Entretanto, não houve melhoria nas condições de vida da população.

O renascimento agrícola que se verificou a partir de 1770 beneficiou apenas os senhores de engenho e os grandes comerciantes, agravando ainda mais as contradições sociais. Contava a capitania com uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, a maioria composta por escravos negros ou alforriados, pardos e mulatos, homens livres e pobres que desempenhavam atividades manuais consideradas desprezíveis pelas elites dominantes.

Essa população pobre sofria com o aumento do custo de vida, com a escassez de alimentos e com o preconceito racial. As agitações eram constantes. Entre 1797 e 1798 ocorreram vários saques aos armazéns do comércio de Salvador, e até os escravos que levavam a carne para o general-comandante foram assaltados. A população faminta roubava carne e farinha. Em inícios de 1798, a forca, símbolo do poder colonial, foi incendiada. O descontentamento crescia também nos quartéis, onde incidentes envolvendo soldados e oficiais tornavam-se frequentes. Havia, portanto, nesse clima tenso, condições favoráveis para a circulação das ideias de igualdade, liberdade e fraternidade.

Juliao Salvador t
Perfil da cidade de Salvador, de seus principais fortes e costumes da época. A mudança da sede do governo-geral para o Rio aumentou a tensão entre os grupos sociais da capital baiana. Desenho de Carlos Julião, 1779. Domínio público, Gabinete de Estudos Arqueóligos da Engenharia Militar, Lisboa

Governava a Bahia D. Fernando José de Portugal, que já em 1792 tinha sido advertido sobre os perigos da introdução dos princípios revolucionários que se tinham desenvolvido na França. Notícias da própria capitania chegavam a Lisboa, denunciando a situação inquietante e a agitação da população, fazendo com que se recomendasse ao governador maior vigilância contra a propagação das "infames ideias francesas".