COMPORTAMENTO
educação infantil

Parem com isso!

Ensaios sobre a Não Violência

Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.

As relações na Educação Infantil

#educa

A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.

fundamental i

Brinquedo não é só coisa de criança

MultiClube

Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.

Jogos e games

MultiClube

Quando o assunto é diversão, há espaço para jogos de todos os tipos e jogadores de todas as idades. Este episódio mostra vários jogos, desde os antigos, de tabuleiro, até os eletrônicos, desenvolvidos com tecnologia de ponta.

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

fundamental ii

Nas artes

Os Invisíveis

Enquanto sonha ser um astro da música, Sumiço descobre não estar sozinho em sua invisibilidade.

O mundo em festa

MultiClube

Desde seu início, a humanidade encontrou inúmeras razões para festejar: os deuses, a natureza, os ancestrais, as conquistas... Motivo é o que não falta. Neste episódio, conheça algumas celebrações inusitadas ao redor do mundo, como uma rave no Monte Everest, uma festa viking em uma ilha escocesa e uma festa de 15 anos para 10mil pessoas no México.

Em família

Os Invisíveis

Entre fugir e encarar suas responsabilidades, Sumiço tem que escolher a melhor opção para manter o bom convívio familiar.

Jogos e games

Nos esportes

Os Invisíveis

Sumiço lamenta não ter jeito para o futebol, mas vê surgir talentos em outros esportes.

Brinquedo não é só coisa de criança

Na sala de aula

Os Invisíveis

Para aparecer, Sumiço vai mergulhar nos livros e não deixará de responder à pergunta do professor.

práticas docentes

Cada um no seu quadrado?

Ensaios sobre a Não Violência

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o papel da escola enquanto parte dessa rede; a articulação com instituições de saúde e assistência social.

Assista

O que eu faço com o que fazem comigo?

Ensaios sobre a Não Violência

O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.

Se ela dança, eu danço?

Ensaios sobre a Não Violência

Conflitos como parte inerente à convivência humana; a diversidade de personagens, relações e ambientes presentes em uma escola.

Enquadra ou desenquadra?

Ensaios sobre a Não Violência

As diferenças entre atos de indisciplina e atos infracionais no âmbito escolar; a importância de regras de convivência; a normatização excessiva de comportamentos na escola.

Parem com isso!

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

Sebastião

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

As relações na Educação Infantil

comportamento

Corpo em movimento

Aquela Conversa

Victor Ladeira, diretor do Instituto Bola pra Frente, Lucilia Rugani, facilitadora de Biodanza, e Carmem Marins, professora de Educação Física no programa Academia Carioca da SMS-Rio, são os convidados para debater a relevância do movimento para uma vida integrada e saudável e estratégias para incorporar, no dia a dia, mais atividades físicas que respeitem as singularidades e individualidades.

Como uma onda no mar

Megassaudável

Como lidar com as alternâncias de humor e driblar a timidez na adolescência, medicalização excessiva, o uso de drogas lícitas e ilícitas.

Quem ama, cuida...

Megassaudável

A saúde sexual e reprodutiva, a primeira relação sexual, anticoncepção e doenças sexualmente transmissíveis.

Assista

Planejamento: a primeira etapa para o sucesso

#educa

O gestor de inovação Marcelo Nascimento, especializado em branding e design de negócios, fala sobre a importância do planejamento e dá dicas e estratégias para realizar tarefas e projetos.

Boa vizinhança

Caçadores de Mico

Os comportamentos para manter uma boa convivência com os vizinhos são objetos de estudo neste episódio.

Educação financeira

Conceito & Ação

Características da nossa sociedade de consumo como o controle das finanças e a importância da educação financeira nas escolas são alguns dos temas debatidos pelos convidados Adenias Gonçalves Filho, educador e consultor financeiro, e Myrian Lund, planejadora financeira e professora de Finanças na Fundação Getulio Vargas.

Pelo celular

Caçadores de Mico

Cássia e Caio investigam situações do dia a dia que podem ser consideradas inconvenientes socialmente como, por exemplo, o uso do celular em áreas públicas.