Aprendendo a criar livros digitais
05 Agosto 2014 | Por Luís Alberto Prado

livros digitais3250Seguindo uma tendência do mercado editorial, os e-books ganham cada vez mais popularidade, tornando-se uma realidade em qualquer parte do mundo. No Brasil, os livros eletrônicos podem, entre outras formas de utilização, transformar-se em um grande aliado de professores e alunos, para criar suas próprias publicações e vivenciar uma criativa experiência de ensino personalizado.

Além de sua interatividade, os livros digitais têm uma produção muito mais econômica e afinada com a preservação do meio ambiente, já que não há custos de impressão nem gasto de papel. A partir dessa tecnologia, qualquer um poderá desenvolver seus próprios textos e levá-los ao público de forma prática e de maneira abrangente. Veja, a seguir, três formas de criar seu e-book a custo zero e sem a presença de editoras, com a possibilidade, ainda, de disponibilizar o resultado final na web.

Livros Digitais

Disponível em português e de fácil usabilidade, a plataforma Livros Digitais permite que qualquer pessoa crie e publique seus livros digitalmente. O autor ainda tem a opção de compartilhá-los com seus amigos, por meio das redes sociais, ou imprimi-los em formato de livreto, para distribuição. A plataforma já conta com mais de 2 mil usuários cadastrados. Você pode baixar em PDF e HTML. O primeiro necessita do leitor de arquivos Acrobat Reader, ao passo que o segundo precisa do Internet Explorer para ser aberto.

No menu inicial, após a conexão, surgem dez opções de fundo e quatro layouts preestabelecidos, permitindo inserir textos e imagens. Além disso, é possível adicionar imagens e digitar legendas. São oferecidas, da mesma forma, opções de fontes (como Verdana, Tahoma e Georgia), bem como alinhamento à esquerda, à direita e centralizado. A ferramenta disponibiliza, igualmente, sugestões de capas e de ilustrações. Para finalizar, basta clicar nos ícones Salva e Publicar. Um problema observado, porém, é a falta de um item para corrigir qualquer manobra desastrosa.

Lançado em julho de 2012, o aplicativo foi produzido pelo Instituto Paramitas, com licença Creative Commons – que permite a reprodução e o compartilhamento com menos restrições. O site oferece também todos os livros já publicados pela ferramenta, dos mais atuais aos primeiros lançamentos.

Por dentro do Papyrus

papyrusO Papyrus permite a criação de livros digitais para serem exportados no formato PDF, Epub ou Kindle. Para isso, é necessário escolher entre 25 modelos disponíveis. Após a seleção, o usuário pode fazer adaptações, adicionar capítulos, inserir imagens e textos.

Embora seja possível seguir apenas modelos pré-formatados, a plataforma, já disponível em português, possui alguns recursos de customização, incluindo estilo de texto, alinhamento, formatação e inserção de links. Conheça melhor alguns dos recursos oferecidos pela ferramenta:

Cover Designer – Para criar capas rapidamente, basta arrastar e soltar o aplicativo.

Importar o conteúdo da web – Para converter seu blog em um livro.

Compartilhar – Com esse recurso, é possível dividir seu e-book com os leitores e obter retorno, a partir de relatórios simples, para medir o interesse de cada um deles.

BrOffice Writer

Uma terceira forma de realizar seu sonho de se tornar escritor é com o software livre BrOffice Writer, editor de textos que possui diversas ferramentas para a geração de arquivos em PDF. Você pode criar seu livro digital no editor, inserindo gráficos e links, para depois gerar o PDF do arquivo final.