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Sou do Bem Animal

Sou do Bem Animal

31/07/2017

Sou do Bem Animal é um jogo dinâmico, divertido, para até quatro jogadores, em que cada partida tem duração de cerca de 10 minutos. 

Jogos

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Pilares da África

Pilares da África

28/12/2021

Marília Gabriela, aluna da E.M. Victor Hugo, apresenta o psicólogo Jair Dias, que atua no NIAP, o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, que busca cuidar da saúde mental dos adolescentes cariocas. Em sua poesia, Jair fala sobre a importância de viver de forma empática, destaca lições poéticas do povo africano, e nos oferece um ensinamento atrás do outro em poucos minutos. Poema: Pilares da África.

Conversas Poéticas

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Novo podcast enfoca importância dos instrumentos na música popular brasileira

Novo podcast enfoca importância dos instrumentos na música popular brasileira

09/10/2020

Podcast da MultiRio apresenta importância de instrumentos musicais para a Música Popular Brasileira   Série ‘Por Dentro do Som’, que começa explorando a riqueza do samba, será lançada em live no YouTube nesta terça-feira (13/10)   Ivan Machado. Crédito: Divulgação   A Prefeitura do Rio, por meio da MultiRio, lança um novo podcast para abordar a importância dos instrumentos na  Música Popular Brasileira. A série “Por Dentro do Som” começa com uma temporada dedicada ao samba, mas pretende explorar diversos gêneros. Para o lançamento, a empresa municipal fará uma live na próxima terça-feira (13), às 15h, com a participação de músicos já entrevistados na programação, que conta com nomes célebres como o do violonista Cláudio Jorge, parceiro de Cartola e João Nogueira. Para acompanhar a transmissão pelo YouTube, basta acessar o link https://youtu.be/FhVbRQCObb8. O objetivo do podcast é não só apresentar os instrumentos, mas também informar um pouco melhor sobre importantes profissionais da música. Cada convidado fará um breve apanhado sobre sua carreira. Durante o bate-papo, que dura cerca de 30 minutos, cada músico conta também como foi seu contato com a arte e seu instrumento. A conversa é sempre conduzida pelo apresentador Ricardo Brito, da MultiRio. A cada terça-feira entrará um novo episódio, sempre disponibilizado nas principais plataformas de podcast, como Spotify e Deezer.  Os dez instrumentos e convidados que participam da temporada do samba são os seguintes: violão (Cláudio Jorge), piano (Paulinho Malaguti), bateria (Camilo Mariano), sopros (Victor Neto), baixo (Ivan Machado), cavaquinho (Alceu Maia), pandeiro (Clarice Magalhães), violão 7 cordas (Paulão 7 Cordas), repique (Darlan Nascimento) e voz (Ana Costa). Na primeira live serão apresentados os cinco primeiros episódios, que correspondem à primeira parte da temporada. A intenção do “Por Dentro do Som” também é comentar como os músicos atuam e o caminho para a profissionalização.  Cada participante faz uma palinha, dando uma demonstração musical no fim de cada episódio, podendo o público aprender e também deleitar o som. Veja a biografia dos cinco primeiros participantes: VIOLÃO:  O carioca Claudio Jorge já tem 35 anos de carreira e atuou em vários setores da atividade musical brasileira. Eminentemente ligado à música popular brasileira, particularmente o samba, sua trajetória profissional teve início por volta dos 20 anos, quando foi atuar como violonista de compositores importantes da chamada “Velha Guarda”, tais como, Ismael Silva e Cartola, com quem compôs em parceria a música “Fundo de Quintal”. Mais Tarde, participou de shows e gravações ao lado de outros veteranos como Nelson Cavaquinho e Clementina de Jesus. Em 2019, Cláudio Jorge gravou seu quinto disco autoral onde apresenta composições em parceria