COMPORTAMENTO
educação infantil

Parem com isso!

Ensaios sobre a Não Violência

Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.

As relações na Educação Infantil

#educa

A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.

fundamental i

Brinquedo não é só coisa de criança

MultiClube

Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

Jogos e games

MultiClube

Quando o assunto é diversão, há espaço para jogos de todos os tipos e jogadores de todas as idades. Este episódio mostra vários jogos, desde os antigos, de tabuleiro, até os eletrônicos, desenvolvidos com tecnologia de ponta.

fundamental ii

Jogos e games

Em família

Os Invisíveis

Entre fugir e encarar suas responsabilidades, Sumiço tem que escolher a melhor opção para manter o bom convívio familiar.

Brinquedo não é só coisa de criança

Nos relacionamentos

Os Invisíveis

Sumiço utiliza seus conhecimentos para brilhar diante dos olhos da garota mais bonita da escola e conquistá-la.

Nos esportes

Os Invisíveis

Sumiço lamenta não ter jeito para o futebol, mas vê surgir talentos em outros esportes.

Na sala de aula

Os Invisíveis

Para aparecer, Sumiço vai mergulhar nos livros e não deixará de responder à pergunta do professor.

O mundo em festa

MultiClube

Desde seu início, a humanidade encontrou inúmeras razões para festejar: os deuses, a natureza, os ancestrais, as conquistas... Motivo é o que não falta. Neste episódio, conheça algumas celebrações inusitadas ao redor do mundo, como uma rave no Monte Everest, uma festa viking em uma ilha escocesa e uma festa de 15 anos para 10mil pessoas no México.

práticas docentes

Sebastião

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Assista

Cada um no seu quadrado?

Ensaios sobre a Não Violência

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o papel da escola enquanto parte dessa rede; a articulação com instituições de saúde e assistência social.

As relações na Educação Infantil

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

Se ela dança, eu danço?

Ensaios sobre a Não Violência

Conflitos como parte inerente à convivência humana; a diversidade de personagens, relações e ambientes presentes em uma escola.

Assista

O que eu faço com o que fazem comigo?

Ensaios sobre a Não Violência

O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.

Parem com isso!

Enquadra ou desenquadra?

Ensaios sobre a Não Violência

As diferenças entre atos de indisciplina e atos infracionais no âmbito escolar; a importância de regras de convivência; a normatização excessiva de comportamentos na escola.

comportamento

Com que roupa

Caçadores de Mico

Existe um tipo de roupa para diferentes ocasiões? Os cientistas exploram a adequação dos variados estilos de roupa para cada situação cotidiana.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Alimentação é saúde

Conceito & Ação

Karina Olbrisch, engenheira de alimentos, mestre e doutora em Ciência da Nutrição pela Unicamp, e Juliana Dias, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio (Consea-Rio), falam sobre o desafio de organizar o tempo, a vida e o bolso para buscar na mesa os benefícios para a própria saúde.

Poder

Pensares

As relações entre indivíduos ou grupos visando o poder econômico, militar e político, desde que o mundo é mundo. A trindade ciência, tecnologia e crescimento econômico que rege a atualidade. Paulo D’Ávilla, cientista político da Uerj; Guilherme Castelo Branco, professor de Filosofia; e Mauricio Metri, professor de Economia Política Internacional na UFRJ, discutem por que “empoderar” é a palavra do momento.

Assista

Planejamento: a primeira etapa para o sucesso

#educa

O gestor de inovação Marcelo Nascimento, especializado em branding e design de negócios, fala sobre a importância do planejamento e dá dicas e estratégias para realizar tarefas e projetos.

Bullying e Cyberbullying

Aquela Conversa

O professor Wagner Pinheiro, a psicóloga do Núcleo Interdisciplinar de Apoio as Unidades Escolares (Niap/SME) Taís Baía e a também psicóloga Maria Tereza Maldonado debatem a definição e fatores de risco do bullying e do cyberbullying, o papel da escola e da família na prevenção e na abordagem das situações e a necessidade de envolvimento de toda a comunidade escolar.

Juventudes

Pensares

As novas formas de relacionamento e socialização da juventude contemporânea. Os usos e os efeitos das mídias sociais e de novas tecnologias. As novas gerações são mais individualistas ou mais solidárias? Paulo Carrano, coordenador do Observatório Jovem/UFF, e Eduardo Estellita, coach e consultor em RH, são os convidados para falar sobre a juventude como produtora de tendências e costumes.