Web TV

Videoteca
Cidade Mundo
Subo nesse palco... italiano
A paixão pelo palco e pelo ensino fez a italiana Chiara Gerbaudo trocar a Itália pelo Brasil. Nascida em Carmagnola, uma aldeia pequena na região de Turim, a professora de Língua Italiana e Teatro se encantou pelo contraste entre a natureza e a metrópole da Cidade Maravilhosa. Morando no Rio há cinco anos, ela fala sobre como a hospitalidade do carioca se assemelha com a do italiano e como ela segue aprendendo com o jeito carioca todos os dias.
A seguir na NET Canal 26 e 526
18:30 -
UniDuniTV
A gente brinca junto
Lições sobre a vida em grupo, a solidariedade e a generosidade.
07:00
Conhecendo o Rio
O Rio que nasce no mar
SEM SINOPSE
07:30
Morde a Língua
Tinha uma irmã no meio do caminho: intertextualidade
Citação, paráfrases, paródias e outras formas de intertextualidade em textos verbais e não verbais.
07:45
Como Vivemos - Reino Animal
Ameaçados
O ser humano, responsável por desequilíbrios ambientais que colocam em risco a existência de outros animais, também realiza ações para evitar a extinção de espécies. Conheça a situação de algumas delas, como o gorila do oriente e o condor dos Andes, e saiba o que vem sendo feito para preservá-las. 
08:00
Bom dia arqueologia
Feliz Lusitânia
SEM SINOPSE
08:30
Arte, Artistas e Arteiros
Brincar de inventar
Criatividade, construção de brinquedos e formação de conhecimento. Os brinquedos e as brincadeiras de diferentes culturas estimulam a imaginação e a criação. Op-Art: a arte em constante movimento.
09:00
MCE - Material de Complementação Escolar
MCE - Material de Complementação Escolar
SEM SINOPSE
11:00
Biomas Brasileiros
Caatinga
SEM SINOPSE
11:30
Unidiversidade
Unidiversidade
SEM SINOPSE
12:00
Ensinar e Aprender
Disciplinas em sintonia
Nas turmas do 6º ano experimental, um único professor trabalha conhecimentos diversos a partir do mesmo conteúdo. É o que faz Leonardo Cruz, da E.M. Baronesa Saavedra/8ª CRE, que, a partir do tema Dorival Caymmi, desenvolve noções de História e de Geografia, regionalismos, interpretação de texto, valorização da cultura nacional e até economia local baiana. Para arrematar, ao final das aulas, pega o violão, toca e canta, com a turma, as músicas do compositor. Segmento: Ensino Fundamental.
12:15
Escola, Câmera, Ação!
O planeta está com febre etc
Alunos da E.M. Dalva de Oliveira (8ª CRE) assistem e comentam filmes produzidos por outros estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. No quadro Cria da Rede!, Rayane Cardoso, ex-aluna da E.M. Narcisa Amália, fala sobre como a experiência com o audiovisual a ajudou a ser menos retraída e tímida. Filmes exibidos:  O planeta está com febre (E.M. Embaixador Dias Carneiro - 8ª CRE) e Jogada cidadã (Ciep Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda - 9ª CRE).
12:30
Desafio Fenício - Primeiros ao Redor da África
O país mais belo do mundo
SEM SINOPSE
13:00
Mestre do Tempo
Um Rio de muitos janeiros
A reforma urbana do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio de Janeiro.
13:15
Mãos à Ópera
Tudo junto, mas não misturado
Elenco e elementos como cenários e figurinos nas mãos do diretor, que vai harmonizar toda a estrutura e fazê-la funcionar; a parceria diretor e maestro; trabalho dos artistas que cantam e interpretam personagens; o coro. Depoimentos: Daniela Thomas, cenógrafa e diretora; Roberto Duarte, maestro; Sura Berditchevsky, diretora de cena; Inácio de Nonno, cantor barítono; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Camila Schmidt, cenógrafa; Manoel Pouci, coordenador de palco voltado para a cenografia; Carol McDavit, professora de ópera da Unirio; Flavio Melo, cantor barítono; Maria José Chevitarese, diretora e regente do Coro Infantil da UFRJ; Cintia Graton, cantora mezzo-soprano; Caterina Scaini, Carolina de Melo, Isabeli Lopes e Luna Himmer, coro infantil; Gabriel Pigozzo, coordenador de palco.
13:30
Educação em Família
Atividades extraclasse
A necessidade de complementar a formação dos alunos com os programas de extensão. Indica as atividades disponíveis na Rede Municipal. Especialista: Andrea Ramal, educadora.
13:45
Como É Que É?
Chocante!
Fenômenos atmosféricos; descarga elétrica.
14:00
Escolher Dá Trabalho!
Saúde
Um breve panorama da área, que conta com 38 profissões registradas no Brasil. 
14:15
Aventuras Cariocas
Madureira, via Central
Da Central do Brasil à quadra da Portela, em Oswaldo Cruz, muitas aventuras e novidades.
14:30
Mentes Brilhantes
Zhang Heng - a ciência dos terremotos
SEM SINOPSE
15:00
Café Literário 2017
Poesia sempre
SEM SINOPSE
15:30
Por Trás da Cena
Fotografia
Os elementos da fotografia: cenário ou fundo, personagem ou figura, luz e sombras, textura, cor, entre outros.
15:45
Entre Mídias
Fotografia
Convidados: Fabian Boal, diretor de fotografia, e Simone Michelin, artista plástica e professora de Artes.
16:15
Mostra geração
Eu quero que você fique
SEM SINOPSE
16:45
Tempo de Estudar - Matemática - 5º ano
Problemas com porcentagem
Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Este episódio apresenta atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
17:00
Rio Resiliente
Mobilidade urbana
A sustentabilidade em uma cidade resiliente. A relação das tragédias naturais com as emissões de gases do efeito estufa. Alternativas para o sistema de transportes que reduzam o uso do carro particular e incentivem o transporte coletivo. 
17:15
Multiclube
A realeza
A luxuosa – e nada fácil – vida da família real inglesa é o tema deste episódio. Fique por dentro dos 60 anos de reinado de Elizabeth II, da vida do casal pop William e Kate, dos segredos do Palácio de Buckingham e de outros temas sobre a realeza.
17:30
Tem Jogo!
Hóquei sobre grama e goalball
O Brasil participará pela primeira vez em uma Olimpíada na modalidade hóquei sobre grama. O goalball, disputado em uma quadra com as mesmas dimensões do vôlei, foi criado especialmente para deficientes visuais.
17:45
Quarto de Brinquedo
O meu, o seu, o nosso espaço
Como as pessoas se organizam na escola, em casa, na comunidade.
18:00
Caixa Mágica
A natureza é coisa séria
A natureza, sua importância e os transtornos que o homem lhe causa. Mostra como preparar aquarela com cascas de vegetais e restos de comida.
18:15
Cidade Mundo
Subo nesse palco... italiano
A paixão pelo palco e pelo ensino fez a italiana Chiara Gerbaudo trocar a Itália pelo Brasil. Nascida em Carmagnola, uma aldeia pequena na região de Turim, a professora de Língua Italiana e Teatro se encantou pelo contraste entre a natureza e a metrópole da Cidade Maravilhosa. Morando no Rio há cinco anos, ela fala sobre como a hospitalidade do carioca se assemelha com a do italiano e como ela segue aprendendo com o jeito carioca todos os dias.
18:30
UniDuniTV
A gente brinca junto
Lições sobre a vida em grupo, a solidariedade e a generosidade.
19:00
Como É Bom Tocar um Instrumento
Como É bom Tocar um Instrumento
SEM SINOPSE
19:15
Pequenos Notáveis
Pixinguinha
Pixinguinha nasceu em uma família musical e cresceu na casa-pensão de seus pais. Criança ainda, aprendeu os primeiros compassos e, aos 10 anos, tocava flauta na noite da Lapa. Passou para o saxofone e tornou-se um compositor e instrumentista gigante da música brasileira.
