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MultiRio tem espaço exclusivo na TV a cabo

MultiRio tem espaço exclusivo na TV a cabo

25/11/2015

Desde novembro, a Empresa exibe sua programação das 7h à meia-noite no canal 26 da NET, ocupando toda a grade de horários.

Notícias

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Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

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Unidades de medida de tempo

Unidades de medida de tempo

19/09/2019

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos; a importância de saber calcular o tempo para administrar as ações do dia a dia. Este episódio apresenta atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

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E.M. Carlos Lacerda

E.M. Carlos Lacerda

16/03/2017

Alunos e professores do Ginásio Carioca Carlos Lacerda (7ª CRE), na Taquara, refletem sobre as características da proposta implementada pela escola: horário integral, professores com carga horária de 40 horas, projeto de vida, protagonismo juvenil, entre outras.

Escolas Cariocas

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Trabalho a distância

Trabalho a distância

27/10/2016

De acordo com estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, 2,8 milhões de pessoas perdem, em média, 2 horas e 21 minutos por dia para ir e voltar do trabalho. Como a tecnologia pode ajudar profissionais e empresas a obterem uma melhor relação entre trabalho e qualidade de vida. A complexa relação entre trabalho, distância, fuso horário, cultura e direitos trabalhistas além de nossas fronteiras. Convidado: Bruno Evangelista, desenvolvedor no Vale do Silício.

Interconectados - MultiRio

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Educação, formação e cumplicidade

Educação, formação e cumplicidade

13/07/2015

O professor José Ricardo Estrela, da E.M. Epitácio Pessoa/2ª CRE, aponta como diferencial do GEC, o foco no protagonismo juvenil, no Projeto de Vida e no horário integral. Em suas aulas, experimentos práticos traduzem os ensinamentos teóricos. Já nos Clubes, criados pelos próprios alunos, o kit Megassaudável, da Multirio, tem sido utilizado como suporte para conversas com o 2º segmento. Nesse período, é possível se inscrever em eletivas e, com a orientação dos próprios professores, se preparar para concursos públicos oferecidos pelas escolas técnicas públicas. Segmento: Ensino Fundamental.

Ensinar e Aprender

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Família e escola: uma relação essencial para a educação de crianças e adolescentes

Família e escola: uma relação essencial para a educação de crianças e adolescentes

14/05/2025

A relação entre família e escola é um dos pilares fundamentais para a educação de crianças e adolescentes. O envolvimento familiar no processo escolar tem impacto em estudantes.

Reportagens

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Primeiro Aulão Carioca de 2025 começa na próxima semana

Primeiro Aulão Carioca de 2025 começa na próxima semana

27/03/2025

De 01 a 04 de abril, no YouTube da MultiRio, acontecem as transmissões ao vivo dos aulões com resolução de questões de Língua Portuguesa e Matemática do 5º e 9º anos.

Notícias

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Produções da MultiRio estreiam nas telas do Canal Futura

Produções da MultiRio estreiam nas telas do Canal Futura

08/01/2025

A partir de 13 de janeiro de 2025, diversas produções da MultiRio serão exibidas no Canal Futura.

Notícias

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O que é um(a) infoprofessor(a)?

O que é um(a) infoprofessor(a)?

13/12/2024

O mundo digital invadiu a vida da maioria das pessoas. Não é diferente com os professores. E alguns deles estão tendo vantagens nesse ambiente. Venha conhecer o modo infoprofessor de ser.

Reportagens

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Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: informação, inclusão e direitos

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: informação, inclusão e direitos

03/12/2024

O lema da ONU para 2024 é “ampliando a liderança das pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável”

Reportagens

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Novembro Negro: um mês de reflexões e ações de combate ao racismo

Novembro Negro: um mês de reflexões e ações de combate ao racismo

06/11/2024

Conheça o movimento, ações educativas e atividades culturais disponíveis em várias regiões da cidade.

Reportagens

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Vem aí o Aulão Carioca 2024

Vem aí o Aulão Carioca 2024

15/03/2024

De 19 a 22 de março, no YouTube da MultiRio, acontecem as transmissões ao vivo dos aulões com resolução de questões de Língua Portuguesa e Matemática do 5º e 9º anos.

Notícias

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Bate-papo com Carlinhos de Jesus em #educa está no YouTube

Bate-papo com Carlinhos de Jesus em #educa está no YouTube

21/12/2023

O coreógrafo falou sobre a importância da disciplina na vida e em atividades com foco específico, como a própria dança.

Notícias

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Segunda edição do Aulão Carioca começa nesta sexta (6) para 5º e 9º anos

Segunda edição do Aulão Carioca começa nesta sexta (6) para 5º e 9º anos

05/10/2023

As transmissões acontecem pelo YouTube da MultiRio e são voltadas para os estudantes da Rede Municipal do Rio, especialmente os do 5º e 9º anos. Os aulões são apresentados por professores da Rede.

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Aulão Carioca traz resolução de questões ao vivo de Língua Portuguesa e Matemática

Aulão Carioca traz resolução de questões ao vivo de Língua Portuguesa e Matemática

21/08/2023

Os estudantes da Rede Municipal do Rio, especialmente os do 5º e do 9º anos, vão poder assistir às edições do primeiro Aulão Carioca, uma série de lives, transmitidas pelo YouTube da MultiRio.

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