Rádio escolar: um meio de comunicação e educação
23 Julho 2013 | Por Sandra Machado

Londrinho1

Apesar de, na atualidade, prevalecer tudo que é audiovisual, criança também gosta muito de rádio. E embora as emissoras comerciais brasileiras, em sua maioria, não tenham uma grade voltada para o público infantil, o veículo está presente em outras iniciativas, inclusive da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, na qual as rádios escolares fazem parte do projeto pedagógico. “Penso que aprender a escutar é uma grande contribuição que o trabalho com rádio pode oferecer”, garante Adriana Gomes Ribeiro. Doutoranda em Educação pela PUC-Rio, Adriana atua em produção e pesquisa sobre rádio e educação desde 2000. Ela explica que alguns autores, como Walter Benjamin, sugerem que desenvolver a capacidade de escuta é um caminho para potencializar as capacidades reflexivas e para promover uma aproximação do ouvinte em relação ao tipo de atenção demandada pela leitura. Tudo a ver com o ambiente escolar.

Há alguns anos, a Secretaria Municipal de Educação estimula a criação das rádios escolares. Já foram oferecidos, por exemplo, cursos com o comunicador Zé Zuca, que desde 2004 comanda a Rádio Maluca – um programa infantil de auditório. Ele acontece no Teatro Sesi Centro todo sábado, das 11h ao meio-dia, e também é transmitido, ao vivo, pelas rádios Nacional (AM 1130) e MEC (AM 800). Aliás, foi a partir de uma oficina com ele que surgiu a ideia da Rádio Londrinho, na Escola Municipal Londres, que fica no Engenho de Dentro. Depois de ter feito um curso com Zé Zuca, Solange Carvalho de Oliveira teve a ideia de iniciar o projeto em 2005. Prestes a se aposentar, acaba de passar o bastão para a professora Desirée da Costa Oliveira, colega da Sala de Leitura. Como a faixa etária é baixa, porque as turmas vão do 1º ao 3º ano, a rádio é praticamente um programa de auditório, cheia de recursos visuais, que lota o pátio da escola no turno da manhã e no da tarde.

Várias atrações fazem parte da programação. Os concursos, como o Soletrando, costumam contar com distribuição de brindes. Tem também o Quadro de Talentos, repleto de apresentações variadas. Cabe à meninada escolher o hit musical campeão das paradas de sucesso por meio de votação. Da preparação de cada programa, com uma hora de duração, participam 15 crianças por vez, em esquema de revezamento, entre locutores, DJs e repórteres, todos do 3º ano. “Sempre incluímos uma contação de histórias, a partir da dica do Livro do Mês. No dia 24 de maio fizemos a Festa da Família, que é uma boa oportunidade de os pais terem contato com a Rádio Londrinho. Todo mundo se encanta com o resultado.”