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EDI Ludmila Máximo Moreira Cardoso (9ª CRE) - eixo Educação das Relações Étnico-raciais

EDI Ludmila Máximo Moreira Cardoso (9ª CRE) - eixo Educação das Relações Étnico-raciais

17/10/2023

Conheça projeto a África em Nós, criado pela professora Danielle Milioli Ferreira, do EDI Ludmila Máximo Moreira Cardoso (9ª CRE), em Campo Grande.

Boas Práticas da Rede

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O excomungado maxixe

O excomungado maxixe

03/03/2015

Em 1902, o primeiro maxixe era gravado na Casa Edison – Sempre Contigo, de autoria ignorada. Mas o gênero musical já se desenvolvia na cidade desde a década de 1870.

Rio de Música

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Aula 48 - Máximos e mínimos: o ponto de vértice

Aula 48 - Máximos e mínimos: o ponto de vértice

15/04/2016

Como encontrar o ponto de vértice de uma parábola, o valor máximo e o valor mínimo que uma função quadrática pode assumir, cálculo do ponto vértice de uma função quadrática (parábola) e conceito de simetria da parábola. 

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

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Aula 48 - Máximos e mínimos: o ponto de vértice

Aula 48 - Máximos e mínimos: o ponto de vértice

02/06/2015

Correção de exercício; cálculo do ponto vértice de uma função quadrática (parábola), por meio da análise de gráficos exemplares (com concavidades diferentes) – identificação dos pontos (máximo e mínimo) e relação com a concavidade; identificação do vértice da parábola; identificação da coordenada de x do vértice como ponto médio das coordenadas dos zeros da função (conceito de simetria da parábola); cálculo das fórmulas do xv, yv e suas aplicações; exercício de fixação a ser corrigido na próxima videoaula.

Fique Esperto - Tempo de Estudar - Matemática - 9º ano

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Educação no trânsito com Arduino: aprendendo com alunos do GET Coelho Neto

Educação no trânsito com Arduino: aprendendo com alunos do GET Coelho Neto

03/07/2024

Professor André Máximo desenvolve com os alunos do 8º e 9º anos atividades mão na massa no projeto Semáforo com Arduino.

Boas Práticas da Rede

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 A marchinha é pura festa

A marchinha é pura festa

03/02/2015

O Portal MultiRio homenageia os 450 anos da Cidade Maravilhosa com a série Rio de Música, sobre os gêneros musicais cariocas. Lundu, maxixe, marchinha de carnaval, choro, samba e bossa nova ajudam a retratar o espírito de época e contar as transformações pelas quais a cidade tem passado.

Rio de Música

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Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

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A narrativa e seus elementos

A narrativa e seus elementos

18/09/2019

O que é uma narrativa; personagens, espaço e tempo; o conflito gerador, o clímax e o desfecho. Este episódio apresenta atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

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Lua nova - Buzina Espacial

Lua nova - Buzina Espacial

07/01/2019

Quem participa deste desafio musical são os alunos da E.M. Max Fleiuss, numa disputa para lá de acirrada.

Rádio Espaçonave Mirim

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Aula 09 - Problemas com MDC

Aula 09 - Problemas com MDC

22/05/2017

Resolução de problemas com o máximo divisor comum (MDC) e o algoritmo de Euclides.

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

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11 - Blocos

11 - Blocos

25/08/2016

Aproveite ao máximo o seu código.

Experimente - Meu Primeiro Jogo

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Badminton e tênis de mesa paralímpico

Badminton e tênis de mesa paralímpico

06/06/2016

A criação dos Jogos na Grécia Antiga, em homenagem ao deus Zeus; as principais características do badminton e do tênis de mesa paralímpico. Depoimentos: Paula Beatriz Pereira, jogadora de badminton; Max Prado, treinador de tênis de mesa paralímpico; e Gyan Macedo, jogador de tênis de mesa paralímpico.

Histórias de Olímpia

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Aula 11 - Blocos

Aula 11 - Blocos

14/01/2016

Aproveite ao máximo o seu código.

Meu Primeiro Jogo

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Solo e Tutti

Solo e Tutti

29/10/2015

Concerto para Fagote em Si bemol maior, KV 191, de Wolfgang Amadeus Mozart. Interpretação: Felipe Destéfano, solo de fagote; Le Parole Non Dette, de Ângelo Martins, violinista da OSB, vencedora da nota máxima no Concurso Internacional de Composição de Sofia, na Bulgária, em 2014. Apresentação: Eduardo Lakschevitz, especialista em História da Música.

Concertos da Juventude

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Como garantir o uso seguro de telas por crianças e adolescentes: o novo guia do Governo Federal

Como garantir o uso seguro de telas por crianças e adolescentes: o novo guia do Governo Federal

17/03/2025

"Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais" é uma publicação do Governo Federal que visa a esclarecer educadores, famílias e a sociedade brasileira em geral sobre o uso seguro de dispositivos digitais por crianças e adolescentes.

Reportagens

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Escola e Comunidade se unem pelo futuro sustentável dos estudantes

Escola e Comunidade se unem pelo futuro sustentável dos estudantes

11/09/2024

O GET Brant Horta e a comunidade da Penha estão unidos por um objetivo comum: construir um futuro mais sustentável. Clique e conheça!

Boas Práticas da Rede