Web TV

Videoteca
Arte, Artistas e Arteiros
Pensar para brincar
Mímica, a arte dos gestos. Quadrinhos, caricaturas, charges, cartuns e a crítica à sociedade. O papel contestatório da arte em momentos de repressão social e a busca pela liberdade de expressão. Tropicália e a valorização da identidade cultural nacional.
Últimos episódios
A seguir na NET Canal 26 e 526
19:30 -
Mostra geração
E agora professora?
07:00
Como Vivemos
Língua e cultura
O surgimento da linguagem na evolução humana. A linguagem sendo uma habilidade única da espécie humana. A língua escrita e falada como traço marcante da linguagem de cada cultura.
07:15
Próxima Página
Evando dos Santos entrevista Nélida Piñon
O pedreiro Evando dos Santos entrevista a escritora Nélida Piñon, integrante da Academia Brasileira de Letras. Ela conta por que decidiu ser escritora e sobre sua paixão por Machado de Assis.
07:30
Como É Bom Tocar um Instrumento
Como É bom Tocar um Instrumento
SEM SINOPSE
07:45
Pequenos Notáveis
Caetano Veloso
Menino nascido no seio de uma família amorosa e musical de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, Caetano Veloso é um persistente questionador de padrões. Sem medo de se expor e de experimentar novos caminhos musicais, viajou do tropicalismo ao rock, sempre fiel à sua trajetória de artista que dialoga com todos os aspectos da cultura brasileira e mundial.
08:15
Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 5º ano
Linguagem e textos
A origem da escrita; textos verbais e não verbais; interpretação de textos; gêneros textuais. Este episódio apresenta atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gênerosD15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
08:30
Adoro Problemas!
A horta fracionada
Frações.
08:45
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
Educação Física e lazer
Estratégias pedagógicas que possibilitam ao aluno se educar pelo e para o lazer.
09:00
Turma da Biblioteca
Charada
Coerência e coesão textual.
09:15
Como É Que É?
Paradoxal
Medida da velocidade da luz.
09:30
Escolher Dá Trabalho!
Ecologia & Sustentabilidade
Áreas diversas recrutam profissionais de perfis ligados à ecologia e à sustentabilidade. 
09:45
Detetives da Ciência
Pequenas e de grande ajuda
O uso de células-tronco no tratamento e na cura de doenças. A origem da vida e o espírito de cooperação.
10:00
Tempo e Movimento
Tempo de amar
  Paixão, ódio, inveja, ciúme, alegria, tristeza. O amor através dos tempos, a sexualidade, as perdas e os desencontros. Entrevistados: Maria Tavares Cavalcanti, psiquiatra; Irley Franco, professora de Filosofia da PUC-Rio; e Clóvis de Barros Filho, doutor em Comunicação.
10:30
Tela Aberta
Alexandre Bersot
SEM SINOPSE
11:00
Por Trás da Cena
Câmera/Movimento
Lentes e suportes mecânicos das câmeras são recursos para criar movimento nas cenas dos audiovisuais.
11:15
Entre Mídias
Câmera/Movimento
Convidados: Rosália Duarte, professora da Faculdade de Educação da PUC-Rio, e Antônio Brasil, professor de Comunicação da Uerj.
11:45
Mães da Cidade
Ivone da Silva
Depois de se separar do marido, Ivone da Silva Santos entrou para a Guarda Municipal, em busca de estabilidade financeira. Há um ano, ela perdeu um filho, mas encontra nos oito netos a força para seguir adiante.
12:00
Dando Ideia - segunda temporada
Rádio Escola - Profª Silvia Werneck
A professora de Sala de Leitura Silvia Muniz Werneck organiza o projeto da Rádio Alcide, que movimenta os alunos da escola para produzir uma programação de rádio que vai ao ar às quartas de tarde e às sextas de manhã na E.M. Alcide de Gasperi (3ª CRE), em Higienópolis.
