Ideias e Caminhos
Série de programas que orienta professores sobre o uso didático dos produtos MultiRio por meio de estratégias para um aproveitamento mais crítico e criativo das mídias, bem além da abordagem conceitual das disciplinas.
Séries
Ideias e Caminhos – Palavra Puxa Palavra
Trabalha a formação de leitores e falantes da língua portuguesa, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Ideias e Caminhos – Procura Acha (6º Ano)
Conteúdos matemáticos relacionados a outras áreas do conhecimento, para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Ideias e Caminhos – Procura Acha (7° Ano)
Conteúdos matemáticos relacionados a outras áreas do conhecimento, para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.
Ideias e Caminhos – Fato Matemático
            Trabalha a utilização de conteúdos de produtos da MultiRio no fazer pedagógico. O conjunto de atividades auxilia o professor a planejar as aulas de forma integrada à abordagem conceitual das disciplinas.
Ideias e Caminhos – Turma da Biblioteca
Voltada para alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental, tem como objetivo provocar uma reflexão sobre as regras gramaticais e seus usos no dia a dia e nos diferentes contextos em que elas se inserem.
Ideias e Caminhos – Matemática Sem Segredos
A série Matemática Sem Segredos, transmitida para o 3º ano do Ensino Fundamental, tem por objetivo ser um espaço para exploração de conteúdos de forma prática e criativa, indicando caminhos e ações que favoreçam a aprendizagem.
Ideias e Caminhos – Matemática em Flashes (9° Ano)
Explica conceitos de Geometria e Álgebra. A partir de uma situação-problema, busca a compreensão e a construção do pensamento matemático.
Ideias e Caminhos – A Escola Entre Mídias
Uma conversa com o professor sobre os impactos das mídias nas formas de aprender, ensinar e conviver, que instiga para um “fazer diferente” na sala de aula, por meio da apropriação crítica das linguagens contemporâneas, do uso dos produtos da MultiRio e das sugestões de atividades criativas com os recursos tecnológicos.
Ideias e Caminhos – Adoro Problemas!
 Apresenta dicas práticas de utilização de materiais audiovisuais como apoio na sala de aula. Baseada na série Adoro Problemas, voltada para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, tem como objetivo ser um espaço para a exploração de conteúdos de forma prática e criativa, mostrando caminhos e ações que favoreçam a aprendizagem.
Ideias e Caminhos – Arte, Artistas e Arteiros
              Série sobre arte, estruturada sobre cinco grandes temas. Da pura apreciação da obra ao mergulho nos seus segredos; da formação dos jovens artistas ao ateliê do artista reconhecido, a produção aborda diferentes aspectos desse mundo instigante e multifacetado.
Ideias e Caminhos – Detetives da Ciência
Apresenta aos professores de Ciências do segundo segmento do Ensino Fundamental maneiras de utilização dos programas como material de apoio em sua prática pedagógica.
Ideias e Caminhos – Histórias em Quadrinhos
Com base na publicação Quadrinhos Guia Prático, explora as diversas etapas da produção de HQs por alunos.
Ideias e Caminhos – Mar de Palavras
A história da língua portuguesa para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A origem, aspectos regionais e os diferentes “sotaques” do português nos quatro continentes em que é falado.