ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"fortune rabbit horário telegram【Entrar✅KK528.COM✅Cadastre-se e ganhe 5R$ grátis】,jef"
Executar nova busca
Ordenado por:
CONTEÚDOS
texto
MultiRio tem espaço exclusivo na TV a cabo

MultiRio tem espaço exclusivo na TV a cabo

25/11/2015

Desde novembro, a Empresa exibe sua programação das 7h à meia-noite no canal 26 da NET, ocupando toda a grade de horários.

Notícias

video
8ª CRE

8ª CRE

22/11/2021

Assista ao vídeo da 8ª CRE que faz parte da mostra da ExpoPeja. Parte integrante da III Semana da EJA Rio, em 2021, a XXII ExpoPeja apresenta a mostra "Cartas a Paulo Freire“. Créditos: 8ª CRE Ciep Vila Kennedy - Participantes: turmas 191, 151 e 152EM Henrique de Magalhaes - Participantes: carta coletivaEM Marechal Alcides Etchegoyen - Participantes: Maria Isabel Costa Santos EM General Tasso Fragoso - Participantes: Luanda AraujoCiep Professora Célia Martins Menna Barreto - Participantes: Vitoria de Oliveira SigoloCiep Padre Paulo - Participantes: Sem identificação e sem carta escritaCiep Marechal Júlio Caetano Horta Barbosa - Participantes: Alunos da Turma: 191Ciep Maestrina Chiquinha Gonzaga - Participantes: Alunos do Peja. Leitoras da Carta: Maria Sueli, Tatiane dos Reis, Lucileia SilvaCiep Frei Veloso - Participantes: Hellen Bianca de Oliveira da SilvaCiep Thomas Jefferson - Participantes: alunos do Peja

XXII ExpoPeja - Cartas a Paulo Freire

video
A práxis para afetar e (re)ssignificar uma cidade alfabetizada

A práxis para afetar e (re)ssignificar uma cidade alfabetizada

25/10/2021

Com Luciana de Souza, coordenadora pedagógica da E.M. São Domingos (3ª CRE); Jéssica Fernandes, professora Ciep Thomas Jefferson (8ª CRE); e Ana Carolina Cunha, professor Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE).

IX Semana de Alfabetização (2021)

texto
Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

video
Unidades de medida de tempo

Unidades de medida de tempo

19/09/2019

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos; a importância de saber calcular o tempo para administrar as ações do dia a dia. Este episódio apresenta atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

video
Aplicativos educativos

Aplicativos educativos

27/03/2018

Este episódio apresenta duas exeriências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

#educa

video
E.M. Carlos Lacerda

E.M. Carlos Lacerda

16/03/2017

Alunos e professores do Ginásio Carioca Carlos Lacerda (7ª CRE), na Taquara, refletem sobre as características da proposta implementada pela escola: horário integral, professores com carga horária de 40 horas, projeto de vida, protagonismo juvenil, entre outras.

Escolas Cariocas

audio
Trabalho a distância

Trabalho a distância

27/10/2016

De acordo com estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, 2,8 milhões de pessoas perdem, em média, 2 horas e 21 minutos por dia para ir e voltar do trabalho. Como a tecnologia pode ajudar profissionais e empresas a obterem uma melhor relação entre trabalho e qualidade de vida. A complexa relação entre trabalho, distância, fuso horário, cultura e direitos trabalhistas além de nossas fronteiras. Convidado: Bruno Evangelista, desenvolvedor no Vale do Silício.

Interconectados - MultiRio

audio
E.M. Reverendo Martin Luther King, 2ª CRE, Praça da Bandeira

E.M. Reverendo Martin Luther King, 2ª CRE, Praça da Bandeira

29/08/2016

Papo 10: Luis Guilherme Haun, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro. Minha Escola É Massa: Diego Vieira, do 6º ano, conta a história da escola cantando o Rap do Luther King. Já É: três destaques da escola – Guilherme Machado, do 6º ano, que obteve uma ótima nota na prova aplicada pela Universidade de Cambridge para alunos de escolas públicas e particulares; Carlos Henrique Lopes da Silva, do 6º ano, que é federado pelo Botafogo, participa de competições de futebol nas categorias infantis; e Jefferson dos Santos, do 8º ano, que integrou a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. MultiRio, Tá Ligado?: Ana Luísa Oliveira Arruda, do 6º ano, apresenta o programa Você Sabia? – Rio 450 Anos, sobre a história da Praça da Bandeira.

