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Quebrando a rotina

Quebrando a rotina

25/07/2019

Alunos da E.M. General Humberto de Souza Mello (2ª CRE) assistem e comentam um filme produzido por outros estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. No quadro Fala, profissa!, a diretora de arte Carla Berri fala sobre a importância da direção de arte em produtos audiovisuais e explica detalhes de sua profissão. Filme exibido: Quebrando a rotina (Núcleo de Arte Grécia).

Escola, Câmera, Ação!

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Classes hospitalares restabelecem a rotina infantil

Classes hospitalares restabelecem a rotina infantil

16/09/2014

Ao dar prosseguimento às suas atividades, o aluno retoma o hábito mais importante do seu cotidiano e, com isso, recobra a autoestima, o senso de normalidade e a socialização.

Reportagens

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Experiências com a Educação Infantil - espaços, práticas e rotinas

Experiências com a Educação Infantil - espaços, práticas e rotinas

22/07/2020

Convidada: Carolina Maria de Sales, especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio.

XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil - Os desafios da Educação Infantil na contemporaneidade: sujeitos e interfaces

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O pedagógico de tudo e de todos nas rotinas

O pedagógico de tudo e de todos nas rotinas

31/07/2014

Mediadora: Maria Lúcia Lara - Assessora pedagógica Participantes: Bárbara de Mello – C.M. Otávio Henrique de OliveiraEliane Rodrigues Serique de Araújo – C.M. Vitorino FreireMaria Clara Vital Brilhante – Professora da equipe da GED 7ª CRERodrigo Ruan Merat Moreno – EDI Professor João Fernandes Filho

5ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2014)

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Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

08/12/2022

A unidade, representante da 10ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, juntou as atividades esportivas, e atualmente outras atividades da rotina escolar, à vontade de levar essas informações para mais perto de toda a comunidade escolar.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

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Educação Especial: iniciativas, formação e propostas para o período de isolamento social

Educação Especial: iniciativas, formação e propostas para o período de isolamento social

06/08/2020

Sugestões para a rotina dos alunos, curso de Libras, materiais acessíveis e a programação da Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva.

Material de Complementação Escolar (MCE)

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Como orientar as crianças na higiene contra o novo Coronavírus

Como orientar as crianças na higiene contra o novo Coronavírus

23/03/2020

Conscientização precisa ser diária até que se torne rotina.

Reportagens

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 MultiRio estreia game de simulação

MultiRio estreia game de simulação

13/12/2016

A Empresa lança o jogo Conflito, que se passa em um planeta fictício e simula a rotina escolar dos alunos por meio dos personagens Felpa e Figo.

Notícias

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Cinco aplicativos bons aliados na volta às aulas

Cinco aplicativos bons aliados na volta às aulas

09/02/2015

Depois de um período de férias, costuma ser mais difícil retornar à rotina escolar. Mas alguns aplicativos podem ajudar alunos e professores a se planejar e entrar no ritmo da volta às aulas.

Reportagens

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Busca por likes - Influencer ou... cria das redes virtuais?

Busca por likes - Influencer ou... cria das redes virtuais?

02/05/2023

Como nasce um influencer? Às vezes, é um trabalho planejado. Em outras, é quase sem querer. É o caso do personagem Rockycria, ou melhor, Bruno Thierry, de 34 anos. Morador da Rocinha desde os 10, ele passou a descrever e exibir a rotina da maior comunidade do Rio há pouco tempo. Temas como “O que fazer com R$ 20”, “como é a entrega do gás” e o “preço dos aluguéis das casas” viralizaram no Instagram e no Tik Tok, abocanhando respectivamente, 135 mil e 699 mil seguidores. Com simplicidade e bom humor, o paraibano acaba divulgando um lado pouco conhecido da comunidade e, indiretamente, alimenta a autoestima dos moradores, acostumados a enfrentar preconceito por conta do lugar onde moram. Por meio do influencer, a Rocinha e seus crias ganham uma nova, alegre e colorida versão para a sociedade, mais condizente com a realidade da vida na comunidade.

Digitalmente – segunda temporada

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As muitas formas de ler o mundo – As mil e uma possibilidades da transmídia

As muitas formas de ler o mundo – As mil e uma possibilidades da transmídia

18/04/2023

Este episódio aborda as diversas plataformas e linguagens utilizadas na convergência de conteúdo e narrativa no projeto “Brasiliana Steampunk”, um projeto imersivo em um Brasil fantástico, a partir da História nacional em uma aventura transmídia, mesclando literatura, quadrinhos, games e audiovisual. Conheça a rotina do autor do projeto “Brasiliana Steampunk”, o escritor Enéias Farias Tavares, que também é produtor e professor de Narrativas Transmídias e Literatura na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.

Digitalmente – segunda temporada

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Participação infantil e convivência familiar

Participação infantil e convivência familiar

17/11/2022

Nesta peça, a professora Isabela Vique, do EDI Morro dos Telégrafos, de São Cristóvão, e a responsável Cíntia Souza, conversam sobre o valor da participação das famílias na rotina escolar das crianças. Explicam como esse envolvimento estimula a criança a querer ir para a escola, participar mais das atividades. E destacam ainda como essa parceria colabora também para que a escola oriente melhor seus recursos em prol da melhoria de seu atendimento. Episódio gravado na E.M. Portugal, de São Cristóvão, em junho de 2022.

Diz Aí, Família!

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Isolamento social

Isolamento social

06/05/2020

No vídeo, o psiquiatra e superintendente de Saúde Mental da SMS-Rio, Hugo Fagundes, aborda as mudanças causadas pelo isolamento social na nossa rotina e nas nossas relações interpessoais.

Rio contra o Corona

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Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

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Games: vida real X digital

Games: vida real X digital

17/07/2019

O game designer Mairon Luz, do estúdio de criação Dumativa, e o desenvolvedor de jogos Antonio Marcelo, da MultiRio, falam sobre como as novas gerações vivem "gamificando" a rotina e como transpõem as experiências da vida real para as telas e vice-versa.

#educa

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Férias sem sedentarismo

Férias sem sedentarismo

11/12/2018

O professor de Educação Física João Carlos do Rosário e o nutricionista Hugo Marques, do Instituto de Nutrição Annes Dias, dão dicas para manter uma rotina de atividade física com as crianças nas férias e evitar o sedentarismo.

#educa