ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"喀麦隆WS引粉引流数据✅联系电报:@KK234KK✅,OZe"
Executar nova busca
Ordenado por:
CONTEÚDOS
video
Vozes dos povos: educação com os territórios

Vozes dos povos: educação com os territórios

19/10/2022

Roda de conversa "Vozes dos povos: educação com os territórios".Participações: Fabi Oliveira (Casa Fluminense), Flávio Braga Mota (E.M. Jornalista e Embaixador Daniel Piza/6ª CRE) e Rafael Lima Alves de Souza (Colégio Pedro II)

II Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Educar com os Territórios: Vozes Coletivas da Cidade

video
Orquestra de vozes meninos do Rio 2019

Orquestra de vozes meninos do Rio 2019

27/11/2019

A Escola Sesc de Ensino Médio, localizada em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, foi palco da apresentação da Orquestra de Vozes Meninos do Rio, da SME-Rio. Com um repertório que junta composições antigas, regionais e contemporâneas, os alunos cantam e dançam  

Curta e Compartilhe

video
Apresentação 2018 da Orquestra de Vozes Meninos do Rio

Apresentação 2018 da Orquestra de Vozes Meninos do Rio

03/12/2018

A Orquestra de Vozes Meninos do Rio, formada por estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino,  celebrou o encerramento das atividades em 2018 com uma apresentação no Teatro Carlos Gomes. Neste ano, o grupo homenageou duas grandes personalidades: Dona Ivone Lara e Martin Luther King.

Curta e Compartilhe

video
Vinte anos da Orquestra de Vozes Meninos do Rio

Vinte anos da Orquestra de Vozes Meninos do Rio

18/12/2017

A Orquestra de Vozes Meninos do Rio, projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME), celebrou seu vigésimo aniversário com uma apresentação na Praça do Trem, em Engenho de Dentro. Uma das primeiras iniciativas de educação musical da SME, a ação será incorporada ao projeto Orquestra nas Escolas.

Curta e Compartilhe

video
Vozes veladas, veludosas vozes

Vozes veladas, veludosas vozes

21/07/2015

A formação e as características das vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva.

Ideias e Caminhos – Palavra Puxa Palavra

audio
Orquestra de Vozes Meninos do Rio — Tempo Festival — Vila Isabel

Orquestra de Vozes Meninos do Rio — Tempo Festival — Vila Isabel

08/07/2015

Giro na Rede: projeto Orquestra de Vozes Meninos do Rio.Cenário Cultural: César Augusto, produtor do Tempo Festival, fala sobre o primeiro Encontro Artes Cênicas e Negócios.MultiRio em Movimento: Gina Pereira professora e apresentadora da série da Web TV Tempo de Estudar.A Voz do meu Bairro: Vila Isabel.Fique por Dentro: Rio de Janeiro é escolhido, pela segunda vez, como uma das "vinte e uma comunidades mais inteligentes do mundo".Fala, Mestre: Sandra Sequara – Escola Municipal Estado da Guanabara.Viver Bem: Economia de Energia.

Cenário Rio

video
Vozes dissonantes

Vozes dissonantes

29/06/2015

As mentalidades artísticas de Lima Barreto e Dostoiévski. O ideal de solidariedade humana presente em suas obras. A crítica contundente, feita por esses dois escritores, aos valores dominantes em suas sociedades e suas épocas. Convidados: André Dias, escritor, doutor em Letras pela UFF, mestre em Educação Brasileira pela PUC, autor do ensaio Lima Barreto e Dostoiévski – Vozes Dissonantes; e Pedro Emanuel, diretor da peça Febril, baseada no romance O Idiota, de Fiódor Dostoiévski.

Cidade de Leitores

video
Vozes para nos esperançar, caminhos possíveis para o ato de educar

Vozes para nos esperançar, caminhos possíveis para o ato de educar

25/10/2021

Com Orumar Cândido, coordenador pedagógico do Pré-vestibular NICA (Núcleo Independente Comunitário de Aprendizagem); Ricardo Jaheem, professor da Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais; e Nathalia Alho, professora da E.M. Osmar Paiva Camelo (4ª CRE). 