Galera Incrível - Escola Show de Bola

audio
 Ciep Presidente Agostinho Neto, 2ª CRE, Humaitá

Ciep Presidente Agostinho Neto, 2ª CRE, Humaitá

29/08/2016

Papo 10: Marcelo Salerno e Frata Soares, profissionais da equipe de Animação da MultiRio. Já É: Amália Araújo, professora do Ciep, recebe a homenagem de alunos e professores pelo projeto de animação na unidade escolar. Quem Conta um Conto: Fabrício Carvalho, do 5º ano, apresenta dicas de leitura e comenta o livro Diário de um Banana, de Jeff Kinney, e a clássica história Soldadinho de Chumbo; Maria Eduarda, também do 5º ano, fala sobre Lian, Surfista da Pororoca, de Jane Duboc; Maria Vitória Fernandes conta sobre o que mais curtiu na leitura de Blog da Mila, de Miguel Mendes, e da coleção Fala Sério, de Thalita Rebouças.Talento em Cena: Sabrina Gonçalves, Ana Maria dos Santos, Julia Neves, Gerson Alves, Giovana Coimbra, Ana Julia Lima, Kauã Bezerra e Juan Silva, todos do 3º ano, dramatizam o conto Teresinha e Gabriela, de Ruth Rocha.

Galera Incrível - Escola Show de Bola

audio
 Ciep Presidente Agostinho Neto, 2ª CRE, Humaitá

Ciep Presidente Agostinho Neto, 2ª CRE, Humaitá

27/04/2016

Papo 10: Marcelo Salerno e Frata Soares, profissionais da equipe de Animação da MultiRio. Já É: Amália Araújo, professora do Ciep, recebe a homenagem de alunos e professores pelo projeto de animação na unidade escolar. Quem Conta um Conto: Fabrício Carvalho, do 5º ano, apresenta dicas de leitura e comenta o livro Diário de um Banana, de Jeff Kinney, e a clássica história Soldadinho de Chumbo; Maria Eduarda, também do 5º ano, fala sobre Lian, Surfista da Pororoca, de Jane Duboc; Maria Vitória Fernandes conta sobre o que mais curtiu na leitura de Blog da Mila, de Miguel Mendes, e da coleção Fala Sério, de Thalita Rebouças.Talento em Cena: Sabrina Gonçalves, Ana Maria dos Santos, Julia Neves, Gerson Alves, Giovana Coimbra, Ana Julia Lima, Kauã Bezerra e Juan Silva, todos do 3º ano, dramatizam o conto Teresinha e Gabriela, de Ruth Rocha.

Escola Show de Bola

audio
E.M. Reverendo Martin Luther King, 2ª CRE, Praça da Bandeira

E.M. Reverendo Martin Luther King, 2ª CRE, Praça da Bandeira

27/11/2015

Papo 10: Luis Guilherme Haun, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro. Minha Escola É Massa: Diego Vieira, do 6º ano, conta a história da escola cantando o Rap do Luther King. Já É: três destaques da escola – Guilherme Machado, do 6º ano, que obteve uma ótima nota na prova aplicada pela Universidade de Cambridge para alunos de escolas públicas e particulares; Carlos Henrique Lopes da Silva, do 6º ano, que é federado pelo Botafogo, participa de competições de futebol nas categorias infantis; e Jefferson dos Santos, do 8º ano, que integrou a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. MultiRio, Tá Ligado?: Ana Luísa Oliveira Arruda, do 6º ano, apresenta o programa Você Sabia? – Rio 450 Anos, sobre a história da Praça da Bandeira.

Escola Show de Bola

video
Rap da Alimentação

Rap da Alimentação

19/10/2015

Em forma de rap, dirigido a crianças e jovens, incentiva a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Letra de Isaura Alice; coreografia de Jefferson Antônio; interpretação de alunos da Escola Municipal Gastão Penalva e do Ciep Agostinho Neto, sob a regência do professor André Ricardo Amaral.

Campanhas

video
Educação, formação e cumplicidade

Educação, formação e cumplicidade

13/07/2015

O professor José Ricardo Estrela, da E.M. Epitácio Pessoa/2ª CRE, aponta como diferencial do GEC, o foco no protagonismo juvenil, no Projeto de Vida e no horário integral. Em suas aulas, experimentos práticos traduzem os ensinamentos teóricos. Já nos Clubes, criados pelos próprios alunos, o kit Megassaudável, da Multirio, tem sido utilizado como suporte para conversas com o 2º segmento. Nesse período, é possível se inscrever em eletivas e, com a orientação dos próprios professores, se preparar para concursos públicos oferecidos pelas escolas técnicas públicas. Segmento: Ensino Fundamental.

Ensinar e Aprender

texto
Família e escola: uma relação essencial para a educação de crianças e adolescentes

Família e escola: uma relação essencial para a educação de crianças e adolescentes

14/05/2025

A relação entre família e escola é um dos pilares fundamentais para a educação de crianças e adolescentes. O envolvimento familiar no processo escolar tem impacto em estudantes.

Reportagens

texto
Primeiro Aulão Carioca de 2025 começa na próxima semana

Primeiro Aulão Carioca de 2025 começa na próxima semana

27/03/2025

De 01 a 04 de abril, no YouTube da MultiRio, acontecem as transmissões ao vivo dos aulões com resolução de questões de Língua Portuguesa e Matemática do 5º e 9º anos.

Notícias