19:45
Escola, Câmera, Ação!
Me ensina a olhar etc
Alunos do Núcleo de Arte Grécia assistem a videos produzidos por estudantes de outras escolas da Rede e dão suas opiniões. Filmes exibidos: Me ensina a olhar? (E.M. Francisco Manuel); O que é amizade pra você? (E.M. Monteiro Lobato).
20:00
Próxima Página
André Dahmer entrevista Márcio Libar
O cartunista André Dahmer entrevista o ator, diretor e palhaço Márcio Libar, que fala de sua relação com a leitura e de seu livro A nobre arte do palhaço.
20:15
Como Vivemos
Cultura e escola
A educação como parte da história das sociedades, sendo as escolas a principal representação desse sistema de valores culturais. Em destaque, unidades escolares de Israel, China, Tailândia, França, Faixa de Gaza, Índia e Sudão. 
20:30
Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 5º ano
Linguagem e textos
A origem da escrita; textos verbais e não verbais; interpretação de textos; gêneros textuais. Este episódio apresenta atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gênerosD15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
20:45
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
Educação Física e educação para a saúde
A adoção de estilos de vida mais saudáveis e a saúde como um direito social de todos.
21:00
Histórias do Futebol
Talento para dar e vender
SEM SINOPSE
21:15
Aquela Conversa
Corpo em movimento
A relevância do movimento para uma vida integrada e saudável. Estratégias para incorporar, no dia a dia, mais atividades físicas que respeitem as singularidades/individualidades e valorizem o prazer. Esporte para o desenvolvimento. Convidados: Victor Ladeira, diretor do Instituto Bola pra Frente; Lucilia Rugani, facilitadora de Biodanza; e Carmem Marins, professora de Educação Física – Programa Academia Carioca/SMS-RJ. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica e professora.
21:30
#educa
#educa
Professores, gestores e outros profissionais ligados ao ambiente escolar falam sobre desafios, projetos e inovações na área da Educação.
22:00
Conceito & Ação
Educação e sustentabilidade
Os desafios da educação diante da nova realidade ambiental. Convidado: Sérgio Besserman, economista e presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro.
22:30
Tela Aberta
Marcelo Marão
Vera Barroso entrevista o artista plástico, cartunista e diretor de filmes de animação Marcelo Marão, homenageado pela 20ª edição do Festival Internacional Anima Mundi (2012). Ele analisa o documentário Animação, que participou da Mostra PUC de Cinema e é uma realização de cinco jovens codiretores: Natasha Santana, Deborah Barra, Jaqueline Alvine, Carolina Salgueiro e Pedro Bueno.
23:00
África Diversa
Cultura
Neste episódio, diferentes manifestações artísticas evidenciam a diversidade cultural da África. O semba, ritmo musical típico de Angola, se espalha pelo mundo. No Senegal, uma escola de dança mistura estilos tradicionais e contemporâneos. A artista plástica Kiki Bokassa, filha do ex-ditador da República Centro-Africana, utiliza a arte como forma de lidar com o passado. Estilistas africanos resgatam elementos e trajes típicos do continente para suas novas coleções.
23:15
Rio de Janeiro a Janeiro
A fundação da cidade
SEM SINOPSE
23:30
Pensares
Contemporaneidade
O século da palavra, do conhecimento. A sociedade do século XXI, estruturada em Rede. O contemporâneo que exige o valor da diferença. A crise de valores. Quando o Brasil chegará à contemporaneidade? Inovação e criatividade para dominar o mercado. As empresas contemporâneas, geridas com ousadia, criatividade e informação integradas a valores e princípios. Convidados: André Martins, filósofo e psicanalista; Rita Jobim, educadora; e Marcio Botner sócio-fundador da galeria de arte contemporânea A Gentil Carioca.
Últimos episódios
Programação Completa
Séries mais recentes