Web TV
Videoteca
A seguir na NET Canal 26
07:30 -
Morde a Língua
Aipim, castelinha, mandioca, macaxeira: o uso social da língua
A linguagem e a construção de identidade; variações linguísticas; textos verbais e não verbais; linguagem formal e informal; oralidade e escrita.
07:00
Pensares
Sucesso
O sucesso na ciência. Preconceitos e dogmas religiosos que prejudicaram o avanço científico. Sucesso e reconhecimento. O conceito de bem-sucedido. A importância do sucesso na vida dos jovens. O real significado de dinheiro, fama e felicidade. Convidados: Cecilia Cavalcanti, especialista em Comunicação, Educação e Tecnologias da Informação; Gabriel Jucá, doutor em Filosofia pela PUC-Rio; e Waldez Ludwig, psicólogo, professor, consultor em gestão empresarial.
07:30
Morde a Língua
Aipim, castelinha, mandioca, macaxeira: o uso social da língua
A linguagem e a construção de identidade; variações linguísticas; textos verbais e não verbais; linguagem formal e informal; oralidade e escrita.
07:45
O Que São as Coisas? - licenciado
O que significa compartilhar?
SEM SINOPSE
08:00
Entrando em Órbita
Supertelescópio
Entre 2016 e 2024, será construído o maior e mais avançado radiotelescópio do mundo, chamado Australian Square Kilometre Array Pathfinder (Askap), com antenas e instalações na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
08:15
Aventuras Cariocas
Jacarepaguá - Prainha, via Barra
Vários caminhos, novos lugares e personagens que podem contar um pouco da história desses bairros.
08:30
Como É Que É?
Tomatinhos explosivos
Capilaridade, transpiração de plantas.
08:45
Curiosos por Natureza
Oriente-se, rapaz!
Uso de ferramentas de orientação e localização, como placas, mapas, bússola, GPS e até alguns elementos da natureza.
09:00
Inclusive Eu
Deficiência intelectual
A informação como promotora de mudança na percepção sobre a deficiência, na promoção da autonomia, da inserção social e da capacidade de viver com qualidade.
09:30
Mãos à Ópera
Diversão e arte por toda parte
Ópera como obra dinâmica com histórias que, mesmo criadas há mais de 200 anos, tratam de temas e sentimentos sempre atuais; capacidade do gênero de provocar, transformar e impactar o público; interesse das gerações mais jovens. Depoimentos: João Guilherme Ripper, maestro, compositor de óperas e presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro; André Cardoso, diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Steffen Dauelsberg, diretor-executivo da Dell’Arte; Roberto Duarte, maestro; Daniela Thomas, cenógrafa; Manoel Pouci, coordenador de palco voltado para a cenografia; Dino Velasquez, chefe da iluminação de palco; Marcelo Vieira, professor de Teoria Musical do coral Canarinhos de Petrópolis; Inácio de Nonno, cantor barítono; Caterina Scaini, coro infantil; Laís Rodrigues, documentarista; Flávia Fernandes, cantora soprano; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Doriana Mendes, professora de canto da Unirio; Maria José Chevitarese, diretora e regente do Coro Infantil da UFRJ; Carolina Morel, coro infantil; Pedro Urano, fotógrafo; Luna Himmer, coro infantil; Cintia Graton, cantora mezzo-soprano; Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; Jorge Carvalho, iluminador; Carol McDavit, professora de Ópera da Unirio.
09:45
Aquela Conversa
Respiração, meditação e autoconhecimento
O papel da respiração na promoção da saúde física, emocional e mental; a meditação como prática de autorregulação do corpo e da mente; a importância da respiração e da meditação para o desenvolvimento emocional, a saúde mental, o alívio do estresse, o autocontrole, a expansão da consciência e o autocuidado. Convidados: Rogéria Guida, fonoaudióloga e professora de oratória; Maurício Salem, professor de ioga e psicomotricista; e Cláudia do Amarante, voluntária do programa Arte de Viver. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica e professora.
10:00
O Que Me Faz Ser Eu?
Sou sempre responsável pelas minhas ações?