com Nei Lopes, Paulo César Pinheiro, Ivan Lins, Wilson Moreira, Wilson das Neves e Ivan Wrigg, tendo como convidados especiais Fatima Guedes, Ivan Lins, Mauro Diniz e Frejat. PIANO: O carioca Paulinho Malaguti, também conhecido como Paulinho Pauleira, integra a série tratando do piano, mas tem longa experiência como cantor, compositor e arranjador. Foi um dos fundadores do grupo Céu da Boca e do grupo Arranco de Varsóvia, que mantém até hoje. Trabalhou com diversos artistas, como Edu Lobo, Wagner Tiso, César Camargo Mariano, Sebastião Tapajós e Clara Sandroni. Ao lado de Miltinho, Aquiles e Dalmo, em 2013 passou a integrar a nova formação do MPB4. BATERIA: O maranhense Camilo Mariano de Oliveira é considerado na atualidade um dos maiores bateristas do Brasil. Ele teve o seu primeiro contato com os tambores na Escola Técnica Federal do Maranhão, onde cursou o então Primeiro e Segundo Graus (o equivalente ao Ensino Fundamental e Médio de hoje). Nesses 22 anos, desde que se radicou no Rio de Janeiro, já acompanhou e gravou com os principais artistas da música popular brasileira como Elba Ramalho, Alcione, Diogo Nogueira, Alexandre Pires, Grupo Raça, Grupo Revelação, Exaltasamba, Sorriso Maroto, Martinho da Vila, Tim Maia,  Maria Rita, Simone e Beth Carvalho. Atualmente faz parte da banda Sorriso Maroto. SOPROS: O mineiro Victor Neto começou a se interessar pela música na escola no Interior de São Paulo, onde viveu, mas desenvolveu sua paixão maior quando se mudou par o Rio em 1967. O saxofonista e flautista iniciou sua carreira profissional em 1976, atuando com Johnny Alf, com quem se apresentou em turnê nos Estados Unidos. Na década de 1980, apresentou-se, como solista no Hotel Nacional e começou a tocar oboé. Ao longo de sua carreira, atuou com diversos artistas como Gal Costa, Dorival Caymmi, Fafá de Belém, Clara Nunes, Martinho da Vila, Miúcha, Tom Jobim, Maria Bethânia, Emílio Santiago e Martinho da Vila, entre outros, além de ter participado de gravações de discos e ter se apresentado em casas noturnas, bailes e televisão. Integrou o grupo instrumental Cauim, com o qual lançou o disco "Quarteto de Saxofones". BAIXO: O carioca Ivan Machado é contrabaixista, arranjador e produtor musical. Iniciou sua carreira profissional em 1969 como integrante do conjunto de Raul Seixas. Trabalhou durante oito anos no Departamento Musical da Rede Globo e atualmente é diretor musical e instrumentista da banda do cantor Martinho da Vila. Ao longo de sua carreira, atuou em shows e gravações com diversos artistas brasileiros, como Sivuca, Jackson do Pandeiro, Geraldo Azevedo, Nélson Cavaquinho, Joyce, Fátima Guedes, Frenéticas, Moraes Moreira, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Nana Caymmi, Aldir Blanc, Maurício Tapajós e Dionne Warwick. Veja o que os convidados falaram sobre a Educação: Cláudio Jorge"Como filho de jornalista, aprendi desde cedo a importância dos estudos na vida de cada um. Ou seja, estudar é a solução de parte dos nossos problemas. Jovens,  nunca desistam". Paulinho Malaguti"Educação é fundamental em nossas vidas. Apesar de nunca ter sido um aluno brilhante,  nada me impediu de ir adiante. Até hoje dedico uma hora de estudo ao piano". Camilo Mariano"Lá em casa,  nossa primeira obrigação era com os estudos. Eu aliei a obrigação com o prazer de estudar; coisa que ainda me é muito útil até hoje. Assim, garotada, é colocar a mão na massa". Victor Neto"Como professor, sei da necessidade que os estudos têm em nossas vidas: na educação formal, no geral, e no ensino de música, no particular.  Tudo ao seu tempo,  hein?!". Ivan Machado"Como vivemos num país bastante desigual, a educação do jovem é essencial para um futuro melhor.  Por isso,  um conselho: estudar, estudar,  estudar.  Estamos combinando?". Link para fotos: https://flic.kr/s/aHsmRhkJAY

