ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"Aprendendo sobre previdência"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
Nenhuma série encontrada como resultado da busca
CONTEÚDOS
video
Aprendendo sobre previdência

Aprendendo sobre previdência

18/09/2019

O presidente da PreviRio, Bruno Louro, e o presidente da RioPrevidência, Sérgio Aureliano, falam sobre aposentadoria e previdência, temas que ganham ainda mais importância com o envelhecimento da população mundial e as reformas pelas quais passam todos os países.

#educa

video
Pavloviana, Vivendo e Aprendendo e À Portuguesa

Pavloviana, Vivendo e Aprendendo e À Portuguesa

01/07/2015

Trechos de Pavloviana, Vivendo e Aprendendo, De Ovos e Guarda-Chuvas, Imagine uma Menina com os Cabelos de Brasil, À Portuguesa e Com Açúcar e com Afeto, todos de Alexandre Bersot. Convidado: Alexandre Bersot, ilustrador e animador.

Tela Aberta

audio
Aprendendo a jogar

Aprendendo a jogar

29/08/2016

Espírito esportivo e esportes dos Jogos Olímpicos. Educação Física – 6º ao 9º ano. 

Ouça Essa - Galera Yottabyte

audio
Aprendendo a jogar

Aprendendo a jogar

08/07/2015

Espírito esportivo e esportes dos Jogos Olímpicos. Educação Física – 6º ao 9º ano. 

Galera Yottabyte

texto
Aprendendo a pensar sobre quem somos

Aprendendo a pensar sobre quem somos

05/08/2014

Neste artigo, Andrea Ramal discute a importância de a criança refletir sobre sua própria identidade, quando aprende a se conhecer e, também, a questionar a realidade ao seu redor.

Artigos

texto
Aprendendo a criar livros digitais

Aprendendo a criar livros digitais

05/08/2014

Seguindo tendência do mercado editorial, os e-books ganham cada vez mais popularidade. No Brasil, os livros eletrônicos podem ser aliados para a produção de professores e alunos.

Reportagens

video
Aprendendo a estudar

Aprendendo a estudar

10/08/2012

A importância de se criarem hábitos de estudo. Especialista: Andrea Ramal, educadora.

Educação em Família

texto
Simulando e aprendendo

Simulando e aprendendo

30/11/-0001

Games de simulação podem ser muito mais do que divertimento, sendo utilizados para a educação e o treinamento profissional.

Ficaadica - Jogos

video
Privacidade e segurança - Ameaça virtual

Privacidade e segurança - Ameaça virtual

08/05/2023

A evolução acelerada das novas tecnologias dos serviços na Internet trouxe muitos ganhos para a sociedade. No entanto, na mesma velocidade cresceram as ameaças virtuais aos usuários. O Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro recebe cada vez mais denúncias de ataques virtuais sofridos por esse público específico, um dos principais alvos dos cyber criminosos, juntamente com o público de jovens millenials. Neste episódio, o defensor público Luís Henrique Zouein revela detalhes sobre os golpes mais comuns e dá dicas sobre como devemos nos proteger aprendendo mais sobre segurança de dados pessoais e a privacidade na web.

Digitalmente – segunda temporada

texto
Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

video
Subo nesse palco... italiano

Subo nesse palco... italiano

14/05/2019

A paixão pelo palco e pelo ensino fez a italiana Chiara Gerbaudo trocar a Itália pelo Brasil. Nascida em Carmagnola, uma aldeia pequena na região de Turim, a professora de Língua Italiana e Teatro se encantou pelo contraste entre a natureza e a metrópole da Cidade Maravilhosa. Morando no Rio há cinco anos, ela fala sobre como a hospitalidade do carioca se assemelha com a do italiano e como ela segue aprendendo com o jeito carioca todos os dias.

Cidade Mundo

video
Envelhecer

Envelhecer

31/10/2016

A partir de que idade, ou condições físicas, somos considerados idosos? Os maiores problemas enfrentados na velhice. Como os idosos se inserem (ou não) na sociedade. A relação com a família e com os mais jovens. Com o aumento da expectativa de vida, que futuro está reservado aos jovens de hoje? Previdência Social, mercado de trabalho, saúde, bem-estar e qualidade de vida daqui a 50, 60 anos. Convidados: Solange Kanso, pesquisadora do Ipea, doutora em Saúde Pública pela Fiocruz; Eloísa Adler, doutora em Psicossociologia pela UFRJ, psicanalista, especialista em Gerontologia; e Renato Veras, médico gerontologista, diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade.

Pensares

video
Clarice Lispector

Clarice Lispector

04/12/2015

Um panorama da obra jornalística da escritora. Os livros A Descoberta do Mundo e Aprendendo a Viver reúnem crônicas sobre o cotidiano e o ambiente urbano do Rio, publicadas no Jornal do Brasil. Questões existenciais e sociais da condição feminina foram temas de colunas em O Comício e Correio da Manhã. Depoimentos: Teresa Montero, autora de Eu Sou uma Pergunta – uma Biografia de Clarice Lispector; Suzana de Sá Klôh, doutora em Letras e Vernáculos pela UFRJ; e Pedro Karp Vasquez, organizador da seleção de crônicas de Clarice para o livro Aprendendo a Viver.

Cronistas do Rio

video
Getúlio Vargas

Getúlio Vargas

13/11/2015

O presidente mais popular do Brasil governou o país por duas vezes. Em 1930, por meio de um golpe de Estado, fechando o Congresso, dissolvendo os partidos, impondo a censura e criando tribunais de exceção, entre outras ações autoritárias. Em 1950, chega ao poder por eleição direta, lançando as bases de uma nação industrial e urbana, além de uma legislação trabalhista e previdenciária. Foram 19 anos de getulismo, até seu suicídio, em 1954.

Um Rio de Histórias

audio
Educação financeira

Educação financeira

06/07/2015

Parcelamentos e crédito fácil são algumas das razões que levaram mais da metade das famílias brasileiras ao endividamento, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Orientações para colocar as finanças em ordem. Convidado: Carlos Batalha, gestor da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência.

Atitude Consciente

texto
Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

24/11/2022

Necessidade de divulgação das atividades escolares mobilizou professores e alunos a criarem o Time F, uma equipe de gestão e produção de conteúdo digital

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede