Web TV

Videoteca
Aquela Conversa
Respiração, meditação e autoconhecimento
O papel da respiração na promoção da saúde física, emocional e mental; a meditação como prática de autorregulação do corpo e da mente; a importância da respiração e da meditação para o desenvolvimento emocional, a saúde mental, o alívio do estresse, o autocontrole, a expansão da consciência e o autocuidado. Convidados: Rogéria Guida, fonoaudióloga e professora de oratória; Maurício Salem, professor de ioga e psicomotricista; e Cláudia do Amarante, voluntária do programa Arte de Viver. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica e professora.
A seguir na NET Canal 26
08:15 -
Aventuras Cariocas
Restinga
Localizada próximo às praias, nela encontramos bromélias, mandacarus, guriris, cobras e muito mais.
07:00
Arte, Artistas e Arteiros
Quem tem arte reparte
Arte como expressão cultural das civilizações, influenciada pelo meio social e carregada de individualidade. Técnicas, temáticas e estilos utilizados na arte popular. Arte Naïf e os autodidatas. A produção artística artesanal brasileira.
07:30
Inclusive Eu
Deficiência intelectual
A informação como promotora de mudança na percepção sobre a deficiência, na promoção da autonomia, da inserção social e da capacidade de viver com qualidade.
08:00
Aquela Conversa
Respiração, meditação e autoconhecimento
O papel da respiração na promoção da saúde física, emocional e mental; a meditação como prática de autorregulação do corpo e da mente; a importância da respiração e da meditação para o desenvolvimento emocional, a saúde mental, o alívio do estresse, o autocontrole, a expansão da consciência e o autocuidado. Convidados: Rogéria Guida, fonoaudióloga e professora de oratória; Maurício Salem, professor de ioga e psicomotricista; e Cláudia do Amarante, voluntária do programa Arte de Viver. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica e professora.
08:15
Aventuras Cariocas
Restinga
Localizada próximo às praias, nela encontramos bromélias, mandacarus, guriris, cobras e muito mais.
08:30
Biomas Brasileiros
Pampa
SEM SINOPSE
09:00
Adoro Problemas!
A multiplicação dos sanduíches
Multiplicação de números naturais.
09:15
Coletivamente
Rachaduras sociais
Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos. 
09:30
Caminhos da Escola
Nepal (Kritika)
Kritika tem 11 anos e vive nas montanhas acidentadas do Himalaia, no Nepal. O pai foi trabalhar em Dubai e ela vive junto com sua mãe e seus avós. Todas as manhãs, liderando um grupo de crianças da aldeia, ela cruza um caminho íngreme, pontes frágeis e cachoeiras para chegar à sua escola. A milhas de distância, Kritika faz a ligação entre dois mundos diariamente: de um lado as suas tradições e de outro, a educação ao seu alcance. A longa jornada de Kritika através de caminhos perigosos e altas montanhas para alcançar a sua escola nos permite descobrir um lugar onde o acesso ao conhecimento ainda é uma aventura.
10:00
Como É Que É?
O pão mofou
A ação dos fungos e seu aparecimento nos alimentos.
10:15
Como Vivemos - Reino Animal
Parceria animal
Domésticos, silvestres ou urbanos, os animais são capazes de influenciar a vida humana em várias áreas: medicina, lazer, alimentação, entre outras. Conheça alguns exemplos dessa parceria na Indonésia, nos Estados Unidos, no Peru, na Tanzânia e nas Filipinas. 
10:30
Detetives da Ciência
As formas da natureza
Como as formas dos ambientes influenciam os animais ao escolherem o local onde vão viver.
10:45
Curiosos por Natureza
Planeta humano
O processo de migração na formação do povo brasileiro.
11:00
Conceito & Ação
Arqueologia urbana
A relação entre os patrimônios arqueológico, histórico e artístico. A preservação dos bens culturais de uma cidade. Os achados revelados pelas obras na região portuária, no Centro e na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Convidados: Washington Fajardo, arquiteto e urbanista, presidente da Fundação Rio Patrimônio da Humanidade; e Tânia Andrade Lima, arqueóloga e professora da UFRJ.