IX Semana de Alfabetização (2021)

video
Vozes alfabetizadoras: Tempo(s) e Movimento(s) na Alfabetização

Vozes alfabetizadoras: Tempo(s) e Movimento(s) na Alfabetização

16/11/2020

As professoras Ludmila Thomé e Denise Resende falam na mesa de abertura da VIII Semana de Alfabetização.

VIII Semana de Alfabetização

audio
Para aprender e ensinar - o que é a Matemática, afinal?

Para aprender e ensinar - o que é a Matemática, afinal?

19/12/2024

O que é a Matemática, afinal? Como tornar essa disciplina mais interessante e acessível para os alunos? Uma conversa sobre os desafios e as possibilidades do ensino de Matemática com Rodrigo Morozetti, da Innovamat, e Gabriel Cacau, diretor do GET Ceará.

Tem Matemática! - MultiRio

texto
Hércules

Hércules

01/08/2016

O maior herói da mitologia grega venceu doze desafios que fizeram sua fama.

Diz a lenda

texto
Apresentação

Apresentação

07/12/2015

Esta narrativa, construída por muitas vozes, conta a trajetória do espaço urbano da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro...

Rio de Janeiro - História da Cidade

video
3ª CRE

3ª CRE

22/11/2021

Assista ao vídeo da 3ª CRE que faz parte da mostra da ExpoPeja. Parte integrante da III Semana da EJA Rio, em 2021, a XXII ExpoPeja apresenta a mostra "Cartas a Paulo Freire“. Créditos: 3ª CRE EM Alcide de Gasperi - Participantes: Flávia Cristina Freitas dos Santos EM Pace - Participantes: Carlos Henrique Felippe de BritoEM Nereu Sampaio - Participantes: Silvana Silva da SilvaEM Eurico Salles - Participantes: Maria Das Graças dos SantosCiep Patrice Lumumba - Participantes: Carta Coletiva - Leitores: Nathalia, Jean, Valdineia, Lorraine, Bárbara, Douglas, Brenda, Amanda, Gilvanilda, Alessandra, SilvaneteEM José Veríssimo - Participantes: Turma 171EM Isabel Mendes - Participantes: Jorge HenriqueEM Francisco Jobim - Participantes: Carla Souza de OliveiraEM Acre - Participantes: Nathan QueirozEM Thomas Mann - Participantes: Glaucia Monteiro Simões EM Edgar Sussekind De Mendonça - Participantes: Texto ColetivoEM República De El Salvador - Participantes: Texto Coletivo, Alunos do Peja IEM Alagoas - Participantes: Turma 171

XXII ExpoPeja - Cartas a Paulo Freire

audio
Canto

Canto

15/12/2020

Nada mais justo do que fechar a primeira temporada da série de podcast Por Dentro do Som com a voz inconfundível de Ana Costa, a cantora que todo mundo gosta.Apesar de o canto ter chegado por acaso em sua vida, Ana segue a tradição das vozes femininas do samba. Artista múltipla, hoje, ela integra o grupo Sururu na Roda, além de trabalhar como compositora e instrumentista. Produzida pela MultiRio, a primeira temporada da série vem apresentando dez importantes instrumentos do samba.

Por Dentro do Som - MultiRio

video
Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

26/10/2017

Os princípios da comunicação não violenta, que favorece a conexão e o encontro: escuta, diálogo e redes de apoio. A importância de ouvir as vozes marginalizadas. Convidados: Dominic Barter, professor e consultor em comunIcação não violenta; Livia de Souza Vidal, pedagoga do Degase do coletivo Mulheres de Pedra; Luiza Machado Toschi, jornalista e facilitadora de grupos. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica da SMS-Rio e consultora da MultiRio.

