ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"lucky neko apk✅KK528.COM✅Insira diretamente o URL para abrir✅Cadastre-se e ganhe 5R$ grátis,oMp"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
Material de Complementação Escolar (MCE)
Confira materiais pedagógicos em diversas mídias desenvolvidos pela MultiRio e pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Os materiais, alinhados ao Currículo Carioca 2020 e categorizados por ano de escolaridade, são oferecidos como apoio aos professores e à complementação escolar dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Curta e Compartilhe
Divulga eventos, cursos, festivais e atividades que acontecem nas escolas e em outros locais da cidade do Rio de Janeiro.
Compositores da MPB
Programas especiais contam a vida e a obra dos grandes talentos da nossa música.
Lógica de programação
O componente curricular de Lógica de Programação tornou-se parte do currículo dos anos iniciais (1º ao 5º ano) da Educação Integral na Rede Municipal do Rio. Aqui você encontra um bate-papo sobre o componente curricular de Lógica de Programação e vídeos com atividades mão na massa.
Andar no G20
Acompanhe a trajetória dos alunos da ANDAR no G20 durante todo o ano de 2024!
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
X Semana de Alfabetização
A X Semana de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro acontece entre os dias 12 e 16 de setembro de 2022. Com o tema central “Rio: caminhos para uma cidade alfabetizada”, a Semana reafirma o compromisso de alfabetizar na idade certa e é dedicada a todos os profissionais que atuam na alfabetização dos estudantes da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.
Impressões Digitais
Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede - é um instrumento que busca fazer um retrato do tema na Rede Municipal para apoiar a política pública educacional, subsidiando o planejamento, o acompanhamento e a análise das ações a serem realizadas neste campo.
CONTEÚDOS
texto
Direito autoral: cuidados na hora de produzir e compartilhar conteúdos on-line

Direito autoral: cuidados na hora de produzir e compartilhar conteúdos on-line

25/05/2020

Professores devem estar atentos ao produzir e compartilhar vídeos e demais conteúdos educativos na internet. Confira alguns cuidados que devem ser tomados.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
#TáNaRede - Material de Complementação Escolar (MCE)

#TáNaRede - Material de Complementação Escolar (MCE)

16/03/2020

Confira os conteúdos compartilhados por professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Heitor Villa-Lobos, mestre da composição e da educação

Heitor Villa-Lobos, mestre da composição e da educação

03/03/2017

Compositor, maestro e instrumentista carioca de renome internacional, Villa-Lobos uniu a música popular à erudita.

Heróis e Heroínas do Rio

texto
Compra ou vende na internet? Não perca <em>Interconectados</em>!

Compra ou vende na internet? Não perca Interconectados!

15/07/2016

Nesta terça (19), o programa da Web Rádio fala sobre negócios digitais e compras on-line, com participação de especialista.

Notícias

texto
<em>No Compasso da História</em> relembra o Brasil Colônia

No Compasso da História relembra o Brasil Colônia

30/11/-0001

Joyce Moreno, acompanhada de Antonia Adnet, recebe Ana Martins para cantar e contar a crise do ouro. Na sexta-feira (15)!

Notícias

video
Confluência de saberes, avaliação e recomposição de aprendizagem

Confluência de saberes, avaliação e recomposição de aprendizagem

16/06/2023

Letícia Côrtes, gerente de Elaboração e Aplicação da Coordenadoria de Avaliação (CAV/SME-Rio), faz a mediação da mesa temática Confluência de saberes, avaliação e recomposição de aprendizagem com a participação da professora Thereza Penna Firme, consultora em Avaliação; Tufi Machado Soares, professor titular no Departamento de Estatística da UFRJ; e Marcelo Rivelino Rodrigues, assistente técnico educacional na SME-São Paulo.

