Cinco aplicativos bons aliados na volta às aulas
09 Fevereiro 2015 | Por Fernanda Fernandes

Depois das férias, sempre demora um pouco a adaptação à nova rotina. O horário de acordar, o planejamento das aulas ou os deveres de casa, as datas das provas e outras tarefas parecem mesmo uma missão complicada. Para tentar tornar esse retorno menos “impactante”, alguns aplicativos despontam como bons aliados. Veja a seguir:

TEDapp21) Buscando inspiração

O primeiro passo é buscar motivação, o que pode ser conseguido a partir de situações e cases de sucesso. Nesse sentido, o aplicativo TED (Technology Entertainment and Design, em português: Tecnologia, Entretenimento e Design) pode ajudar bastante.

O app é uma extensão da organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que leva o mesmo nome, destinada à disseminação de ideias. Disponibiliza milhares de conferências, palestras, vídeos e áudios de profissionais de diferentes áreas. Os temas são variados: tecnologia, ciência, cultura, saúde, educação, entre outros, e as apresentações não passam de 18 minutos.

No aplicativo, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, é possível pesquisar temas e palestrantes, marcar os favoritos e até fazer o download de palestras para assistir off-line. Os vídeos são atualizados constantemente e muitos possuem legenda em português.

2) Hora de acordar

Para quem se desacostumou de acordar cedo, despertadores são imprescindíveis. O Alarm Clock Ultra Free, disponível para Android, possui opções para customizar o som, a vibração, o tempo de soneca e o meio de desativação. Quem tem dificuldades para acordar, por exemplo, pode configurar o despertador para desligar somente depois de ter que resolver uma equação matemática ou um quebra-cabeça – podendo controlar até o nível de dificuldade!

Aqueles que costumam cochilar durante o dia também podem ativar um cronômetro que desperta após o tempo desejado. Ou seja, sem desculpas para perder a hora!

agenda do estudante 23) Planejamento

Simples e fácil de usar, o aplicativo Agenda do Estudante (apenas para Android) cumpre o papel sugerido pelo nome. Nele, é possível organizar tarefas, informações importantes sobre provas e trabalhos, horários de aulas e notas.

Mesmo para as pessoas que costumam anotar compromissos e se esquecer de consultar a agenda, o app também é uma “mão na roda”, pois ativa notificações e lembretes sobre atividades importantes, como entregar um trabalho ou devolver um livro emprestado da biblioteca. Assim – espera-se! –, a ideia é conseguir realizar as atividades e honrar os compromissos dentro dos prazos combinados.

4) Falando bonito

O Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico) é um app disponível para Android e iOS, em que alunos e professores podem pesquisar desde definições e locuções até expressões idiomáticas e provérbios. Para os mais curiosos, ainda é possível buscar a ortografia das palavras antes e depois do Acordo. Vale lembrar que esse conhecimento deve ser utilizado também ao publicar textos em redes sociais.

evernote5) Sincronizado

Já imaginou ter um grande bloco de notas multimídia para armazenar documentos importantes, fotos, lembretes, listas de tarefas e acessar tudo tanto pelo smartphone ou tablet quanto pelo computador? O aplicativo Evernote tornou isso uma realidade. Nele, todo o conteúdo é sincronizado por meio de um link que é enviado para o e-mail de cadastro.

O app também permite ao usuário capturar artigos e pesquisas do navegador para serem consultados posteriormente, além de armazenar e-mails importantes. Assim, nada se perde e, ainda, elimina-se boa parte da papelada que vai na mochila – uma bela maneira de ser sustentável.

Obs.: Todos os aplicativos listados são gratuitos.