COMPORTAMENTO
educação infantil

As relações na Educação Infantil

#educa

A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.

Parem com isso!

Ensaios sobre a Não Violência

Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.

primário

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

Jogos e games

MultiClube

Quando o assunto é diversão, há espaço para jogos de todos os tipos e jogadores de todas as idades. Este episódio mostra vários jogos, desde os antigos, de tabuleiro, até os eletrônicos, desenvolvidos com tecnologia de ponta.

Brinquedo não é só coisa de criança

MultiClube

Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.

ginásio

Na sala de aula

Os Invisíveis

Para aparecer, Sumiço vai mergulhar nos livros e não deixará de responder à pergunta do professor.

Brinquedo não é só coisa de criança

Nos esportes

Os Invisíveis

Sumiço lamenta não ter jeito para o futebol, mas vê surgir talentos em outros esportes.

Jogos e games

Em família

Os Invisíveis

Entre fugir e encarar suas responsabilidades, Sumiço tem que escolher a melhor opção para manter o bom convívio familiar.

Nos relacionamentos

Os Invisíveis

Sumiço utiliza seus conhecimentos para brilhar diante dos olhos da garota mais bonita da escola e conquistá-la.

O mundo em festa

MultiClube

Desde seu início, a humanidade encontrou inúmeras razões para festejar: os deuses, a natureza, os ancestrais, as conquistas... Motivo é o que não falta. Neste episódio, conheça algumas celebrações inusitadas ao redor do mundo, como uma rave no Monte Everest, uma festa viking em uma ilha escocesa e uma festa de 15 anos para 10mil pessoas no México.

Nas artes

Os Invisíveis

Enquanto sonha ser um astro da música, Sumiço descobre não estar sozinho em sua invisibilidade.

práticas docentes

Se ela dança, eu danço?

Ensaios sobre a Não Violência

Conflitos como parte inerente à convivência humana; a diversidade de personagens, relações e ambientes presentes em uma escola.

Sebastião

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

As relações na Educação Infantil

Assista

Cada um no seu quadrado?

Ensaios sobre a Não Violência

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o papel da escola enquanto parte dessa rede; a articulação com instituições de saúde e assistência social.

Parem com isso!

Assista

O que eu faço com o que fazem comigo?

Ensaios sobre a Não Violência

O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.

Enquadra ou desenquadra?

Ensaios sobre a Não Violência

As diferenças entre atos de indisciplina e atos infracionais no âmbito escolar; a importância de regras de convivência; a normatização excessiva de comportamentos na escola.

comportamento

Se ela dança, eu danço?

Paternidade cuidadora

Aquela Conversa

O impacto positivo da paternidade cuidadora nos filhos, na parceira, no próprio homem e na sociedade. Marcelo Costa, enfermeiro na Maternidade Carmela Dutra (SMS-Rio), Sancler Corrêa, enfermeiro da Clínica da Família Santa Marta (SMS-Rio), e Milena do Carmo, socióloga no Instituto Promundo, conversam sobre o papel de educadores e da própria sociedade na formação desse pai cuidador.

Mulher-sujeito

Aquela Conversa

Mulheres como sujeitos de direitos, donas de seus corpos e de suas escolhas. Ludmila Cavalcanti, professora do curso de Serviço Social da UFRJ, o psicólogo Marcos Nascimento e Tainá Almeida, do Coletivo Meninas Black Power, debatem a educação de meninas e meninos e as questões das mulheres negras.

Afeto

Como Vivemos - Reino Animal

O carinho dos donos por seus animais de estimação alimenta uma indústria que não para de crescer. Mas o afeto humano ajuda até mesmo espécies não domesticáveis, como coalas e orangotangos.

Parceria animal

Como Vivemos - Reino Animal

Domésticos, silvestres ou urbanos, os animais são capazes de influenciar a vida humana em várias áreas: medicina, lazer, alimentação, entre outras. Conheça alguns exemplos dessa parceria na Indonésia, nos Estados Unidos, no Peru, na Tanzânia e nas Filipinas.

Marcha das Minas - carnaval 2019

Campanhas

O clipe traz composição inédita da equipe da MultiRio para, aproveitando a época do carnaval, promover o respeito às mulheres em todas as épocas do ano. Na produção, um bloco feminino brinca o carnaval ao som da marchinha que evidencia o tema do consentimento, especialmente, durante a folia. Marcha das Minas é uma colaboração aos esforços do Conselho dos Direitos da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro (CODIM-Rio), presidido pela Subsecretaria de Políticas para a Mulher do município.

Nos relacionamentos

Quem ama, cuida...

Megassaudável

A saúde sexual e reprodutiva, a primeira relação sexual, anticoncepção e doenças sexualmente transmissíveis.