Web TV

Videoteca
A seguir na NET Canal 26
07:30 -
Inclusive Eu
Deficiência auditiva
O olhar diferenciado sobre a surdez; o reconhecimento e a afirmação da educação bilíngue na construção de um caminho de comunicação; encontros e realizações.
07:00
Arte, Artistas e Arteiros
Nossas marcas no mundo
A arte como forma de comunicação. Os efeitos obtidos com o uso de diferentes técnicas e materiais. Da arte das cavernas ao grafite. A pintura corporal como forma de expressão. A importância do desenho na fase infantil.
07:30
Inclusive Eu
Deficiência auditiva
O olhar diferenciado sobre a surdez; o reconhecimento e a afirmação da educação bilíngue na construção de um caminho de comunicação; encontros e realizações.
08:00
Aquela Conversa
Mulher-sujeito
Mulheres como sujeitos de direitos, donas de seus corpos e de suas escolhas; violência contra a mulher; educação de meninas e meninos; mulheres negras; homens como parceiros na equidade de gênero. Convidados: Ludmila Cavalcanti, professora do curso de Serviço Social da UFRJ; Marcos Nascimento, psicólogo; Tainá Almeida, Coletivo Meninas Black Power. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica da SMS-Rio e consultora da MultiRio.
08:15
Aventuras Cariocas
Floresta
Na Floresta da Tijuca, um banho de cachoeira, uma ação de replantio e o aprendizado sobre a importância da água para a vida de todos.
08:30
Biomas Brasileiros
Pantanal
SEM SINOPSE
09:00
Matemática em Flashes
Teorema de Pitágoras
Aplicações e interpretação geométrica, diagonal do quadrado e altura do triângulo equilátero.
09:15
Coletivamente
Formação cidadã
Alunos e ex-alunos do colégio Cruzeiro realizam trabalho voluntário no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, além de darem aulas de reforço escolar para alunos de escolas públicas.
09:35
Palavra Puxa Palavra
Texto, contexto, intertexto
Recursos expressivos fônicos, semânticos e morfossintáticos do texto; diferentes tipos de texto; as várias possibilidades de leitura de um texto.
10:00
Como É Que É?
O pão mofou
A ação dos fungos e seu aparecimento nos alimentos.
10:15
Como Vivemos - Reino Animal
Exóticos
A natureza é tão diversa que o exotismo é uma presença constante entre os animais. Conheça leões e tigres brancos, gatos sem pelos, salamandras que vivem mais de cem anos e a única espécie de mamífero com escamas do mundo.
10:30
Detetives da Ciência
Que tempo doido!
Mudanças climáticas. O efeito estufa e suas consequências sobre a vida em nosso planeta.
10:45
Curiosos por Natureza
Planeta água
Uso consciente e sustentável da água; reservas brasileiras; oceanos e mares; o papel de cada um contra o desperdício.
11:00
Bom dia arqueologia
Megalíticos
SEM SINOPSE
11:30
Em Tempo Real
Sociedade de controle
Debate a proliferação de produtos culturais de inspiração tecnológica e as leis que regulamentam o setor no ambiente virtual.
12:00
Ensinar e Aprender
Sala de Leitura, um espaço para projetos
Professor de Geografia e da Sala de Leitura da E.M. Chile, Ricardo Neves montou uma oficina de produção de notícias, resgatando o jornal O Chilegal, que a escola imprimia nos anos 1980. Criou, também, o Centro de Educação Ambiental da escola, que elabora pesquisas no entorno e mutirões para pintura dos muros da unidade. Nas horas de lazer, Ricardo visita feiras e outros locais onde possa conseguir mudas nativas da Mata Atlântica. Segmento: Sala de Leitura.
12:15
Escolher Dá Trabalho!
Novas profissões
Novas tecnologias e o talento individual levam à criação de diferentes profissões. 
12:30
Megassaudável
O mundo na palma da mão
Redes sociais; privacidade; segurança; vantagens da tecnologia, quando bem utilizada.
13:00
Mestre do Tempo
Rio de Janeiro, capital do Reino
De D. João VI à independência do Brasil, por D. Pedro I.
13:15
Diz aí - Fronteiras
Riveramento
SEM SINOPSE
13:30
Tempo de Estudar - História - 7º Ano
Aula 10 - Os astecas
Quando os espanhóis chegaram à América, a civilização asteca estava em seu auge. Saiba mais sobre a história dos astecas e sobre como eles foram derrotados pelas tropas do espanhol Hernán Cortés.
13:45
Multiclube
Brinquedo não é só coisa de criança
Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.
14:00
Vale a Penha!
Emília
Os estudantes Ana Lucia da Silva e João Pedro Santos participaram da oficina de vídeo e fizeram o minidocumentário Emília, sobre uma moradora da Penha dona de um pequeno comércio local. Veja o processo de filmagem e o produto final.
14:15
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
Educação Física e lazer
Estratégias pedagógicas que possibilitam ao aluno se educar pelo e para o lazer.
14:30
Nota 10 - Primeira infância
Não sou mais bebê
SEM SINOPSE
15:00
Mostra geração
Mostra Geração
A definir.
15:30
Por Trás da Cena
Cinema sem palavras
Interpretação, sonoplastia, música e direção de arte dão origem a mensagens sem palavras.