Notícias

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2ª temporada do podcast Ouvi Falar. Saiba Mais!

2ª temporada do podcast Ouvi Falar. Saiba Mais!

26/08/2020

Prefeitura lança segunda temporada de podcast sobre ciências Série 'Ouvi Falar', uma coprodução entre a MultiRio e a UNIRIO, trata agora de nutrição   A Prefeitura do Rio, por meio da MultiRio, vai lançar na próxima sexta-feira (28/08) a segunda temporada do podcast "Ouvi Falar", uma coprodução com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Nessa nova etapa, especialistas falam sobre temas relacionados com a alimentação e a nutrição. As conversas, mediadas pela apresentadora Patrícia Costa, têm um tom leve e descontraído, mas sempre com embasamento no conhecimento científico. O lançamento será marcado pela realização de uma live transmitida pelo canal da MultiRio no YouTube (www.youtube.com/user/MULTIRIOSME), às 14h. O professor da UNIRIO Anderson Teodoro, responsável pela curadoria da temporada, vai participar do bate-papo. Em seguida, será disponibilizado o primeiro episódio, intitulado "Alimentos em Todos os Sentidos". Especialistas vão abordar aspectos históricos e culturais dos hábitos alimentares. Os convidados são Mônica Valle de Carvalho (mestre e doutora em Memória Social), Cláudia Roberta Bocca Santos (doutora em Alimentação. Nutrição e Saúde) e Camilla Estima (pós-doutora em Epidemiologia). A nova temporada comporta seis episódios, com duração entre 40 minutos e uma hora, que serão disponibilizados a cada sexta-feira. Eles foram gravados através da plataforma Zoom, por conta do afastamento social necessário para a prevenção contra a Covid-19. Os ouvintes poderão baixar as novas e antigas gravações no Spotify, Deezer, iTunes, Soundcloud, entre outros aplicativos. O podcast inclui quadros como o "Deu o que falar", que aborda uma notícia veiculada na mídia para enriquecer as discussões. Outra seção é "O povo quer saber", que tira dúvidas do público, respondidas pelos convidados. Já o "Quem fala?" conta com participações gravadas por outros professores ou estudantes. Link para artes: https://flic.kr/s/aHsmQdtuDe   Temporada 2 – Nutrição em Fatos e Afetos   1 –  Alimentos em Todos os Sentidos: No ar em28/08, junto com a live de lançamento da temporada 2 – às 14h.  Convidadas: Mônica Valle de Carvalho, Cláudia Roberta Bocca Santos e Camila Estima.     2 – Saúde na Quarentena:no ar em04/09.    Convidados: Luana Azevedo De Aquino,  Paulo Sergio Marcellini e Leila Sicupira Carneiro de Souza Leão.    3 – Do Campo à Mesa:no ar em11/09.    Convidadas: Cristina Takeiti,  Mariana Simões Larraz Ferreira e Ana Elizabeth de Gusmão.     4 –  Você é o que Escolhe Comer: no ar em18/09.    Convidados: Ellen Mayra Menezes Ayres,  Carolina Grabner Reis e Rafael Silva Cadena.     5 – O Guia Alimentar Brasileiro: No ar em25/09.     Convidadas: Michelle Teixeira, Daniela Silva Canella e Vanessa Schottz      6 – Alimentação do Futuro: No ar em02/10.    Convidados: Anderson Teodoro, Júlio Delaprane e  Manuela Dolinsky    

Notícias

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Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

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Unidades de medida de tempo

Unidades de medida de tempo

19/09/2019

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos; a importância de saber calcular o tempo para administrar as ações do dia a dia. Este episódio apresenta atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

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Os riscos das notícias falsas

Os riscos das notícias falsas

08/10/2018

No mundo todo, mentiras e boatos sempre foram contados, atendendo a diversos interesses. “A mentira é algo antigo. O que mudou é a escala, a velocidade e o volume. Em minutos ou horas, uma falsidade pode atingir milhões de pessoas, trazendo riscos a pessoas e desastres nacionais, como a eleição de Donald Trump”, destacou o jornalista Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicação Social da Universidade de São Paulo (USP), durante debate no encontro internacional Educação 360, referindo-se à campanha eleitoral dos Estados Unidos em 2016, marcada pela disseminação de fake news, sobretudo em favor de Trump.  A jornalista Olga Yurkova, durante palestra do TED (Imagem: Reprodução) Para a jornalista ucraniana Olga Yurkova, cofundadora do site StopFake – organização de comprovação de fatos em 11 idiomas –, as fake news não são apenas um mal para o jornalismo, mas uma ameaça à democracia e à sociedade. Foi o que ela afirmou em sua apresentação no TED (acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Planejamento) este ano, no Canadá.  “Quando os fatos são falsos, as decisões são erradas. Muita gente para de acreditar absolutamente em qualquer pessoa, e isso é ainda mais perigoso. Elas facilmente se tornam presas para os populistas nas eleições, ou até mesmo se engajam em confrontos”, pontuou. A fala de Olga Yurkova remete a alguns exemplos de notícias falsas que tiveram repercussão mundial. Um deles é o caso da menina kuwaitiana de 15 anos que denunciou atrocidades cometidas por invasores iraquianos em seu país, em 1990. O depoimento da jovem foi repetido diversas vezes por políticos e pela mídia, mobilizou o Congresso dos Estados Unidos, e o país acabou votando a favor da participação na guerra para expulsar as tropas de Saddam Hussein. A verdade só apareceu em 1992, quando uma investigação conjunta da Anistia Internacional, da Human Rights Watch e de jornalistas independentes revelou que o depoimento, na realidade, havia sido preparado por uma agência de relações públicas nos Estados Unidos ligada à monarquia do Kuwait; e a menina que havia testemunhado era filha do embaixador do Kuwait em Washington (EUA). Outro exemplo diz respeito à disseminação de uma série de imagens falsas, agravando a crise dos rohingya, povo muçulmano que representa 5% da população de Mianmar, e que a Organização das Nações Unidos (ONU) afirma ter sido alvo de limpeza étnica. Em setembro de 2017, a apresentação de uma equipe da BBC criada para identificar e reportar notícias falsas – BBC Reality Check – confirmou que as imagens eram de conflitos ocorridos há décadas, e que foram usadas como propaganda para acusar os rohingya de serem violentos. Segundo a empresa de comunicação britânica, as fotos circularam antes do aumento da violência no norte de Mianmar e, por causa da onda de violência que se seguiu, mais de 600 mil rohingya tiveram de deixar o país e buscar refúgio em Bangladesh. No Brasil, um dos casos mais emblemáticos é o de uma dona de casa espancada por dezenas de moradores da cidade de Guarujá, em São Paulo, por conta de um boato gerado por uma página em uma rede social, que afirmava que a dona de casa sequestrava crianças para utilizá-las em rituais de magia negra. A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu.