Aquela Conversa

texto
O combate ao <em>Aedes</em> sob a ótica dos determinantes sociais da saúde

O combate ao Aedes sob a ótica dos determinantes sociais da saúde

06/02/2017

Mobilizar a população para combater os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti é fundamental para evitar possíveis epidemias de dengue, zika e chikungunya. Essa ação, no entanto, pode ser potencializada se estiver integrada a outras políticas e iniciativas. O Aedes é uma espécie adaptada ao convívio com o ser humano, reproduzindo-se com mais facilidade em assentamentos urbanos do que em ambientes naturais. Assim, é importante ter uma visão ampla sobre as relações entre sua atuação como transmissor de doenças e as condições de vida das populações das cidades. Uma maneira de estabelecer essas relações é conhecer o conceito de determinantes sociais da saúde (DSS), que ganha cada vez mais força no campo da saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os DSS podem ser definidos como “as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham”, aí incluídos fatores econômicos, ambientais e culturais, entre outros. A relevância dos DSS reflete o reconhecimento de que a saúde de um indivíduo ou de uma população é determinada por elementos que vão muito além do cuidado pessoal e que, por vezes, estão fora de seu raio de ação. A imagem a seguir, conhecida como Modelo de Dahlgren e Whitehead, ilustra esse conceito:  Esse modelo dispõe os DSS em diferentes camadas, acima das características individuais (idade, sexo e fatores hereditários). Ao se utilizar essa perspectiva, é possível perceber outros campos de atuação e reivindicação que tornariam o combate ao Aedes aegypti mais eficaz. Sabe-se, por exemplo, que as larvas do mosquito dependem do acúmulo de água parada para se desenvolverem. Serviços públicos essenciais, como saneamento básico e coleta de lixo, contribuem muito para a eliminação de criadouros, já que o fornecimento regular de água reduz a necessidade de reservatórios domésticos e a coleta de lixo não permite que objetos acumulem água. Por trás desses dois pontos, há a questão do planejamento urbano. O Aedes já foi considerado erradicado do país, mas o crescimento desorganizado das grandes cidades brasileiras permitiu que ele voltasse. Uma cidade que evolui de forma planejada é capaz de oferecer serviços e garantir direitos a sua população com mais facilidade e qualidade. O desequilíbrio ambiental e as consequentes mudanças climáticas são outros macrofatores relacionados a possíveis epidemias de dengue, zika e chikungunya. O aumento de temperatura e a maior ocorrência de fenômenos climáticos, como chuvas fortes, formam um cenário ideal para a proliferação do mosquito. Por isso, a educação ambiental tem importância fundamental. A mobilização da população e o incentivo a mudanças de comportamento, já feitos com frequência, também são imprescindíveis sob a ótica dos DSS. Representam oportunidades para trabalhar valores como a solidariedade, estimular o protagonismo juvenil e fortalecer os laços comunitários. A educação, com a função de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, é uma área estratégica para a realização de ações interssetoriais, como as listadas acima. Veja, abaixo, algumas produções da MultiRio que abordam determinantes sociais da saúde e explore maneiras de utilizá-las em sala de aula. Determinantes sociais da saúdeAquela Conversa - Enfrentando o Aedes Educação ambiental- Conceito & Ação – Educação e sustentabilidade- Educação em Rede – Educação ambiental Planejamento urbanoPensares - O futuro do urbano- Cidade Inteligente – Implicações urbanas do crescimento demográfico- Vozes da Cidade – Revitalização urbana Resíduos sólidos- Cidade Inteligente – A cidade e o lixo- Atitude Consciente – Coleta seletiva e Lixo Zero Mudanças climáticas- Cidade Inteligente – Mudanças climáticas globais e seus efeitos nas grandes cidades- Rio Resiliente – Mudanças climáticas Sustentabilidade- Vozes da Cidade – Desenvolvimento sustentável- Rio Resiliente – Áreas verdes urbanas Mobilização comunitária- Cidade Integrada – Revitalização e pertencimento- Aquela Conversa – Meu ambiente Protagonismo juvenil- Coletivamente – RAP da Saúde- Aquela Conversa – Protagonismo juvenil

Reportagens