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CONTEÚDOS
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Novembro Azul e Educação de Jovens e Adultos são temas da semana em #educa

Novembro Azul e Educação de Jovens e Adultos são temas da semana em #educa

07/11/2023

Os programas inéditos de #educa vão ao ar, ao vivo, às terças e quintas-feiras, às 12h30, na TV e no YouTube. Na plataforma, todos os episódios ficam disponíveis para ver e rever quando quiser.

Notícias

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MultiRio 30 anos, homenagem aos professores e letramento digital estão em #educa

MultiRio 30 anos, homenagem aos professores e letramento digital estão em #educa

01/11/2023

A série audiovisual da MultiRio traz especialistas de diversas áreas, em um bate-papo com a jornalista Flávia Lobo, e vai ao ar semanalmente com entrevistas inéditas, na TV e no YouTube.

Notícias

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MultiRio apresenta novidades a estudantes e professores da Rede no início do segundo semestre

MultiRio apresenta novidades a estudantes e professores da Rede no início do segundo semestre

03/08/2023

Conteúdos inéditos nos canais digitais, mais práticas da Rede nas séries audiovisuais, formação e materiais inspiradores para professores estarão disponíveis na volta a partir desta semana.

Notícias

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Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

28/11/2022

Os dois projetos da escola da Vila Kennedy surgem da necessidade do contato dos alunos com notícias e do estímulo ao protagonismo estudantil 

Andar

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Novidades na programação da MultiRio

Novidades na programação da MultiRio

14/05/2019

Nova faixa de exibição noturna e episódios inéditos impulsionam a grade.

Notícias

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Marcha das Minas

Marcha das Minas

15/02/2019

O clipe traz composição inédita da equipe da MultiRio para, aproveitando a época do carnaval, promover o respeito às mulheres em todas as épocas do ano.

Campanhas

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Olimpíada de História atrai alunos e professores

Olimpíada de História atrai alunos e professores

20/03/2017

Unicamp promove o estudo da disciplina, incluindo material inédito.

Olimpíadas curriculares

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O Rio, polo de cinema

O Rio, polo de cinema

31/10/2014

A vocação da cidade para a produção audiovisual começou nos primórdios da República e passou por estúdios como Cinédia, Atlântida...

Rio de Janeiro - História da Cidade

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Diagnose das famílias

Diagnose das famílias

17/11/2022

Nesta peça, Paula Vianna, diretora do EDI Professora Maria Cecília Ferreira, de Realengo, e a professora-adjunta de Educação Infantil Simone de Castro Oliveira da Silva, do mesmo EDI, conversam sobre o tema, falam de sua importância e destacam como a diagnose é necessária em situações corriqueiras, como uma febre ou a queda de uma criança na escola. O episódio foi gravado na E.M. Benedito Ottoni, no bairro do Maracanã, em abril de 2022.

Diz Aí, Família!

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VII SMEEEJA - Seminário Municipal das Escolas Exclusivas de Educação de Jovens e Adultos

VII SMEEEJA - Seminário Municipal das Escolas Exclusivas de Educação de Jovens e Adultos

26/11/2021

Tela de Diálogo 1: “Situações limites e inéditos viáveis”, parte integrante do Seminário Municipal das Escolas Exclusivas de Educação de Jovens e Adultos (VII SMEEEJA); Apresentação: professora Priscila Leal (SME/CREJA); Convidados: professor Maurício Chaves (Diretor CREJA), professora Margareth Magre (Diretora CEJA Maré), professora Grasiani Nepomuceno (Diretora CEJA Acari).

III Semana da EJA (2021)

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8ª CRE

8ª CRE

22/11/2021

Assista ao vídeo da 8ª CRE que faz parte da mostra da ExpoPeja. Parte integrante da III Semana da EJA Rio, em 2021, a XXII ExpoPeja apresenta a mostra "Cartas a Paulo Freire“. Créditos: 8ª CRE Ciep Vila Kennedy - Participantes: turmas 191, 151 e 152EM Henrique de Magalhaes - Participantes: carta coletivaEM Marechal Alcides Etchegoyen - Participantes: Maria Isabel Costa Santos EM General Tasso Fragoso - Participantes: Luanda AraujoCiep Professora Célia Martins Menna Barreto - Participantes: Vitoria de Oliveira SigoloCiep Padre Paulo - Participantes: Sem identificação e sem carta escritaCiep Marechal Júlio Caetano Horta Barbosa - Participantes: Alunos da Turma: 191Ciep Maestrina Chiquinha Gonzaga - Participantes: Alunos do Peja. Leitoras da Carta: Maria Sueli, Tatiane dos Reis, Lucileia SilvaCiep Frei Veloso - Participantes: Hellen Bianca de Oliveira da SilvaCiep Thomas Jefferson - Participantes: alunos do Peja

XXII ExpoPeja - Cartas a Paulo Freire

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Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

16/11/2020

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

II Semana do Peja (2020)

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Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

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O papel transformador das universidades

O papel transformador das universidades

02/09/2019

O reitor da Unirio, Ricardo Cardoso, doutor em Ciências Biológicas, e o vice-reitor da mesma instituição, Benedito Fonseca, doutor em Sociologia, falam sobre o papel da universidade no século XXI e sobre como anda a formação de pesquisadores no país e a atualização dos cursos frente a um mercado de trabalho em constante transformação.

#educa

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Cinema na escola

Cinema na escola

04/07/2018

Como o cinema pode contribuir para a aprendizagem e ajudar no desenvolvimento de diversas habilidades. Elisabete Bullara, secretária-executiva do Cineduc - Cinema e Educação, e Lidia Santos Arruda, professora de História da E.M. Grécia (4ª CRE), falam sobre a importância de se trabalhar a linguagem audiovisual com os alunos.

#educa

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Mediação de conflito na escola

Mediação de conflito na escola

20/07/2017

Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes, em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.

#educa