12:15
Gente da Escola
Kely
Saiba mais sobre a vida da agente de apoio à Educação Especial Kely Regli. Ela trabalha no EDI Professor Nestor Manoel Pinto (9ª CRE), em Campo Grande, onde garante o acolhimento e o aprendizado dos alunos com deficiência. Formada em Pedagogia, Kelly já foi professora da rede pública carioca. Nas horas vagas, participa de um projeto social e faz musculação.
12:30
Morde a Língua
Vladimir, o sapo, e outras histórias: contos
Os contos de fada e os maiores contistas do Brasil; definição de conto; elementos de um texto de base narrativa.
12:45
Curiosos por Natureza
Planeta verde
Relação entre clima e vegetação nativa; diferentes tipos de vegetação do Brasil e do mundo.
13:00
Tem Jogo!
Judô paralímpico e luta greco-romana
Dois esportes de luta: o judô paralímpico, que é praticado por deficientes visuais; e a luta grego-romana, considerada uma das modalidades de luta mais antigas de que se tem notícia.
13:15
Quarto de Brinquedo
As acrobacias dos números
Adição e subtração.
13:30
Caixa Mágica
Vamos brincar?
As brincadeiras infantis são o ponto de partida para a construção de brinquedos com caixas de papelão.
13:45
Multiclube
Prédios antigos também contam histórias
Construções antigas podem representar muito mais do que se pensa. Elas são símbolos de movimentos artísticos, de períodos históricos e de influências sociais e culturais. E marcam a identidade de um povo. O Multiclube visita construções importantes na França, na Itália, na Palestina e no Nepal para revelar história que elas contam.
14:00
UniDuniTV
Misturar é divertido
Mistura de comida, de cores, de sons, de gente.
14:30
Em Tempo Real
Sociedade em formação
Avalia a influência das novas tecnologias na educação, de que forma e o quanto elas podem ampliar o acesso ao conhecimento.
15:00
Mentes Brilhantes
Jang Yeong-sil - história e princípios de medição do tempo
SEM SINOPSE
15:30
África Diversa
Tecnologia
Este episódio apresenta casos em que a tecnologia está sendo usada ade forma eficiente e transformadora em países africanos: na saúde pública, em Ruanda; produção de sal, na Guiné; e na geração de energia limpa no Quênia e no Marrocos.
15:45
Fato Matemático
Operando com polinômios
Operações com polinômios, propriedades de potenciação, expressões.
16:15
Histórias do Futebol
Afonsinho
SEM SINOPSE
16:30
Mestre do Tempo
O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal
O Rio se expande e se moderniza; a Era Vargas; a fundação de Brasília.
16:45
Procura Acha (7° Ano)
Triângulo das Bermudas
Triângulos.
17:15
Aquela Conversa
Paternidade cuidadora
O impacto positivo da paternidade cuidadora nos filhos, na parceira, no próprio homem e na sociedade. O papel de educadores e da própria sociedade na formação desse pai cuidador. Convidados: Marcelo Costa, enfermeiro da Maternidade Carmela Dutra/ SMS-RJ; Sancler Corrêa, enfermeiro da Clínica da Família Santa Marta/SMS-RJ; e Milena do Carmo, socióloga do Instituto Promundo. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica e professora, coordenadora do Movimento pela Valorização da Paternidade.
17:30
Desafio Fenício - Primeiros ao Redor da África
A longa travessia do Atlântico
SEM SINOPSE
18:00
Coletivamente
Flautistas da Marambaia
O projeto Flautistas da Pro Arte, da escola de música Pro Arte, em Laranjeiras, se expandiu até a E.M. Vieira Fazenda/10ª CRE. Há mais de dez anos, os alunos, batizados de Flautistas da Marambaia, mergulham na cultura brasileira e descobrem talentos e habilidades musicais.
18:15
Escola, Câmera, Ação!
