Simuladores já são obrigatórios no ensino de muitas profissões e atividades. Pilotos de avião, por exemplo, precisam voar em simuladores antes de entrar na cabine de uma aeronave de verdade. Para tirar a carteira de motorista, também é necessário fazer aulas de direção em um simulador antes de colocar as mãos no volante de um carro real.

Essa é uma tendência que vem se espalhando por muitas profissões e atividades de risco. Atualmente, existem simuladores para quase tudo: caminhões, trens, motos, navios ou equipamentos industriais de operação perigosa. Além disso, é possível simular profissões, como a de fazendeiro e até de técnico de futebol. E tem mais: a simulação pode ser usada também para nos ajudar na escola.

Um dos simuladores da PhET

Na internet, existem muitos sites que utilizam essa ferramenta para nos ajudar a entender e visualizar fenômenos, conceitos e reações da física, da biologia, da química, da matemática e de outras ciências. Com isso, podemos explorar os limites dos metais ou misturar substâncias que seriam perigosas e até mesmo muito caras para uma escola. É possível, por exemplo, estudar as interações atômicas, as propriedades dos gases, divertir-se em um jogo radioativo, provocar colisões entre partículas atômicas e muito mais. Tudo isso com muita segurança e a certeza de aprendizado, utilizando apenas um computador com acesso à internet.

Finalmente, vale lembrar que simuladores não precisam ser obrigatoriamente eletrônicos, podendo-se usar jogos de tabuleiro ou teatrais para criar um ambiente com desafios, recursos e regras. Mas isso é um assunto para outra dica.

Simulador de Caminhão: http://www.eurotrucksimulator.com/
Simulador de Plantações: https://www.farming-simulator.com/
Simulador de Voo: https://www.microsoft.com/Products/Games/FSInsider/downloads/Pages/FlightSimulatorXTrialVersion.aspx
Simuladores de Física, Biologia, Química, Matemática e Ciências das Terras: https://phet.colorado.edu