10:15
Rio, Belezas e Afetos
Identidade carioca
A rotina de trabalho de Severino, como garçom de um botequim tradicional do Rio de Janeiro, o transforma em um atento observador da vida e dos hábitos do carioca. As conversas que ouve no bar o encorajam a se inscrever em um concurso de crônicas comemorativo dos 450 anos da cidade. Participações especiais: Antonio Edmilson, historiador; Marcus Faustini, escritor; e Rosa Magalhães, carnavalesca e artista plástica.
10:45
Tela Aberta
Amália Araújo
SEM SINOPSE
11:15
Mestre do Tempo
O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal
O Rio se expande e se moderniza; a Era Vargas; a fundação de Brasília.
11:45
Tempo e Movimento
Tempo de família
A família como espaço de proteção, de pertencimento. A filiação na construção de quem somos. A rede de laços afetivos que sustenta a vida. Entrevistadas: Samantha Mendes, jornalista; e Ilana Strozenberg, antropóloga.
12:15
Detetives da Ciência
Nanomundo
A ciência do ultracompacto,  das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.
12:30
Escolher Dá Trabalho!
Turismo
Opções variadas para a carreira, que cresce e ganha novas ramificações a cada dia. 
12:45
Ensinar e Aprender
Disciplinas em sintonia
Nas turmas do 6º ano experimental, um único professor trabalha conhecimentos diversos a partir do mesmo conteúdo. É o que faz Leonardo Cruz, da E.M. Baronesa Saavedra/8ª CRE, que, a partir do tema Dorival Caymmi, desenvolve noções de História e de Geografia, regionalismos, interpretação de texto, valorização da cultura nacional e até economia local baiana. Para arrematar, ao final das aulas, pega o violão, toca e canta, com a turma, as músicas do compositor. Segmento: Ensino Fundamental.
13:00
Ensaios sobre a Não Violência
Parem com isso!
Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.
13:30
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
Educação Física, valores e atitudes
A tolerância e o respeito à diversidade na escola trabalhados nos conteúdos dessa disciplina.
13:45
História do Futebol
Talento para dar e vender
SEM SINOPSE
14:00
Precisamos Agir
Permafrost: bomba-relógio climática
Permafrost é o subsolo congelado do Ártico e da Sibéria. Representa 25% da superfície terrestre do hemisfério norte, e seu aquecimento é uma verdadeira bomba-relógio climática ainda desconhecida.
14:15
Pequenos Notáveis
Paulo César Pinheiro
Difícil encontrar um cantor de samba surgido a partir da segunda metade da década de 1960 que não tenha gravado uma música desse carioca criado na Praça Pinto Peixoto, em São Cristóvão. Especialista na arte da parceria, escreveu duas mil músicas com gente de tudo quanto é canto, idade e turma. Letrista de mão cheia, tem em seu currículo sambas como Lapinha e Tô Voltando.
14:45
Como Vivemos - Reino Animal
Parceria animal
Domésticos, silvestres ou urbanos, os animais são capazes de influenciar a vida humana em várias áreas: medicina, lazer, alimentação, entre outras. Conheça alguns exemplos dessa parceria na Indonésia, nos Estados Unidos, no Peru, na Tanzânia e nas Filipinas.
15:00
Adoro Problemas!
A multiplicação dos sanduíches
Multiplicação de números naturais.
15:15
Fábulas do Mundo
5 - O conto de como o Califa virou uma garça
SEM SINOPSE
15:30
Quarto de Brinquedo
Números por toda parte
Os números como organizadores do espaço físico e social da criança.
15:45
O Mochileiro do Futuro
A Balaiada
Em 1838, na província do Maranhão, teve início a Revolta da Balaiada. Sertanejos pobres, índios e escravos fugidos se uniram para lutar contra as injustiças sociais da época. O movimento se estendeu para as províncias do Piauí e do Ceará e durou até meados de 1841,quando o governo iniciou uma violenta repressão.
16:00
Turma da Biblioteca
O baú misterioso
Apropriação e variação vocabular.
16:15
O Que São as Coisas? - licenciado
O que significa compartilhar?
SEM SINOPSE
16:30
Como É Que É?
Tomatinhos explosivos
Capilaridade, transpiração de plantas.