11:30
Em Tempo Real
Sociedade de controle
Debate a proliferação de produtos culturais de inspiração tecnológica e as leis que regulamentam o setor no ambiente virtual.
12:00
Ensinar e Aprender
Acelerando o futuro
Professora do programa Acelera, que atende alunos com alguma defasagem idade-série, Luciene Firmo leciona na E.M. Isaías Alves (6ª CRE), em Guadalupe. Lá, criou o projeto Padrinhos Mágicos, em que funcionários e professores da escola apadrinham os alunos e acompanham o desenvolvimento escolar de cada um. Uma das atividades é debater e escrever sobre letras de músicas; outra, dentro do projeto Vai e Vem, é ler um livro por semana e comentar. Segmento: Ensino Fundamental.
12:15
Entrando em Órbita
Stephen Hawking lança programa de busca de vida extraterrestre
O projeto ambicioso do famoso astrofísico britânico Stephen Hawking.
12:30
Megassaudável
O mundo na palma da mão
Redes sociais; privacidade; segurança; vantagens da tecnologia, quando bem utilizada.
13:00
Mestre do Tempo
Nas trilhas da aventura
A chegada de Cabral; a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia.
13:15
Mãos à Ópera
Tudo junto, mas não misturado
Elenco e elementos como cenários e figurinos nas mãos do diretor, que vai harmonizar toda a estrutura e fazê-la funcionar; a parceria diretor e maestro; trabalho dos artistas que cantam e interpretam personagens; o coro. Depoimentos: Daniela Thomas, cenógrafa e diretora; Roberto Duarte, maestro; Sura Berditchevsky, diretora de cena; Inácio de Nonno, cantor barítono; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Camila Schmidt, cenógrafa; Manoel Pouci, coordenador de palco voltado para a cenografia; Carol McDavit, professora de ópera da Unirio; Flavio Melo, cantor barítono; Maria José Chevitarese, diretora e regente do Coro Infantil da UFRJ; Cintia Graton, cantora mezzo-soprano; Caterina Scaini, Carolina de Melo, Isabeli Lopes e Luna Himmer, coro infantil; Gabriel Pigozzo, coordenador de palco.
13:30
Fato Matemático
A calculadora eletrônica
Apresentação e uso da máquina de calcular.
14:00
África Diversa
Esportes
Neste episódio, conheça a petanca, esporte nacional de Madagascar. Na África do Sul, futebol e balé se unem para beneficiar jovens atletas. Já na Argélia, o futebol é um aliado na luta de mulheres contra a repressão. E se a capoeira é brasileira, ela certamente tem um pé em Angola.
14:15
Precisamos Agir
Espécies ameaçadas
Videográfico sobre as espécies ameaçadas de extinção: um entre quatro mamíferos, uma entre oito aves, 40% dos anfíbios e um terço das coníferas estão desaparecendo. Quanto ao rinoceronte-branco do norte, resta apenas meia dúzia deles.
14:30
Tempo e Movimento
Tempo de escola
. O ingresso na escola, a socialização da criança, a integração dos pais ao ambiente escolar, a importância do professor. Entrevistadas: Terezinha Saraiva e Andrea Ramal, educadoras.
15:00
Tela Aberta
Ivan Pinto
SEM SINOPSE
15:30
Por Trás da Cena
Narrativa
As linguagens visual, verbal e sonora e os recursos de cada meio na construção das narrativas.
15:45
Entre Mídias
Narrativa
Convidados: Rosane Svartman, cineasta, e Camila Leite, arte-educadora e midiaeducadora.
16:15
Rio Resiliente
Gestão de risco
Uma cidade resiliente é, antes de tudo, organizada. Por isso, é fundamental ter um centro de controle que possa reagir de forma ordenada quando ocorre um grande desastre. O Centro de Operações Rio monitora a cidade de forma ininterrupta, com suas 560 câmeras. 
