Altas ondas na MultiRio Web Rádio
22 Julho 2013 | Por Sandra Machado

Não há limite – nem de alcance, nem de conteúdo – para uma rádio on-line. Prova disso é o crescimento da Web Rádio no Portal MultiRio. Em menos de dois anos de existência, a programação 24 horas por dia oferece de música a informação, de diversão a conhecimento, numa escala sem fronteiras. Muito embora seu público-alvo seja formado por alunos e professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, a gama de programas é desenvolvida de olho em todos os tipos de audiência.

Quando iniciou suas transmissões, no dia 23 de agosto de 2011, a MultiRio Web Rádio usava parte do conteúdo televisivo devidamente adaptado, mas também lançava dois programas exclusivos: Compositores da MPB e Ritmos Cariocas. Isso era só o começo. Em 2012, surgiram diversas atrações, como Atitude Consciente, com apresentação de Lúcia Leme; Música & Cia., produção de Tim Rescala que inaugurou o gênero da dramaturgia na MultiRio Web Rádio; English for Fun, uma forma divertida de aprimorar o idioma; e a versão radiofônica das animações da série Uma Obra, Seu Autor, que busca estimular a leitura com a sugestão de livros.

A partir do primeiro semestre de 2013 foram ao ar Dito & Ditado, que explica a origem de ditos populares, e também Plugin, uma visita guiada, no ciberespaço, por páginas culturais selecionadas para despertar o interesse do público jovem. E vem mais novidade por aí. No segundo semestre deste ano, começa o Cineclube, um programa de entrevistas que busca instigar professores a usarem o cinema como ferramenta pedagógica, e o MultiRio Esporte Clube, com depoimentos de ídolos do esporte altamente inspiradores para os atletas mirins, além de outras inovações, tanto em produção própria, quanto em produtos licenciados.

De segunda a sexta-feira, a grade é estruturada em faixas de quatro horas inéditas de duração, das 8h às 12h, repetidas ao longo de todo o dia. Nos fins de semana, as faixas passam a ter seis horas e privilegiam música e entretenimento. A programação da MultiRio Web Rádio é em streaming, mas é possível conferir os podcasts de programas, disponibilizados na seção Audioteca.