Professor produtor - Rosa Nogueira
A professora de Artes Cênicas Rosa Nogueira, da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), em Guaratiba, conta como começou a se interessar pelo teatro e como ocorreu a transição da dramaturgia para a produção audiovisual em suas aulas. Alguns dos vídeos que ela já produziu com seus alunos foram premiados no concurso Tirando a Droga de Cena.
18:30
Ensinar e Aprender
Gestão, desafios e conquistas
A E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro/10ª CRE se tornou referência na cidade. A diretora Patrícia Gomes conta como elevou a nota da escola no Ideb realizando reuniões e avaliações periódicas com a equipe e o estabelecimento de metas internas. Segmento: Ensino Fundamental.
18:45
Pensares
Poder
As relações entre indivíduos ou grupos visando o poder econômico, militar e político, desde que o mundo é mundo. A trindade ciência, tecnologia e crescimento econômico que rege a atualidade. Por que “empoderar” é a palavra do momento. O empoderamento das minorias e o poder dos jovens. Convidados: Paulo D’Ávilla, cientista político/Uerj; Guilherme Castelo Branco, professor de Filosofia e coordenador do Laboratório de Filosofia da UFRJ; e Mauricio Metri, professor de Economia Política Internacional da UFRJ.
19:15
Como Vivemos - Reino Animal
Tecnologia
A tecnologia pode ser uma importante aliada na proteção de espécies ameaçadas de extinção e no estudo de animais. Drones, GPS, aviões e aplicativos são algumas das inovações que permitem ampliar nosso conhecimento sobre o mundo animal. 
19:30
Mostra geração
E agora professora?
SEM SINOPSE
20:00
Arte, Artistas e Arteiros
Pensar para brincar
Mímica, a arte dos gestos. Quadrinhos, caricaturas, charges, cartuns e a crítica à sociedade. O papel contestatório da arte em momentos de repressão social e a busca pela liberdade de expressão. Tropicália e a valorização da identidade cultural nacional.
20:30
Bom dia arqueologia
Rio antigo
SEM SINOPSE
21:00
#educa
#educa
Professores, gestores e outros profissionais ligados ao ambiente escolar falam sobre desafios, projetos e inovações na área da Educação.
21:30
Morde a Língua
Um vídeo sobre a nossa vida: crônica
As crônicas e sua inspiração no cotidiano; formas de construção e conteúdo de uma crônica; os vlogs.
21:45
Rio Resiliente
Mudanças Climáticas
As mudanças climáticas têm uma ligação direta com os desastres naturais que afetam as cidades em todo o mundo. A mobilização do C-40 (grupo internacional reunido em torno desse tema) para criar programas de prevenção e ações que minimizem os impactos das grandes catástrofes.
22:00
Aventuras Cariocas
Floresta
Na Floresta da Tijuca, um banho de cachoeira, uma ação de replantio e o aprendizado sobre a importância da água para a vida de todos.
22:15
Rio de Janeiro a Janeiro
A fundação da cidade
SEM SINOPSE
22:30
Cronistas do Rio
Clarice Lispector
Um panorama da obra jornalística da escritora. Os livros A Descoberta do Mundo e Aprendendo a Viver reúnem crônicas sobre o cotidiano e o ambiente urbano do Rio, publicadas no Jornal do Brasil. Questões existenciais e sociais da condição feminina foram temas de colunas em O Comício e Correio da Manhã. Depoimentos: Teresa Montero, autora de Eu Sou uma Pergunta – uma Biografia de Clarice Lispector; Suzana de Sá Klôh, doutora em Letras e Vernáculos pela UFRJ; e Pedro Karp Vasquez, organizador da seleção de crônicas de Clarice para o livro Aprendendo a Viver.
23:00
Café Literário 2017
Literatura infantil
SEM SINOPSE
23:30
Cantos do Rio
Jacques Morelembaum e Marcos Suzano
SEM SINOPSE
Programação Completa
Séries mais recentes