COMPORTAMENTO
educação infantil

Parem com isso!

Ensaios sobre a Não Violência

Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.

As relações na Educação Infantil

#educa

A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.

fundamental i

Brinquedo não é só coisa de criança

MultiClube

Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

Jogos e games

MultiClube

Quando o assunto é diversão, há espaço para jogos de todos os tipos e jogadores de todas as idades. Este episódio mostra vários jogos, desde os antigos, de tabuleiro, até os eletrônicos, desenvolvidos com tecnologia de ponta.

fundamental ii

O mundo em festa

MultiClube

Desde seu início, a humanidade encontrou inúmeras razões para festejar: os deuses, a natureza, os ancestrais, as conquistas... Motivo é o que não falta. Neste episódio, conheça algumas celebrações inusitadas ao redor do mundo, como uma rave no Monte Everest, uma festa viking em uma ilha escocesa e uma festa de 15 anos para 10mil pessoas no México.

Nas artes

Os Invisíveis

Enquanto sonha ser um astro da música, Sumiço descobre não estar sozinho em sua invisibilidade.

Ser ambientalmente correto

Brinquedo não é só coisa de criança

Em família

Os Invisíveis

Entre fugir e encarar suas responsabilidades, Sumiço tem que escolher a melhor opção para manter o bom convívio familiar.

Na sala de aula

Os Invisíveis

Para aparecer, Sumiço vai mergulhar nos livros e não deixará de responder à pergunta do professor.

Nos esportes

Os Invisíveis

Sumiço lamenta não ter jeito para o futebol, mas vê surgir talentos em outros esportes.

Jogos e games

práticas docentes

Cada um no seu quadrado?

Ensaios sobre a Não Violência

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o papel da escola enquanto parte dessa rede; a articulação com instituições de saúde e assistência social.

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

Enquadra ou desenquadra?

Ensaios sobre a Não Violência

As diferenças entre atos de indisciplina e atos infracionais no âmbito escolar; a importância de regras de convivência; a normatização excessiva de comportamentos na escola.

Sebastião

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Parem com isso!

As relações na Educação Infantil

Se ela dança, eu danço?

Ensaios sobre a Não Violência

Conflitos como parte inerente à convivência humana; a diversidade de personagens, relações e ambientes presentes em uma escola.

Assista

O que eu faço com o que fazem comigo?

Ensaios sobre a Não Violência

O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.

comportamento

Cada um no seu quadrado?

Medo

#educa

A psicanalista Maria Teresa Silva Lopes e a professora de Língua Portuguesa Jenny Fernandez, da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, falam sobre o sentimento do medo e sobre como a escola e os responsáveis podem abordá-lo com crianças e adolescentes.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Música, saúde e potência

Aquela Conversa

A música como ferramenta para a promoção e recuperação da saúde. A musicoterapeuta Marly Chagas Oliveira Pinto, vice-presidente da Associação de Musicoterapia do Rio de Janeiro, o músico Marcelo Henrique Pfeil, professor de música da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, e a psicóloga Nathalia Massi, facilitadora de biodanza, debatem o assunto.

O mundo na palma da mão

Megassaudável

A privacidade em um mundo de redes sociais, segurança on-line, os benefícios da tecnologia, a praticidade e a rapidez do mundo contemporâneo.

Verão seguro

#educa

O tenente-coronel Rodrigo Gonçalves, comandante do Primeiro Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, fala sobre como aproveitar o verão, praias, cachoeiras e rios de maneira segura e dá dicas para evitar acidentes.

Alimentação é saúde

Conceito & Ação

Karina Olbrisch, engenheira de alimentos, mestre e doutora em Ciência da Nutrição pela Unicamp, e Juliana Dias, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio (Consea-Rio), falam sobre o desafio de organizar o tempo, a vida e o bolso para buscar na mesa os benefícios para a própria saúde.

Em família