HIV

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico, que é responsável por defender nosso organismo das doenças. Quanto mais cedo o HIV for descoberto, melhores são as possibilidades de tratamento e de não desenvolver a Aids.

Procure o quanto antes uma das unidades municipais de saúde: Clinicas da Família e Centros Municipais de Saúde. Pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico para casos de contato com pessoas contaminadas pelo vírus HIV ou de forma acidental por manuseio de material cortante e perfurante, mais cedo começa o acompanhamento e o tratamento da pessoa se, detectada como infectada e a possibilidade de ter mais qualidade de vida. O anonimato do resultado do teste é garantido.

Quem Deve Fazer o Teste Rápido?

Todas as pessoas sexualmente ativas e que tenham tido relação sexual sem o uso de preservativo e/ou tiveram algum outro comportamento de risco. Vale lembrar que o HIV não tem cura e que não existe grupo de risco, mas, sim comportamento de risco.

O HIV pode ser transmitido
  • Por relações sexuais vaginais, anais ou orais sem o uso de preservativo
  • Pelo uso compartilhado de agulhas e seringas
  • De mãe para filho na gravidez, parto e amamentação
O HIV não pode ser transmitido
  • Pelo beijo
  • Pelo toque, abraço ou aperto de mão
  • Pelo compartilhamento de toalhas, copos, pratos e talheres
  • Pelo suor, pela lágrima, pela saliva (fluido oral) e pela urina

Hepatite B

É transmitida por meio de relações sexuais sem o uso do preservativo, pelo contato com o sangue de pessoa infectada, pelo uso compartilhado de agulhas, seringas e cachimbos para uso de drogas, lâminas de barbear e depilar, escova de dentes, alicates de unha e outros objetos que furam e cortam. Também pelo compartilhamento de materiais não descartáveis para a confecção de tatuagens e colocação de piercings, durante a gestação, o parto e a amamentação, e por transfusão de sangue contaminado.

A Hepatite B é uma doença silenciosa, consulte regularmente um médico e faça o teste. O diagnóstico precoce pode evitar doenças mais graves. A vacina está disponível no serviço público de saúde e é uma forma eficaz de prevenção.

Gonorreia

Também é transmitida pelas relações sexuais, inclusive oral, ou pelo contato com o sangue contaminado. A Gonorreia pode afetar todas as partes do corpo, embora apareça primeiramente como uma ardência ao urinar. No homem é comum a saída de secreção purulenta pelo pênis.

HPV

Verrugas localizadas na região do pênis, do ânus, da vagina, da boca e da garganta. É altamente contagioso ao toque, mesmo se o contato não for sexual.

O preservativo é o único método cientificamente comprovado para evitar as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

Sífilis

É transmitida pelas relações sexuais, inclusive orais, contato com sangue contaminado, e da mãe para o bebê durante a gravidez. Os primeiros sintomas podem ser feridas nos órgãos sexuais que não doem e não podem ser percebidas. Podem ocorrer também caroços nas virilhas.

A maioria das IST’s, quando adequadamente tratadas, podem ser curadas.

Quanto antes for feito o diagnóstico, mais cedo começa o acompanhamento e o tratamento da pessoa infectada, impedindo a progressão e a transmissão da doença.

Faça Sexo Seguro

Se você é uma pessoa sexualmente ativa, deve tomar alguns cuidados importantes. Afinal, quem faz sexo sem proteção está sujeito a complicações causadas pelas infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs.

Faça o Teste

As unidades de saúde do rio de janeiro disponibilizam a testagem e o tratamento de hiv, sífilis e hepatites.

Para atendimento no Sistema Único de Saúde é necessária a apresentação de documento de identificação com foto.

Em caso de suspeita de infecção, procure uma clínica da família ou centro municipal de saúde. O sigilo do resultado do teste é garantido.
www.prefeitura.rio/web/sms/ist-aids

PrEP

A sigla PrEP significa Profilaxia Pré-exposição

O objetivo da PrEP é diminuir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Isso é feito tomando-se um comprimido por dia.

A PrEP é uma combinação de dois medicamentos (tenofovir e emtricitabina) em um comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo. A PrEP não previne outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção.

Quem Pode Usar a PrEP?

Como Posso Começar a PrEP?

Se você acha que tem relações sexuais que colocam você em maior risco para adquirir o HIV, procure uma unidade de saúde que ofereça a PrEP.

