ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"demon fortune ox【Entrar✅KK528.COM✅Cadastre-se e ganhe 5R$ grátis】,k6K"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
Nenhuma série encontrada como resultado da busca
CONTEÚDOS
audio
Pronomes demonstrativos e possessivos

Pronomes demonstrativos e possessivos

13/10/2015

Músicas: New York, New York, Frank Sinatra; e Halo, Beyoncé.

English For Fun

texto
Uma biblioteca sustentável

Uma biblioteca sustentável

16/10/2014

  De olho na educação ambiental e buscando formar uma população consciente e preocupada com o planeta, a Biblioteca Parque Estadual foi modernizada e está apta a receber uma certificação internacional de sustentabilidade. 

Reportagens

texto
Os Manifestos de Agosto

Os Manifestos de Agosto

13/06/2016

Democratas e aristocratas do Partido Brasileiro demonstraram divergências, mas a ideia da independência não parou de crescer entre eles...

A emancipação política

texto
A Guarda Nacional

A Guarda Nacional

01/05/2016

Sua criação fortalecia as elites políticas locais e demonstrava a falta de confiança da Regência na fidelidade do Exército...

Período Regencial

texto
Novo podcast enfoca importância dos instrumentos na música popular brasileira

Novo podcast enfoca importância dos instrumentos na música popular brasileira

09/10/2020

Podcast da MultiRio apresenta importância de instrumentos musicais para a Música Popular Brasileira   Série ‘Por Dentro do Som’, que começa explorando a riqueza do samba, será lançada em live no YouTube nesta terça-feira (13/10)   Ivan Machado. Crédito: Divulgação   A Prefeitura do Rio, por meio da MultiRio, lança um novo podcast para abordar a importância dos instrumentos na  Música Popular Brasileira. A série “Por Dentro do Som” começa com uma temporada dedicada ao samba, mas pretende explorar diversos gêneros. Para o lançamento, a empresa municipal fará uma live na próxima terça-feira (13), às 15h, com a participação de músicos já entrevistados na programação, que conta com nomes célebres como o do violonista Cláudio Jorge, parceiro de Cartola e João Nogueira. Para acompanhar a transmissão pelo YouTube, basta acessar o link https://youtu.be/FhVbRQCObb8. O objetivo do podcast é não só apresentar os instrumentos, mas também informar um pouco melhor sobre importantes profissionais da música. Cada convidado fará um breve apanhado sobre sua carreira. Durante o bate-papo, que dura cerca de 30 minutos, cada músico conta também como foi seu contato com a arte e seu instrumento. A conversa é sempre conduzida pelo apresentador Ricardo Brito, da MultiRio. A cada terça-feira entrará um novo episódio, sempre disponibilizado nas principais plataformas de podcast, como Spotify e Deezer.  Os dez instrumentos e convidados que participam da temporada do samba são os seguintes: violão (Cláudio Jorge), piano (Paulinho Malaguti), bateria (Camilo Mariano), sopros (Victor Neto), baixo (Ivan Machado), cavaquinho (Alceu Maia), pandeiro (Clarice Magalhães), violão 7 cordas (Paulão 7 Cordas), repique (Darlan Nascimento) e voz (Ana Costa). Na primeira live serão apresentados os cinco primeiros episódios, que correspondem à primeira parte da temporada. A intenção do “Por Dentro do Som” também é comentar como os músicos atuam e o caminho para a profissionalização.  Cada participante faz uma palinha, dando uma demonstração musical no fim de cada episódio, podendo o público aprender e também deleitar o som. Veja a biografia dos cinco primeiros participantes: VIOLÃO:  O carioca Claudio Jorge já tem 35 anos de carreira e atuou em vários setores da atividade musical brasileira. Eminentemente ligado à música popular brasileira, particularmente o samba, sua trajetória profissional teve início por volta dos 20 anos, quando foi atuar como violonista de compositores importantes da chamada “Velha Guarda”, tais como, Ismael Silva e Cartola, com quem compôs em parceria a música “Fundo de Quintal”. Mais Tarde, participou de shows e gravações ao lado de outros veteranos como Nelson Cavaquinho e Clementina de Jesus. Em 2019, Cláudio Jorge gravou seu quinto disco autoral onde apresenta composições em parceria com Nei Lopes, Paulo César Pinheiro, Ivan Lins, Wilson Moreira, Wilson das Neves e Ivan Wrigg, tendo como convidados especiais Fatima Guedes, Ivan Lins, Mauro Diniz e Frejat. PIANO: O carioca Paulinho Malaguti, também conhecido como Paulinho Pauleira, integra a série tratando do piano, mas tem longa experiência como cantor, compositor e arranjador. Foi um dos fundadores do grupo Céu da Boca e do grupo Arranco de Varsóvia, que mantém até hoje. Trabalhou com diversos artistas, como Edu Lobo, Wagner Tiso, César Camargo Mariano, Sebastião Tapajós e Clara Sandroni. Ao lado de Miltinho, Aquiles e Dalmo, em 2013 passou a integrar a nova formação do MPB4. BATERIA: O maranhense Camilo Mariano de Oliveira é considerado na atualidade um dos maiores bateristas do Brasil. Ele teve o seu primeiro contato com os tambores na Escola Técnica Federal do Maranhão, onde cursou o então Primeiro e Segundo Graus (o equivalente ao Ensino Fundamental e Médio de hoje). Nesses 22 anos, desde que se radicou no Rio de Janeiro, já acompanhou e gravou com os principais artistas da música popular brasileira como Elba Ramalho, Alcione, Diogo Nogueira, Alexandre Pires, Grupo Raça, Grupo Revelação, Exaltasamba, Sorriso Maroto, Martinho da Vila, Tim Maia,  Maria Rita, Simone e Beth Carvalho. Atualmente faz parte da banda Sorriso Maroto. SOPROS: O mineiro Victor Neto começou a se interessar pela música na escola no Interior de São Paulo, onde viveu, mas desenvolveu sua paixão maior quando se mudou par o Rio em 1967. O saxofonista e flautista iniciou sua carreira profissional em 1976, atuando com Johnny Alf, com quem se apresentou em turnê nos Estados Unidos. Na década de 1980, apresentou-se, como solista no Hotel Nacional e começou a tocar oboé. Ao longo de sua carreira, atuou com diversos artistas como Gal Costa, Dorival Caymmi, Fafá de Belém, Clara Nunes, Martinho da Vila, Miúcha, Tom Jobim, Maria Bethânia, Emílio Santiago e Martinho da Vila, entre outros, além de ter participado de gravações de discos e ter se apresentado em casas noturnas, bailes e televisão. Integrou o grupo instrumental Cauim, com o qual lançou o disco "Quarteto de Saxofones". BAIXO: O carioca Ivan Machado é contrabaixista, arranjador e produtor musical. Iniciou sua carreira profissional em 1969 como integrante do conjunto de Raul Seixas. Trabalhou durante oito anos no Departamento Musical da Rede Globo e atualmente é diretor musical e instrumentista da banda do cantor Martinho da Vila. Ao longo de sua carreira, atuou em shows e gravações com diversos artistas brasileiros, como Sivuca, Jackson do Pandeiro, Geraldo Azevedo, Nélson Cavaquinho, Joyce, Fátima Guedes, Frenéticas, Moraes Moreira, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Nana Caymmi, Aldir Blanc, Maurício Tapajós e Dionne Warwick. Veja o que os convidados falaram sobre a Educação: Cláudio Jorge"Como filho de jornalista, aprendi desde cedo a importância dos estudos na vida de cada um. Ou seja, estudar é a solução de parte dos nossos problemas. Jovens,  nunca desistam". Paulinho Malaguti"Educação é fundamental em nossas vidas. Apesar de nunca ter sido um aluno brilhante,  nada me impediu de ir adiante. Até hoje dedico uma hora de estudo ao piano". Camilo Mariano"Lá em casa,  nossa primeira obrigação era com os estudos. Eu aliei a obrigação com o prazer de estudar; coisa que ainda me é muito útil até hoje. Assim, garotada, é colocar a mão na massa". Victor Neto"Como professor, sei da necessidade que os estudos têm em nossas vidas: na educação formal, no geral, e no ensino de música, no particular.  Tudo ao seu tempo,  hein?!". Ivan Machado"Como vivemos num país bastante desigual, a educação do jovem é essencial para um futuro melhor.  Por isso,  um conselho: estudar, estudar,  estudar.  Estamos combinando?". Link para fotos: https://flic.kr/s/aHsmRhkJAY

Notícias

texto
Sylvinha Telles e a sua contribuição para a bossa nova

Sylvinha Telles e a sua contribuição para a bossa nova

27/08/2020

  Sylvinha Telles, 1957 Imagem: Fundo Última Hora/Arquivo Nacional Declarada como Patrimônio Cultural Carioca de Natureza Imaterial pela Prefeitura do Rio, a bossa nova surgiu nos bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro, no final da década de 1950. O tom de voz mais baixo, as letras com temas mais leves, e as invenções melódicas inspiradas no jazz norte-americano conquistaram rapidamente os jovens da classe média carioca. Apesar de o movimento musical ser protagonizado, majoritariamente, por homens, é impossível deixar de lado a participação feminina. Dentre os grandes nomes, temos Sylvinha Telles.  Com um canto cheio de leveza, Sylvinha já trazia um ar moderno em suas performances antes mesmo de João Gilberto produzir a revolucionária batida diferente. Filha da parisiense Marie Amélie D'Atri e do carioca Paulo Telles, a cantora nasceu no dia 27 de agosto de 1934. Ela estudou no Colégio Sagrado Coração de Maria e fez aulas de balé com a professora Madeleine Rosay, no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio, já que seu grande sonho era ser bailarina. Posteriormente, ao realizar um curso de teatro, descobriu seu talento para cantar.  Sylvinha e a bossa nova Aos 18 anos, começou a namorar João Gilberto, que, recém-chegado da Bahia, veio compor o grupo Garotos da Lua . Apesar de o relacionamento ter durado pouco, já que o pai de Sylvinha era contra a união, o namoro acabou despertando ainda mais o interesse da futura cantora pelas artes. Sylvinha sempre demonstrou grande determinação em seguir a carreira artística. Com apenas 19 anos, escondida do pai, apresentou-se no programa Calouros em Desfile, comandado por Ary Barroso, na Rádio Tupi. Seu irmão, Mário Telles, para ajudá-la, induziu seu Paulo a ouvir o programa na rádio. Ao perceber que era sua filha, viu que seria difícil impedi-la de seguir a carreira. Sylvinha logo conseguiu seu primeiro trabalho como assistente de palco no programa infantil do Palhaço Carequinha, na TV Tupi. Em 1955, foi chamada para participar da revista musical Gente de bem e Champanhota, realizada no Teatro Follies, em Copacabana. Lá, interpretou a canção Amendoim Torradinho, de Henrique Beltrão, acompanhada do cantor e violonista José Cândido de Mello, o famoso Candinho. No mesmo ano, Sylvinha gravou, pela Odeon, as músicas Amendoim Torradinho e Desejo, de Garoto, José Vasconcelos e Luiz Cláudio, acompanhada no violão por Candinho, com quem se casou logo depois. O casal apresentou o programa Música e Romance, na TV Rio, onde recebia convidados como Tom Jobim, Dolores Duran, Johnny Alf e Billy Blanco, para cantar e conversar. No mesmo período, a cantora lançou mais duas gravações em 78 rpm: Menina, de Carlos Lyra, e Foi a noite, de Tom Jobim e Newton Mendonça. O disco é considerado um dos precursores da bossa nova. Candinho e Sylvia tiveram uma filha, Cláudia Telles, mas acabaram se separando logo após o nascimento da menina. Em 1957, a cantora lançou seu primeiro LP, Carícia, que contou com canções de grandes compositores, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Tito Madi, além da participação do cantor Lúcio Alves na faixa Tu e Eu. No anoseguinte, foi atração principal em um show no Grupo Universitário Hebraico, que reuniu Carlos Lyra, Nara Leão e outros músicos ligados à bossa nova. Ronaldo Bôscoli, apresentador do espetáculo, queria João Gilberto como nome principal, mas ele não estava disponível. Sylvinha, que, apesar de muito nova, já era cheia de bossa, recebeu então o convite. Primeiro LP de Sylvinha, lançado em 1957 Imagem: Gravadora Odeon  Sua carreira musical se intensificou em 1959, quando, em apenas quatro meses, lançou dois LPs com um total de 24 canções, sendo 18 de Tom Jobim. Com um refinado acompanhamento orquestral, o segundo disco, Amor de gente moça, a consagrou como cantora profissional. Sylvinha viajou para os Estados Unidos em 1961, onde gravou o disco Sylvia Telles USA, com músicas de destaque como Canção que morre no ar, de Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli, e Manhã de Carnaval, de Luis Bonfá e Antonio Maria. A produção do disco foi feita por Aloysio de Oliveira, com quem Sylvinha foi casada por quatro anos.  A cantora permaneceu um tempo no exterior e continuou com sua agenda de shows. Ao lado de Tom Jobim, Os Cariocas, Alaíde Costa e Carlinhos Lyra, Sylvinha participou do show O remédio é bossa, realizado no Teatro Paramount, em São Paulo, em 1964. No mesmo ano, sofreu um grave acidente de carro ao dormir ao volante. Dois anos depois, já recuperada, se apresentou na República Federal da Alemanha, junto com Edu Lobo. Aos 32 anos e no auge da carreira, Sylvinha, que havia acabado de voltar da turnê pela Alemanha Ocidental e se preparava para gravar um novo disco em Nova York, faleceu em seu segundo acidente de carro, junto com o namorado Horacinho de Carvalho, no ano de 1966. Considerada uma das maiores intérpretes da bossa nova, deixou, em sua curta carreira, discos que foram essenciais para a modernização da música brasileira. A cantora é lembrada até hoje como uma artista a frente de sua época, sendo uma das primeiras a romper com velhos preconceitos no meio musical. * Estagiária com a supervisão de Carlos Fraga

Reportagens

texto
Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

video
Descobrindo informações explícitas e implícitas

Descobrindo informações explícitas e implícitas

16/09/2019

Como identificar a ideia central de um texto, demonstrando compreensão global. Este episódio apresenta atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D1 – Localizar informações explícitas em um texto; D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

texto
O ensino de Ciências no processo de alfabetização

O ensino de Ciências no processo de alfabetização

20/09/2017

Professoras demonstraram a importância da disciplina no trabalho com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

V Semana de Alfabetização

video
Encontro papo aberto - E.M. Prefeito Juarez Antunes

Encontro papo aberto - E.M. Prefeito Juarez Antunes

19/07/2017

O encontro Papo Aberto, promovido pelo grêmio estudantil, é um espaço privilegiado para as turmas discutirem medos, angústias, além de tirar dúvidas sobre o funcionamento da escola. O tema bullying, já abordado em 2016, voltou ao centro das discussões, dessa vez demonstrando a mudança de comportamento tanto dos alunos que sofrem o abuso como o de quem impõe. A escola também se posicionou contra a prática, estimulando o diálogo e o respeito à diferença.

Práticas que Transformam

video
Comprovando a proteção

Comprovando a proteção

26/08/2016

Essa experiência demonstra a importância e a eficácia dos protetores solares.

Experimente - Como É Que É?

video
Observando o pH

Observando o pH

26/08/2016

Com a água usada para lavar o repolho roxo, é possível fazer uma experiência simples e muito legal que demonstra a acidez de soluções líquidas.

Experimente - Como É Que É?

video
Celebrações e cultura

Celebrações e cultura

29/07/2016

Múltiplas formas de celebrar a vida e a morte em diferentes sociedades demonstram muito sobre o modo de viver de cada uma delas. 

Como Vivemos

video
Aula 4 – Relações métricas do triângulo retângulo – Teorema de Pitágoras

Aula 4 – Relações métricas do triângulo retângulo – Teorema de Pitágoras

22/10/2015

A fórmula a² = b² + c², conhecida como Teorema de Pitágoras. A aplicação do teorema em situações práticas e duas demonstrações para entender por que, em triângulos retângulos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

video
Aula 35 - Noções de juros compostos

Aula 35 - Noções de juros compostos

02/06/2015

Definição de juros compostos e sua principal utilização (mercado financeiro); demonstração do cálculo em situações que envolvem juros compostos; resolução de problemas.

Fique Esperto - Tempo de Estudar - Matemática - 9º ano

video
Aula 4 – Relações métricas do triângulo retângulo – Teorema de Pitágoras

Aula 4 – Relações métricas do triângulo retângulo – Teorema de Pitágoras

02/06/2015

Correção da tarefa da aula 3 e duas demonstrações para entender por que, em triângulos retângulos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos, ou seja, por que a² = b² + c². Depois disso, a aplicação do teorema em situações da vida prática e um exercício para fixar a matéria.

Fique Esperto - Tempo de Estudar - Matemática - 9º ano