2ª Semana do Fundamental II (2023)

video
Sítio Burle Marx - 10ª CRE

Sítio Burle Marx - 10ª CRE

05/05/2023

Patrimônio Mundial da UNESCO, o Sítio Burle Marx é a antiga residência de um dos maiores paisagistas do mundo: Roberto Burle Marx. O local tem mais de 3500 espécies de plantas tropicais e subtropicais, além de muitas obras de arte colecionadas e, também, feitas por seu ilustre morador. O Sítio Burle Marx fica no território da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Próxima Parada: Rio

video
Tema 2 - Material pedagógico 2023: recompondo e avançando na aprendizagem

Tema 2 - Material pedagógico 2023: recompondo e avançando na aprendizagem

31/01/2023

Acompanhe o vídeo do Tema 2 - Material pedagógico 2023: recompondo e avançando na aprendizagem com Carla Celestino, coordenadora do Ensino Fundamental (CEF); Priscilla Almeida, gerente de Alfabetização e Anos Iniciais (GAI); Pedro Bárbara, gerente de Anos Finais (GAF); e Marize de Souza, gerente de Leitura (GEL). Confira as apresentações e vídeo facilitadores para a dinâmica das atividades desenvolvidas nas unidades escolares durante a Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023, que acontece entre os dias 1º e 3 de fevereiro. Veja também o documento orientador Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos – Roteiro 2023. 

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023

video
Uma cidade, muitos sujeitos: práticas alfabetizadoras compromissadas com modos diversos de aprender

Uma cidade, muitos sujeitos: práticas alfabetizadoras compromissadas com modos diversos de aprender

12/09/2022

Sessão de diálogos Uma cidade, muitos sujeitos: práticas alfabetizadoras compromissadas com modos diversos de aprender.Participações: Allan Rodrigues, professor e pesquisador no Proped/Uerj e Unesa;Moisés Machado, músico, poeta e professor da SME/RJ;Roberta Pacheco, professora da SME/RJ.

X Semana de Alfabetização

video
Projetos Pedagógicos Estratégicos e palestra Multiletramentos e letramento matemático competências transversais para aprendizagem

Projetos Pedagógicos Estratégicos e palestra Multiletramentos e letramento matemático competências transversais para aprendizagem

18/02/2022

Conhecendo os Projetos Pedagógicos Estratégicos da SME 2022, com a subsecretária de Ensino, Teca Pontual. Na sequência, a palestra "Multiletramentos e letramento matemático competências transversais para aprendizagem", com a doutora em Educação e diretora do Instituto Reúna, Kátia Smole.

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2022

video
Mostra não-competitiva – Alunos da Educação Infantil

Mostra não-competitiva – Alunos da Educação Infantil

27/04/2020

Vídeos selecionados entre os inscritos na categoria não-competitiva Alunos da Educação Infantil:  A História do Coronavírus (Creche Municipal Dente de Leite), Sai Corona! Aqui Não é o Seu Lugar!!! (Ciep Marechal Júlio Caetano Horta Barbosa), Dicas do Júlio César (EDI Professor Jorge Euclides Pereira) e Xô Coronavírus (EDI Karine Lorraine Chagas de Oliveira).

Festival MultiRioFilme - Rio Contra o Corona

texto
Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

video
Como acessar o Material de Complementação Escolar?

Como acessar o Material de Complementação Escolar?

31/03/2020

Confira, no vídeo, um tutorial de como acessar a área Material de Complementação Escolar no Portal MultiRio. Nesta seção, são disponibilizados conteúdos educativos tanto da MultiRio quanto desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação do Rio. Alunos, pais e responsáveis e professores podem acessar em: http://multi.rio/mce

Campanhas

video
Notificação compulsória

Notificação compulsória

23/03/2020

Todo caso de infecção pelo novo coronavírus é de notificação compulsória nos serviços de saúde. No vídeo, a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde da SMS-Rio, Patrícia Guttmann, explica esse protocolo.

Rio contra o Corona

video
As competências sociemocionais para o século XXI

As competências sociemocionais para o século XXI

22/11/2019

A professora Ana Colagrossi, especialista em Educação Socioemocional e Aprendizagem, e a professora Tássia Cruz, phD em Economia da Educação, falam sobre competências sociemocionais para o século XXI.

II Semana de Educação Socioemocional (II Sesem)

video
Economia comportamental

Economia comportamental

30/08/2018

O economista Daniel Santos, professor da USP - campus Ribeirão Preto, fala sobre a relação entre competências socioemocionais e desempenho escolar.

I Semana de Educação Socioemocional (I Sesem)