(Foto: Alberto Jacob Filho)

A nova série Morde a Língua se vale da dramaturgia para abordar conteúdos da disciplina voltados a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A série mostra as gravações de vídeos para um vlog na internet sobre Língua Portuguesa, com apresentação dos irmãos Deíco (Daniel Chagas) e Ruiva (Nathália Colón), para apresentar tópicos curriculares de forma criativa, com ênfase nos temas relacionados a compreensão de texto, escrita e gramática.

Em cada um dos dez episódios, os apresentadores abordam um tema específico e, por meio de situações do dia a dia, exemplificam, na prática, o conteúdo tratado. Entre os temas abordados na produção, estão o uso social da língua; intertextualidade; textos de base narrativa, como conto, crônica e romance; e a linguagem dos quadrinhos. Juntos, Deíco e Ruiva respondem às dúvidas de seus seguidores no fictício canal de vídeos e mostram que aprender pode ser uma atividade prazerosa. 

Morde a Língua vai ao ar às quartas-feiras, às 14h30, no canal MultiRio (26 da NET) e na BandRio. Os episódios também são reexibidos às segundas-feiras, às 9h30, 15h e 20h30, pela MultiRio Web TV.