15:45
Entre Mídias
Cinema sem palavras
Convidados: Guilherme Coelho, diretor, e Luiz Gustavo Vasconcellos, psicomotricista.
16:15
Rio Resiliente
Chuvas – enchentes
As tragédias com água são a causa de 95% dos desastres no Brasil. Uma cidade resiliente pode enfrentar melhor os efeitos das chuvas torrenciais. No bairro da Tijuca, o sistema de escoamento de água, que está em construção, vai evitar os alagamentos históricos naquela área.
16:30
Pequenos Notáveis
Paulo da Portela
Herói do samba e dos sambistas, Paulo da Portela, o príncipe negro do carnaval carioca, foi figura importante na recomposição das fronteiras de classe que relegavam o samba à marginalidade. Fundador da Portela, exigia que os membros da escola se vestissem elegantemente, dignificando suas raízes. Grande letrista e compositor, inventou o desfile de escolas de samba.
17:00
Tempo de Estudar - História - 7º Ano
Aula 10 - Os astecas
Quando os espanhóis chegaram à América, a civilização asteca estava em seu auge. Saiba mais sobre a história dos astecas e sobre como eles foram derrotados pelas tropas do espanhol Hernán Cortés.
17:15
Adoro Problemas!
O que rola e o que não rola
Formas geométricas espaciais.
17:30
Tem Jogo!
Golfe e bocha paralímpica
O clássico golfe também é um esporte olímpico, e a bocha adaptada vem conquistando medalhas para o Brasil em competições paralímpicas e pan-americanas.
17:45
Quarto de Brinquedo
Quem sou eu?
O conceito de identidade, a partir das características físicas, sociais e culturais.
18:00
Caixa Mágica
Fantaaaasmaaaassss
Brincadeira de fantasma e a montagem de fantoches com retalhos de pano e papéis.
18:15
Multiclube
Brinquedo não é só coisa de criança
Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.
18:30
UniDuniTV
Eu conheço várias casas
O primeiro lugar onde a criança se descobre é dentro de casa: como é o lugar em que ela vive? Quais são as outras casas?
19:00
Concertos da Juventude
Bach I
SEM SINOPSE
19:30
Desafio Fenício - Primeiros ao Redor da África
À deriva
SEM SINOPSE
20:00
Rio, Belezas e Afetos
Heróis anônimos
A história de Jane Carla, uma carioca que vive em Madureira, a partir do ponto de vista da francesa Marie (personagem fictícia). Ao conhecer de perto como Jane vive e seu trabalho na escola de samba Portela, Marie questiona a própria vida. E, ao mesmo tempo que sente um estranhamento, se encanta pelas belezas e afetos da Cidade Maravilhosa. Participação especial: Jane Carla, presidente da ala das baianas do G.R.E.S. Portela.
20:30
Interações Pedagógicas - Módulo Time de Alfabetizadores 2018
Unidade 8 - O processo de avaliação durante as aulas em turmas de alfabetização
O programa aborda a importância do olhar reflexivo do professor a respeito da progressão dos alunos. A avaliação em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ser utilizada como um fator que se coloca a favor da aprendizagem. Dessa forma, ela se configura como uma ação contínua e inerente ao trabalho docente, devendo ocorrer a cada atividade proposta e a cada manifestação do aluno em direção à aprendizagem. Os pontos de partida dos alunos e as intenções do currículo são apontados como aspectos balizadores da prática avaliativa. Convidadas: Thereza Penna Firme, professora e alfabetizadora; Danielle González, da Coordenadoria de Supervisão e Avaliação da SME; Sueli Faria, professora da E.M. Roberto Coelho; Ana Cristina de Oliveira, da Gerência de Educação da 10ª CRE.
21:00
Tempo e Movimento
Tempo de escola
. O ingresso na escola, a socialização da criança, a integração dos pais ao ambiente escolar, a importância do professor. Entrevistadas: Terezinha Saraiva e Andrea Ramal, educadoras.
21:30
Histórias do Futebol
Afonsinho
SEM SINOPSE
21:45
Gente da Escola
Marise
Marise Raposo é membro do Conselho Escola Comunidade da E.M. Repúbica do Peru (3ª CRE), no Méier, representante do segmento de pais e responsáveis. Seu engajamento com o universo escolar começou quando suas filhas eram alunas da unidade e permanece até hoje, mesmo depois que elas se formaram.
22:00
Café Literário 2017
Joel Birman
SEM SINOPSE
22:30
Ensaios sobre a Não Violência
Parem com isso!
Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.
23:00
Morde a Língua
Aipim, castelinha, mandioca, macaxeira: o uso social da língua
A linguagem e a construção de identidade; variações linguísticas; textos verbais e não verbais; linguagem formal e informal; oralidade e escrita.
23:15
Rio de Janeiro a Janeiro
O paisagismo e a cidade
SEM SINOPSE
23:30
Cidade de Leitores
No coração do Brasil
Destaca duas obras profundamente ligadas ao coração do Brasil: o livro Adeus, Rio Doce e o filme Betinho – A Esperança Equilibrista. Convidados: Geny Vilas-Novas, escritora; e Victor Lopes, diretor do documentário que retrata a vida do sociólogo Herbert de Souza e que foi eleito pelo público o melhor na categoria, no Festival do Rio 2015.
Últimos episódios
Programação Completa
Séries mais recentes