Locais Que Oferecem PrEP

(necessário agendamento prévio)

Hospital Rocha Maia: R. Gal. Severiano, 91 – Botafogo (Consultório 22 na Ala dos Ambulatórios) – Tel: 2295-2295 / 2295-2398

Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI): Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (Prevenção dos Ensaios Clínicos – Conteiner) – Tel: 3865-9595

PEP

A sigla PEP significa Profilaxia Pós-exposição

É uma forma de diminuir o risco de infecção pelo HIV usando os medicamentos antirretrovirais. Deve ser utilizado por pessoas que possam ter tido contato com o vírus recentemente, pela prática sexual desprotegida (sem preservativo, por rompimento ou vazamento de preservativo). Esses medicamentos precisam ser administrados em até 72 horas (preferencialmente nas primeiras duas horas após o acidente) e mantidos por 28 dias, com o objetivo de impedir a infecção do HIV.

PEP x Sexo Seguro

A PEP é uma alternativa para ser usada de maneira emergencial em caso de falha no uso do preservativo. Não protege contra as outras infecções sexualmente transmissíveis.

O uso frequente da PEP pode causar resistência e deixar de ser eficiente! Use camisinha!

O uso de camisinha é considerado o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada.

Como Ter Acesso à PEP?

Procure preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição ou, no máximo, até 72 horas uma unidade básica de saúde ou de emergência para avaliação médica e orientação sobre a administração dos medicamentos.

Procure qualquer clínica da família ou centro municipal de saúde de 2ª a 6ª feira, das 9 às 17h.

Fora desses horários, procure uma CER (Coordenação de Emergência Regional), uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou um dos hospitais municipas (HM) a seguir:

A PEP e a PrEP são formas de se reduzir o risco de infecção pelo HIV. Outras formas de reduzir a transmissão do vírus envolvem o diagnóstico e tratamento oportunos, portanto teste-se regularmente para o HIV, e aproveite para realizar também os testes rápidos para as hepatites B e C e para a sífilis, que também são doenças transmitidas pelo sexo. Vacine-se contra a hepatite B.

A PEP e a PrEP protegem contra o HIV, mas os preservativos devem ser utilizados sempre para a proteção contra as outras infecções transmitidas sexualmente. Eles estão disponíveis nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde).

A PEP NÃO SUBSTITUI O USO DA CAMISINHA

Atendimento Para Casos de Emergência

Para casos como ruptura de silicone, violência física e/ou sexual, dentre outros casos graves, as unidades de urgência e emergência oferecem atendimento para pacientes adultos e pediátricos, além de acolhimento e encaminhamento para Saúde Mental, após avaliação e verificação da necessidade do tipo transtorno. O atendimento é feito por ordem de gravidade, seguindo a classificação de risco realizada por profissionais de saúde.

A pessoa deve buscar atendimento em uma CER (Coordenação de Emergência Regional), uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou em um dos hospitais municipais (HM) abaixo:

Atendimento Por Violência Sexual

Para a pessoa que sofreu algum tipo de violência sexual, descobriu que está grávida(o) e precisa de orientação para o caso de aborto legal, a SMS mantém um protocolo de atendimento.

É importante garantir o acesso imediato aos serviços de saúde, articulando e integrando as ações, oferecendo atendimento humanizado, evitando a culpabilização e os julgamentos morais ou baseados em preconceitos.

Procure a unidade de saúde mais próxima nas primeiras duas horas ou em até 72 horas (3 dias) segundo a Lei nº 12. 845/2013, o atendimento inclui a pílula do dia seguinte que garante a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s, HIV/AIDS) e acompanhamento social e psicológico.

Em caso de gravidez decorrente de estupro, você tem direito ao aborto legal (Art. 128, Código Penal). No caso do risco de morte materna e anecefalia também é permitida a interrupção da gestação (APF 54/STF). Crianças e adolescentes de até 14 anos têm direito a esses atendimentos, assim como toda pessoa submetida a sexo sem consentimento.

Código Penal (1940) – O aborto é permitido apenas nos casos de risco de vida para a mulher e estupro, conforme disposto no Artigo 128.

Arguição de Descumprimentos de Preceito Fundamental (ADPF) Nº 54(2012) – STF, declarou a constitucionalidade da antecipação terapêutica do parto nos casos de anencefalia, independente de autorização judicial.