ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Ciência e Tecnologia
Séries do tema Ciência e Tecnologia
Ouvi Falar
Uma coprodução entre MultiRio e UNIRIO, o podcast da série Ouvi Falar aborda temas relacionados à ciência, presentes nas diferentes áreas do conhecimento. A ideia é falar sobre assuntos da atualidade, sob a ótica do conhecimento científico, mas com uma linguagem acessível e atraente para os diversos públicos. .
Tributo ao Museu Nacional
                                          Produtos da MultiRio relacionados ao Paço de São Cristóvão e ao Museu Nacional.  
Brincando entre Estrelas
Vídeo de animação e minijogo produzidos pela MultiRio, com o apoio do Planetário do Rio de Janeiro. De forma curiosa e divertida, incentivam a observação do céu e as diferentes constelações.
Experiências em Holografia
Conteúdos para simulações holográficas.
Teorias, Vidas e Obras
Os principais pensadores que influenciaram a evolução da civilização humana ao longo dos séculos. Teóricos de diferentes áreas do conhecimento falam sobre esses mestres, e sua importância que permanece até os dias de hoje.
Pensares
Promove uma reflexão sobre o mundo atual, refletindo sobre temas como felicidade, amor, sucesso, medo, poder, verdade, entre outros. Em estúdio, debatedores mediados pela apresentadora, trocam ideias e saberes, visando ampliar o repertório de ideias e argumentos, principalmente do público jovem, sobre o tema central de cada programa.
Interconectados
Reflexões sobre as influências do acesso irrestrito a informações e conhecimentos que todos têm hoje, buscando uma relação segura, crítica e construtiva no uso da tecnologia.  
Cyber Tudo
Conduz o espectador a uma análise crítica e ao reconhecimento da distinção entre ficção e tecnologia. Comentários do especialista em TI Eduardo Azevedo sobre matérias jornalísticas produzidas pela agência de notícias France-Presse.
Entrando em Órbita
Temas ligados à Astronomia são comentados pelos astrônomos Alexandre Cherman e Luís Guilherme Haun, a partir de matérias jornalísticas produzidas pela agência de notícias France-Presse.
Meu Primeiro Jogo
 No curso Meu Primeiro Jogo, você vai descobrir como criar, planejar e desenvolver jogos e objetos de aprendizagem usando uma ferramenta bem simples, o software Scratch.
Em Tempo Real
As transformações e os impactos das tecnologias na educação e na sociedade nos dias atuais.
Conceito & Ação
Promove a reflexão sobre as grandes questões da educação cidadã nos tempos atuais, com seus desafios, suas estratégias e suas práticas. Ética, economia criativa, música, meio ambiente, novas mídias e saúde do adolescente estão entre os temas debatidos.
Cidade Integrada
A partir da exibição de minidocumentários, a apresentadora Vera Barroso e dois especialistas de diferentes áreas do conhecimento debatem sobre desenvolvimento sustentável, projetos de revitalização urbana e outros temas. Telespectadores participam por Skype, e-mail ou telefone, com perguntas e comentários.        
Como É Que É?
Situações do cotidiano e a realização de experimentos mostram, na prática, conceitos de ciências físicas, químicas e biológicas, estimulando, assim, o desenvolvimento do espírito investigativo e científico.            
Conteúdos do tema Ciência e Tecnologia
video
Supertempestade solar

Supertempestade solar

25/01/2024

Já ouviu falar em supertempestade solar? Para falar sobre vários outros temas relacionados ao céu e ao universo, Flavia Lobo conversa com o astrônomo Leandro Guedes, diretor de Astronomia da Fundação Planetário do Rio.

#educa

texto
Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

08/12/2023

Estudantes de diversas escolas da zona norte se divertiram e aprenderam com oficinas e exposição no GET Coelho Neto.

Reportagens

video
Mulheres na Ciência

Mulheres na Ciência

02/11/2023

Carolina Valladares, bióloga e pesquisadora na área de Ecologia na Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) fala sobre o interesse de meninas pela Ciência e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na carreira científica.

#educa

video
Ai, que calor! - O impacto das mudanças climáticas

Ai, que calor! - O impacto das mudanças climáticas

26/09/2023

O impacto das mudanças climáticas no nosso dia a dia em uma conversa com a meteorologista Renata Libonati, coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ.

#educa

video
Rio Innovation

Rio Innovation

21/09/2023

Há três anos, o Rio de Janeiro recebe o maior encontro de tecnologia, inovação e negócios da América Latina: o Rio Innovation Week.

#educa

video
Caminhos da ciência

Caminhos da ciência

05/09/2023

Conheça o projeto que tem o objetivo de percorrer a cidade do Rio a partir de oito instituições de ciência e tecnologia.

#educa

video
Humano digital

Humano digital

17/08/2023

Flávia Lobo recebe a professora e coordenadora do MediaLab da UFRJ, Fernanda Bruno, em uma conversa sobre transumanismo.

#educa

video
150 anos de Santos Dumont

150 anos de Santos Dumont

20/07/2023

 Um novo olhar sobre a vida, o feito e o legado de Alberto Santos Dumont.

#educa

video
Inteligência artificial e ética

Inteligência artificial e ética

18/07/2023

Como a inteligência artificial está impactando a educação? Como alunos e professores podem usar estas inovações com responsabilidade e ética?

#educa

video
Arqueologia subaquática

Arqueologia subaquática

06/07/2023

O que é Arqueologia subaquática? Que histórias contam os naufrágios do Brasil, principalmente os do litoral do Rio de Janeiro?

#educa

video
E-sports

E-sports

04/07/2023

Qual é a diferença entre games e E-sports? Segundo o relatório publicado no início de 2023 pela Globaldata, o mercado de E-sports está avaliado em mais de 1,6 bilhão de dólares. 

#educa

video
Algoritmo - A vez da tecnologia responsável

Algoritmo - A vez da tecnologia responsável

16/05/2023

Os algoritmos têm um impacto direto sobre como navegamos e consumimos na internet hoje. A pesquisadora Nina Da Hora, cientista da computação, estuda isso sob a ótica da segurança de dados. Ela dedica seu trabalho à promoção de tecnologias responsáveis, aquelas que devem ser pensadas, criadas e espalhadas levando em conta a diversidade, a inclusão e o cuidado com os dados pessoais dos usuários do mundo todo.

Digitalmente – segunda temporada