16:30
Cantos do Rio
Sérgio Santos e Mart'Nália
SEM SINOPSE
17:00
Escola, Câmera, Ação!
O pequeno cordel etc
Alunos monitores do cineclube do Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso assistem a vídeos produzidos por estudantes de outras escolas da Rede e dão suas opiniões. Filmes exibidos: O Pequeno Cordel do Sapato Voador (Núcleo de Artes Grécia); Pai Santana Eternamente (Núcleo de Artes Alencastro Guimarães); Guarani M'bya (Ciep Poeta Cruz e Sousa).
17:15
Matemática em Flashes
O número pi
Cálculo do comprimento de uma circunferência e o número pi.
17:30
Tem Jogo!
Vôlei de praia e vôlei sentado
O vôlei convencional se desdobrou em duas outras modalidades, olímpica e paralímpica, sendo o Brasil um assíduo frequentador dos pódios nos circuitos de vôlei de praia.
17:45
Quarto de Brinquedo
As acrobacias dos números
Adição e subtração.
18:00
Caixa Mágica
À procura do tesouro perdido
A partir da história de um tesouro perdido, são construídas molduras e máscaras com gel colorido e guache.
18:15
Multiclube
Brinquedo não é só coisa de criança
Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.
18:30
UniDuniTV
O tempo vai passando
Noções sobre ontem, hoje e amanhã...
19:00
Concertos da Juventude
Bach I
SEM SINOPSE
19:30
Tons e Sons
Oscar Lorenzo Fernandes
SEM SINOPSE
20:00
Rio, Belezas e Afetos
Identidade carioca
A rotina de trabalho de Severino, como garçom de um botequim tradicional do Rio de Janeiro, o transforma em um atento observador da vida e dos hábitos do carioca. As conversas que ouve no bar o encorajam a se inscrever em um concurso de crônicas comemorativo dos 450 anos da cidade. Participações especiais: Antonio Edmilson, historiador; Marcus Faustini, escritor; e Rosa Magalhães, carnavalesca e artista plástica.
20:30
MultiRio em Revista
Lixo, reformas urbanas, cultura de paz e tolerância, música regional
Do descarte à reciclagem do lixo; campanha contra o bullying; respeito às diferenças; cultura da paz; patrimônio arquitetônico do Rio de Janeiro. As músicas de Luiz Gonzaga.
21:00
Conhecendo o Rio
Nasce uma metrópole
SEM SINOPSE
21:30
Histórias do Futebol
Os primórdios
SEM SINOPSE
21:45
O Mochileiro do Futuro
A Revolução Pernambucana
Em 1817, a população pernambucana enfrentava uma série de dificuldades, como seca, fome, recessão e altos impostos, cobrados pela corte portuguesa instalada no Rio de Janeiro. Houve uma revolta, e seus líderes criaram um governo provisório e proclamaram a independência de Pernambuco.
22:00
Café Literário 2017
Artes plásticas em livros
SEM SINOPSE
22:30
Ensaios sobre a Não Violência
O que eu faço com o que fazem comigo?
O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.
23:00
Morde a Língua
O poeta é um fingidor: poesia
Diferenças entre poesia e poema; o eu lírico; declamação; a importância do ritmo e da musicalidade na construção de um poema.
23:15
Rio de Janeiro a Janeiro
O paisagismo e a cidade
SEM SINOPSE
23:30
Cidade de Leitores
Romance de formação
A transição para a vida adulta, a busca da identidade, os ritos de iniciação, o processo de autoconhecimento e a adaptação à sociedade. Convidados: Antônio Carlos da Fontoura, diretor do filme Somos Tão Jovens, sobre a vida de Renato Russo; e Elias Fajardo, jornalista e escritor.
Últimos episódios
Programação Completa
Séries mais recentes