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Séries do tema Cultura Digital
MultiGames
MultiGames é a nova série da MultiRio sobre o universo dos games e dos e-sports. Apresentada em formato de videocast por Chandy Teixeira, coordenador de Games e E-sports da Prefeitura do Rio, MultiGames é um espaço aberto para falar de tudo desse universo com os maiores especialistas de uma indústria que movimenta milhares de jogadores e fãs pelo Brasil e pelo mundo.  
Andar no G20
Acompanhe a trajetória dos alunos da ANDAR no G20 durante todo o ano de 2024!
Especial Internet Segura
O Dia da Internet Segura é promovido no mês de fevereiro em mais de 200 países anualmente. Em 2024, o evento se desdobrará entre os dias 6 e 7. A intenção é disseminar o uso responsável das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e fazer da rede de computadores um espaço mais ético, seguro e saudável.
Seminário MultiRio 30 anos - Criatividade fazendo escola
A MultiRio comemora 30 anos e realiza o Seminário MultiRio 30 anos - criatividade fazendo escola com palestras, rodas de conversa e oficinas.
E Agora? - Um Rolé Digital
O projeto E Agora? Um Rolé Digital reúne narrativas digitais interativas que tratam de temas relacionados à proteção de dados pessoais, privacidade, cyberbullying, fraude digital e golpes.  A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a MultiRio.
Digitalmente
Com duas temporadas e um e-book, a ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede Municipal de Ensino do Rio, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.
Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede
O Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede reúne um conjunto de ações que buscam promover o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.  
Digitalmente – segunda temporada
Na segunda temporada de Digitalmente, cada episódio apresenta personagens reais que vivem, na prática, os temas da temporada original. É a jornada do usuário protagonista, problematizando os conceitos, vivenciando e superando os desafios e obstáculos cotidianos em um mundo físico sendo mediado, o tempo todo, pelas tecnologias de comunicação e informação digitais.
Rede Educação e Cultura Digital
O objetivo da Rede Educação e Cultura Digital – RECD- é criar um espaço de reflexões, ​discussões e construção coletiva de ​projetos e propostas em torno da ​Cultura Digital, considerando seus impactos na educação pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.
Digitalmente – primeira temporada
Em um mundo cada vez mais digital, precisamos estudar, entender e aprender como lidar melhor com os desafios e impactos que as tecnologias trazem para a sociedade e, particularmente, para o cotidiano escolar. A ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.  
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede
Projeto de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal e estimulando novas práticas.
A Escola na Cultura Digital
Formação promovida pela MultiRio em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através da plataforma EaD (Ensino a Distância) da EPF. 
Impressões Digitais
Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede - é um instrumento que busca fazer um retrato do tema na Rede Municipal para apoiar a política pública educacional, subsidiando o planejamento, o acompanhamento e a análise das ações a serem realizadas neste campo.
MultiRio Itinerante
MultiRio Itinerante é um projeto de visitação às escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e em suas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para apresentar a professores, coordenadores e alunos as ações e os projetos da MultiRio.
Meu Primeiro Jogo
 No curso Meu Primeiro Jogo, você vai descobrir como criar, planejar e desenvolver jogos e objetos de aprendizagem usando uma ferramenta bem simples, o software Scratch.
Conteúdos do tema Cultura Digital
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Games e Educação

Games e Educação

18/04/2024

Todo game tem um roteiro, uma narrativa como fio condutor de sua obra. Até mesmo um game de futebol, conta a história do esporte e de seus esportistas. Tudo isso dentro de uma característica chamada de hiperfoco. Quantos jovens não aprenderam um pouco de história ou até de uma segunda língua com os jogos eletrônicos?

MultiGames

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A história dos games e e-sports

A história dos games e e-sports

11/04/2024

Neste programa de estreia, vamos contar a história da indústria que revolucionou o mercado de entretenimento. Embora os jogos eletrônicos possam sugerir modernidade, seu surgimento remonta à década de 1950. Acompanhando as transformações tecnológicas do audiovisual, eles chegaram à hiperpopularidade com os celulares e hoje são discutidos como uma nova forma de esporte.

MultiGames

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Startup 20: grupo levará ideias sobre empresas emergentes e inovadoras para o G20

Startup 20: grupo levará ideias sobre empresas emergentes e inovadoras para o G20

10/04/2024

O Fórum acontece entre 15 e 18 de abril no Riocentro. Vem conhecer as ideias que estarão em pauta. Preparamos um infográfico contendo informações importantes sobre o ecossistema de startups no Brasil e o Startup 20. O material pode ser útil para trabalhar com os seus alunos na sala de aula.

Andar no G20

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Dia da Internet Segura

Dia da Internet Segura

06/02/2024

A Procuradora Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Neide Cardoso, conversa com Flávia Lobo sobre a importância de promover ações de segurança na internet.

#educa

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Em vídeo: veja como foi a cobertura do Business 20 pelos alunos da Rede

Em vídeo: veja como foi a cobertura do Business 20 pelos alunos da Rede

01/02/2024

Com a presença de jornalistas de todo o mundo, a cobertura do evento de abertura do B20 Brasil 2024 ganhou o reforço especial dos repórteres mirins da Prefeitura do Rio.

Andar no G20

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Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

08/12/2023

Estudantes de diversas escolas da zona norte se divertiram e aprenderam com oficinas e exposição no GET Coelho Neto.

Reportagens

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E agora? - Um Rolé Digital

E agora? - Um Rolé Digital

30/11/2023

Já ouviu falar de ética digital? E da Lei Geral de Proteção de Dados? Uma bate-papo sobre temas relacionados à proteção de dados pessoais, privacidade, cyberbullying, fraude digital e golpes.

#educa

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Geração Gamer

Geração Gamer

23/11/2023

Luciana Nunes, psicóloga de Esporte e mestre em Ciências pela Nova Southeastern University, na Flórida conversa com Flavia Lobo sobre a paixão por jogos eletrônicos, dos mais simples aos mais complexos, o trabalho de um psicólogo de e-sports e o impacto dos games em competidores profissionais.

#educa

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Como intensificar a cultura da participação nos estudantes em debate nos 30 anos da MultiRio

Como intensificar a cultura da participação nos estudantes em debate nos 30 anos da MultiRio

26/10/2023

Fique por dentro de como construir competências para o mundo atual; inteligência artificial; e o cotidiano no GET. Trazemos nessa reportagem os principais destaques das palestras dos 30 anos da MultiRio.

Seminário MultiRio 30 anos - Criatividade fazendo escola

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Orientações e propostas aos professores - E Agora? Um Rolé Digital

Orientações e propostas aos professores - E Agora? Um Rolé Digital

25/10/2023

O guia tem como objetivo apoiar o trabalho das professoras e professores na abordagem sobre Cidadania Digital e na integração das tecnologias da informação e da comunicação às práticas pedagógicas, com base na Política Nacional de Educação Digital e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a partir do projeto E agora? Um rolé digital, voltado para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

E Agora? - Um Rolé Digital

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Seminário MultiRio 30 anos - Abertura e palestras da manhã

Seminário MultiRio 30 anos - Abertura e palestras da manhã

19/10/2023

Veja como foi a manhã do Seminário MultiRio 30 anos - Criatividade fazendo escola!

Seminário MultiRio 30 anos - Criatividade fazendo escola

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GETs: abrindo as portas para a inovação

GETs: abrindo as portas para a inovação

19/10/2023

Assista à mesa GETs: abrindo as portas para a inovação, parte do Seminário MultiRio 30 anos - criatividade fazendo escola.

Seminário MultiRio 30 anos - Criatividade fazendo escola