Reportagens

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Trabalho a distância

Trabalho a distância

27/10/2016

De acordo com estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, 2,8 milhões de pessoas perdem, em média, 2 horas e 21 minutos por dia para ir e voltar do trabalho. Como a tecnologia pode ajudar profissionais e empresas a obterem uma melhor relação entre trabalho e qualidade de vida. A complexa relação entre trabalho, distância, fuso horário, cultura e direitos trabalhistas além de nossas fronteiras. Convidado: Bruno Evangelista, desenvolvedor no Vale do Silício.

Interconectados - MultiRio

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Uma experiência em holografia

Uma experiência em holografia

06/10/2016

Com materiais simples de papelaria, você cria, em poucos minutos, seu prisma de simulação holográfica. 

Experimente

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Uma experiência em holografia

Uma experiência em holografia

22/09/2016

Com materiais simples de papelaria, você cria, em poucos minutos, seu prisma de simulação holográfica. 

Artigos

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Xadrez nas escolas — teatro-dança — Cascadura

Xadrez nas escolas — teatro-dança — Cascadura

08/07/2015

Giro na Rede: ensino de xadrez, E.M. Affonso Penna/2ª CRE.Cenário Cultural: Ana Paula Bouzas, atriz e bailarina, fala sobre teatro-dança.MultiRio em Movimento: Fabiano de Freitas, roteirista, e Amanda Ramalho e Iwin Monã, atores da série Clube dos Vinte Minutos, da Web Rádio.A Voz do meu Bairro: Cascadura.Fique por Dentro: Universidade de São Paulo cria plataformas 3D para estudos da História Antiga.Fala, Mestre: Rodrigo Merati, do EDI João F. Filho/9ª CRE.

Cenário Rio

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Deu a Louca no Folclore — Samuel Beckett — Estácio

Deu a Louca no Folclore — Samuel Beckett — Estácio

08/07/2015

Giro na Rede: projeto Deu a Louca no Folclore da E. M. Levy Neves/3ª CRE.Cenário Cultural: Ana Kfouri, diretora e atriz, fala sobre adaptações da obra de Samuel Becket.MultiRio em Movimento: Fabiano de Freitas, roteirista, fala sobre a série da Web Rádio Clube dos 20 Minutos.A Voz do meu Bairro: Estácio.Fique por Dentro: circuito carioca de feiras orgânicas.Fala, Mestre: Cristina Brum – Coordenadora de Educação Física SME.

Cenário Rio

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SOS Crianças Desaparecidas

SOS Crianças Desaparecidas

07/07/2015

No Brasil, uma pessoa desaparece a cada 11 minutos. De acordo com estimativas do governo federal, cerca de 40 mil crianças somem de suas casas a cada ano. O que fazer para proteger essas crianças e garantir que sejam resgatadas. Convidado: Luiz Henrique de Oliveira, representante da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

Atitude Consciente

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Tempo, tempo, tempo rei

Tempo, tempo, tempo rei

01/07/2015

Ideia de céu, de tempo para civilizações mais antigas; instrumentos de observação do céu; tempo medido por meio da observação dos astros; medidas de tempo (minutos, horas, meses, bimestres, semestres, anos, décadas, séculos). Diversos tipos de leitura de mapas.

Ideias e Caminhos – Mestre do Tempo

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Futebol, paixão nacional

Futebol, paixão nacional

29/06/2015

As analogias entre futebol e literatura. Convidados: Flávio Carneiro, escritor, roteirista, crítico literário e autor do livro Passe de Letra – futebol e literatura; e Renato Terra, diretor do documentário Fla X Flu – 40 Minutos Antes do Nada.

Cidade de Leitores

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Como intensificar a cultura da participação nos estudantes em debate nos 30 anos da MultiRio

Como intensificar a cultura da participação nos estudantes em debate nos 30 anos da MultiRio

26/10/2023

Fique por dentro de como construir competências para o mundo atual; inteligência artificial; e o cotidiano no GET. Trazemos nessa reportagem os principais destaques das palestras dos 30 anos da MultiRio.

Seminário MultiRio 30 anos - Criatividade fazendo escola