ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Derrubando mitos
05 Janeiro 2010 | Por Luís Alberto Prado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

apolo11 2Em 1969, o planeta parou para ver a Apolo 11, a quinta missão tripulada do projeto e a primeira a pousar em solo lunar, ser lançada rumo ao espaço. No dia 20 de julho de 1969, um homem, o astronauta Neil Armstrong, deixou a primeira pegada no solo da Lua. A partir daí, os avanços tecnológicos deram um enorme salto. A cada nave ou foguete que era construído, um novo aparato tecnológico era colocado no mercado pela indústria.

Porém, nem tudo que veio em consequência dos bilhões de dólares investidos ao longo da corrida espacial pela Nasa tem esta como a responsável, embora vários inventos sejam creditados a ela. Saiba quais deles não têm o DNA da Nasa, mas que ganharam visibilidade e popularidade por sua causa:

- Ao contrário da crença popular, a Nasa não inventou a bebida em pó Tang. Na verdade, a General Foods começou a testar comercialmente a mistura de sabores de laranja, em 1957, um ano antes de a Agência Espacial Americana nascer. No entanto, foi ela quem ajudou a dar fama quando o astronauta John Glenn, em 1962, deu alguns goles do refresco em órbita.

- Uma dúvida atormentava os gênios da agência espacial: como escrever no espaço? Canetas esferográficas normais, afinal, dependem da gravidade e pressão atmosférica para a tinta fluir. Aí entra na história o inventor Paul Fisher. Ele resolveu o problema para a Nasa – sem financiamento oficial – com a apropriadamente chamada Anti-Gravity Pen, patenteada em 1965 como caneta de gravidade zero.

- Quando o astronauta Neil Armstrong deu o seu "salto gigante para a humanidade" na superfície da Lua, em 1969, um material chamado teflon estava em seu traje espacial e ao longo da nave que o ajudou a alcançar o feito histórico. Mas o famoso material escorregadio, diferentemente da crença popular, foi descoberto décadas antes. Fruto da cabeça pensante do químico Roy J. Plunkett, em 1938.

- Como todos sabemos, na ausência de gravidade do espaço, tudo, inclusive astronautas, flutua livremente. Para resolver o problema, foi usada a tecnologia Velcro-and-loop fastener para proteger tudo, desde alimentos a blocos de notas. Quem tem o crédito é o suíço George de Mestral, que notou que as minúsculas hastes do carrapicho grudavam em suas meias de lã. A marca Velcro foi registrada nos EUA em 1958.

- A pilha a combustível foi inventada em 1839, mas só teve aplicações concretas nos programas espaciais. Segundo estudiosos, em um futuro próximo, ela poderá ser aproveitada nos carros a hidrogênio, sem qualquer emissão poluente.

- O detector de fumaça é outra criação que leva a grife Nasa, apesar de não ter sido a Agência Espacial Americana quem primeiro pensou nisso. Porém, graças às modificações feitas por seus especialistas que os detectores de fumaça não disparam quando você risca um fósforo ou queima um pequeno pedaço de papel.

- Já o aspirador de pó sem fio, cuja paternidade industrial pertence à Black&Decker, data de 1961. A empresa assinou contrato com a Nasa para desenvolver um produto mais potente, com a missão de sugar coisas mais pesadas, e que pudesse ser usado no espaço. Os engenheiros da empresa gostaram tanto da ideia que criaram não só o aspirador, mas outros equipamentos sem fio.

- O telefone celular possui diversas paternidades. Porém, a americana Motorola, especializada em eletrônica e em telecomunicação, foi a primeira a realizar uma ligação, em 1973. Martin Cooper, diretor de Desenvolvimento e Pesquisa da empresa, é o responsável pelo hoje indispensável invento.

- Décadas antes, ao final da Segunda Guerra, um funcionário da fornecedora militar Raytheon, o engenheiro Percy Spencer, notou que um chocolate em seu bolso derreteu quando ele inspecionava magnétrons, componentes usados em radares. Deduzindo que a “meleca” havia sido causada pelo calor gerado pelos magnétrons, Percy criou um aparelho para aquecer comida usando esse princípio. A Raytheon comprou a ideia e lançou o micro-ondas.

- Por sua vez, as lentes de contato foram criadas há exatamente cem anos, servindo para corrigir deficiências da visão e até para questões de estética e conforto.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp