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CONTEÚDOS
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Cyberbullying via WhatsApp

Cyberbullying via WhatsApp

27/07/2017

O bullying via WhatsApp é uma realidade entre jovens de todas as classes e em várias regiões do país. A procuradora Neide Cardoso, que coordena o projeto Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas, fala sobre como as ofensas são tipificadas criminalmente e como os pais, muitas vezes, podem responder pelas agressões proferidas pelos filhos.

#educa

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Encontro Anual de Xadrez — <em>video mapping</em> — Laranjeiras

Encontro Anual de Xadrez — video mapping — Laranjeiras

08/07/2015

Giro na Rede: IV Encontro Anual de Xadrez.Cenário Cultural: Fernando Salis, cineasta, fala sobre video mapping.MultiRio em Movimento: Fabiano de Freitas, roteirista e apresentador da série Cineclube, da Web Rádio.A Voz do Meu Bairro: Laranjeiras.Fique por Dentro: Site responde dúvidas sobre direitos trabalhistas.Fala, Mestre: Carla Aída, professora da E.M. Epitácio Pessoa/2ª CRE.

Cenário Rio

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MultiRio lança canal voltado para Educação no WhatsApp

MultiRio lança canal voltado para Educação no WhatsApp

11/10/2024

Professores e educadores receberão conteúdos da MultiRio no celular.

Notícias

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7º Encontro de Educação Appai faz homenagem aos 30 anos da MultiRio

7º Encontro de Educação Appai faz homenagem aos 30 anos da MultiRio

27/10/2023

O evento reúne diversos profissionais da Educação e, nesta edição, os temas abordaram novas tecnologias, empreendedorismo e metodologias que impulsionam a Educação, por meio de histórias inspiradoras e convidados da área.

Notícias

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Baixe agora o app <em>Aqui Mosquito Não Se Cria</em>

Baixe agora o app Aqui Mosquito Não Se Cria

03/02/2017

Aplicativo oferece lista de tarefas personalizável para eliminar focos do Aedes aegypti.

Reportagens

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Elite e letrados do Rio de Janeiro: entre o <em>frappé</em> e a empadinha das confeitarias

Elite e letrados do Rio de Janeiro: entre o frappé e a empadinha das confeitarias

24/12/2014

Senhores e senhoras finamente vestidos à moda europeia, políticos, boêmios, literatos e jornalistas circulavam pelas confeitarias e cafés...

Rio de Janeiro - História da Cidade

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Exposição: Língua Portuguesa - E.M. Ítalo Zappa

Exposição: Língua Portuguesa - E.M. Ítalo Zappa

22/09/2016

 A partir do acervo do Museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio no final do ano de 2015, o projeto Das Chamas à Luz da Língua: Ler e Escrever para Iluminar o Meu Viver trabalhou conteúdos de várias disciplinas, além do incentivo à leitura e à escrita.

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Aplicativo Rioeduca em Casa - Tutorial de Acesso

Aplicativo Rioeduca em Casa - Tutorial de Acesso

20/02/2021

Confira, no vídeo, o passo a passo de como baixar e acessar o aplicativo Rioeduca em Casa! A plataforma oficial de ensino remoto online da Rede Municipal de Ensino possibilita que alunos e professores acessem conteúdos online e ferramentas como Google Sala de Aula. Disponível na Play Store, para Android (versão 5.1 ou superior) e também na App Store, para iOS (versão 10.0 ou superior).

Especial

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Economia colaborativa

Economia colaborativa

03/07/2015

O conceito se espalha por diversos países e dissemina ideias como o Banco do Tempo, que dá acesso a bens e serviços sem que as pessoas tenham que gastar dinheiro.

Reportagens

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Seis aplicativos para o verão

Seis aplicativos para o verão

13/01/2015

Saiba quais apps podem ajudar a curtir a estação mais quente do ano de maneira saudável, divertida e informativa.

Reportagens

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Uma viagem lúdica pela história da moeda

Uma viagem lúdica pela história da moeda

29/01/2014

A história do dinheiro no Brasil e no mundo abre um leque multidisciplinar, com significados e conteúdos inimagináveis à primeira vista.

Reportagens

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7ª CRE

7ª CRE

22/11/2021

Assista ao vídeo da 7ª CRE que faz parte da mostra da ExpoPeja. Parte integrante da III Semana da EJA Rio, em 2021, a XXII ExpoPeja apresenta a mostra "Cartas a Paulo Freire“. Créditos: 7ª CRE EM Barão da Taquara - Participantes: Arlete Maria RibeiroEM Renato Leite - Participantes: Alunos da turma 173EM Pio X - Participantes: Maria Solange Ribeiro da Silva. EM Sobral Pinto - Participantes: Itamar Vitor Mattos da SilvaEM Professora Maria Therezinha - Participantes: Marina da Silva Gomes.Ciep Professor Lauro - Participantes: Antônio José Silva VieiraCiep Rubens Paiva - Participantes: turma 173Ciep Compositor Donga - Participantes: Taíssa Kelly da Silva Raton. Ciep Carlos Drummond de Andrade - Participantes: Alunos das turmas 191 e 192Ciep Dr Adelino da Palma Carlos - Participantes: Marcus Vinicius Henrique de PaulaEM FredericoTrotta - Participantes: Maria do Carmo CastilholEM Itallo Zappa - Participantes: Estudantes da Escola Municipal Embaixador Ítalo Zappa EM Comunidade de Vargem Grande - Participantes: Mara Alves RibeiroEM Pedro Aleixo - Participantes: Thainara de Jeusu dos SantosCiep Margaret Mee - Participantes: Nelcelina Silva Tavares

XXII ExpoPeja - Cartas a Paulo Freire

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MultiRio e RioFilme anunciam programa sobre desafios do universo audiovisual

MultiRio e RioFilme anunciam programa sobre desafios do universo audiovisual

06/11/2020

MultiRio e RioFilme anunciam programa sobre desafios do universo audiovisual   Empresas da Prefeitura do Rio fizeram série em cinco episódios com depoimentos e obras de realizadores cariocas     A MultiRio e a RioFilme, da Prefeitura do Rio, informam sobre uma nova série que será exibida nos canais de TV a cabo da Empresa Municipal de Multimeios. Estreia neste domingo (08/11), às 22h30, o programa RioLiveFilme, que mostrará a atuação e depoimentos de realizadores do universo audiovisual carioca. Com informação e diversão, a atração vai entreter o público dos canais 26 e 526 da Net. A série conta com roteiro e apresentação do jornalista Thiago Gomide, que exibe entre uma pergunta e outra trechos de obras dos realizadores. Os cinco episódios iniciais tratam dos desafios enfrentados por esses fazedores da cultura audiovisual, que contam como produzir com baixo orçamento, se adaptar às transformações do mercado e buscar novos públicos. A estreia é com o diretor Luciano Vidigal e o tema é justamente “Como produzir com pouco dinheiro?”. O cineasta, que ganhou o nome da comunidade onde nasceu e vive, fala de suas experiências e de como é possível filmar em condições adversas. Vidigal mereceu destaque no cenário do cinema nacional por ter dirigido um dos episódios do longa “5x Favela – Agora por Nós Mesmos”, produzido por Cacá Diegues e distribuído pela RioFilme. O RioLiveFilme, que será sempre reprisado às quartas-feiras (17h15) e às quintas-feiras (20h), trará outros exemplos de vitórias na luta pela realização e exibição de filmes. O segundo a ser entrevistado é o músico Bhega Silva (15/11), responsável pelo projeto “Cineminha no Beco”, que leva a magia do cinema aos moradores do complexo de favelas da Maré. O diretor Fernando Barcellos (22/11), responsável pela direção de “Se todos fossem iguais” (2009), conta em seguida como construir parcerias que ajudem na realização das produções. A premiada roteirista Sabrina Fidalgo (29/11) é outra atração dessa série e dá dicas importantes de como construir roteiros de impacto. Por último, o produtor e ex-judoca Cavi Borges (06/12) encara a questão de como se reinventar no mercado audiovisual. Veja abaixo trechos dos depoimentos dos realizadores convidados: “Fazer cinema é você persistir e ter paciência. É muito difícil você conseguir uma boa estrutura, um bom patrocínio... É muito difícil o seu trabalho. Mas eu acredito que quando você tem muita personalidade, perseverança, muita originalidade no que você quer, consegue quebrar os muros”.Luciano Vidigal, diretor   “Eu sou apaixonado por tudo o que eu faço. Porque é uma alegria, um reconhecimento e um respeito muito grande nas 16 comunidades da Maré.”Bhega Silva, músico “As parcerias são feitas ao longo da vida. Acho que um item fundamental para manter um parceiro seu é a lealdade.”Fernando Barcellos, cineasta “Eu escrevo para mim mesma (risos). Eu escrevo os roteiros pensando na minha direção. Já escrevo nessa concepção de como vou dirigir, como serão realizadas essas cenas. Então, é tudo junto e misturado no meu caso.”Sabrina Fidalgo, roteirista e diretora “O mundo está em constante mudança, em evolução. Se você não acompanhar essas mudanças você fica para trás. Estamos vivendo uma grande mudança com a pandemia e o próprio cinema está se reinventando”.Cavi Borges, produtor e diretorFotos no link: https://flic.kr/s/aHsmRWF5ii 

Notícias

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Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

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Projeto Rodando com Tampinhas

Projeto Rodando com Tampinhas

15/07/2019

O projeto Rodando com Tampinhas ganhou o apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Obra Social Abrace o Rio. Com isso, as escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro passam a ser alguns dos pontos de coleta. A iniciativa recolhe tampas de plástico e as vende para reciclagem. O dinheiro é usado na compra de cadeiras de rodas, que são doadas à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).

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Aplicativos educativos

Aplicativos educativos

27/03/2018

Este episódio apresenta duas exeriências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

#educa