16:45
Caminhos da Escola
Nepal (Kritika)
Kritika tem 11 anos e vive nas montanhas acidentadas do Himalaia, no Nepal. O pai foi trabalhar em Dubai e ela vive junto com sua mãe e seus avós. Todas as manhãs, liderando um grupo de crianças da aldeia, ela cruza um caminho íngreme, pontes frágeis e cachoeiras para chegar à sua escola. A milhas de distância, Kritika faz a ligação entre dois mundos diariamente: de um lado as suas tradições e de outro, a educação ao seu alcance. A longa jornada de Kritika através de caminhos perigosos e altas montanhas para alcançar a sua escola nos permite descobrir um lugar onde o acesso ao conhecimento ainda é uma aventura.
17:15
Em Tempo Real
Sociedade on-line
Fala sobre a necessidade de se estar permanentemente conectado e o quanto isso influencia o comportamento das pessoas.
17:45
Arte, Artistas e Arteiros
No giro da Terra, preservar, mudar, transformar
A capacidade humana de sentir, perceber e elaborar uma representação própria do mundo. O papel da arte na busca de sustentabilidade para o planeta a partir da recuperação e utilização de materiais que vêm do lixo.
18:15
Megassaudável
Caminho da paz
Bullying; desigualdades sociais; violência familiar; abuso sexual na família; violência no trânsito.
18:45
Geolino
A orquestra da floresta – Bolívia
Simon Aguape, de 15 anos, toca violino na orquestra de sua aldeia. Ele vive com seus pais e irmãos, à margem da floresta, na Bolívia, em uma cabana de palha, sem eletricidade ou água. Agora, Simon está prestes a deixar sua aldeia pela primeira vez na vida, pois sua orquestra tem uma apresentação no Peru. Todos estão muito animados, já que é a primeira vez que a maioria dos membros do grupo deixa a aldeia. Mas ninguém está tão animado quanto Simon – ele deverá tocar seu primeiro grande solo em uma igreja barroca de Cusco, a capital Inca.
19:00
Biomas Brasileiros
Amazônia I
SEM SINOPSE
19:30
Coletivamente
Rachaduras sociais
Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos. 
19:45
Tem Jogo!
Badminton e tênis de mesa paralímpico
No badminton e no tênis de mesa paralímpico, os competidores individuais ou em times se posicionam em lados opostos e utilizam técnicas específicas para rebater bolas e petecas.
20:00
Pequenos Notáveis
Paulo César Pinheiro
Difícil encontrar um cantor de samba surgido a partir da segunda metade da década de 1960 que não tenha gravado uma música desse carioca criado na Praça Pinto Peixoto, em São Cristóvão. Especialista na arte da parceria, escreveu duas mil músicas com gente de tudo quanto é canto, idade e turma. Letrista de mão cheia, tem em seu currículo sambas como Lapinha e Tô Voltando.
20:30
Conceito & Ação
Mente sã em corpo são
A contribuição da Psiquiatria para a saúde mental aliada a exercícios físicos e à prática de esportes. Esses cuidados previnem que as pessoas submetidas a intenso estresse possam ter seu desempenho profissional comprometido. Convidados: Hugo Leonardo Rodrigues Soares, pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental pela Uerj e em Medicina do Esporte pela UVA; e Marcelo Migon, membro da Associação Internacional de Psiquiatria Esportiva.
21:00
Tela Aberta
Amália Araújo
SEM SINOPSE
21:30
Cronistas do Rio
Rubem Braga
Chamado de mestre da palavra, popularizou a crônica como gênero literário. Um lírico, sem deixar de ser crítico social combativo, escreveu sobre quase todas as questões relevantes do século XX. Depoimentos: Eduardo Coutinho, professor titular de Literatura Comparada, da UFRJ; e Ângela Maria Dias, professora titular de Literatura Brasileira, da UFF.
22:30
Conhecendo o Rio
O Rio que nasce no mar
SEM SINOPSE
23:00
Especial Santos Dumont
Santos Dumont
SEM SINOPSE
23:30
Abrindo o Jogo
Primeiros momentos da vida
SEM SINOPSE
Últimos episódios
Programação Completa
Séries mais recentes