Nos países dos grupos C e D da Copa do Mundo, encontramos o berço da cultura ocidental, aquele que criou os Jogos Olímpicos, o futebol e o que tem duas capitais. Em um deles se localiza a ilha que serviu de cenário para o filme Jurassic Park. E se você pensa que o biquíni foi inventado pelos franceses, na década de 1940, saiba que mulheres de um outro lugar já haviam usado essa peça do vestuário vários séculos antes. Ficou intrigado? Então, saiba mais sobre essas e muitas outras curiosidades!
Colômbia – O país é um pouco menor que o Pará e tem cerca de 46 milhões de habitantes, maior que a do estado de São Paulo. Banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico e com grande parte de seu território atravessado pela Cordilheira dos Andes e Floresta Amazônica, destaca-se por abrigar uma das maiores biodiversidades do planeta. O carnaval da cidade portuária de Barranquilla foi declarado patrimônio cultural da humanidade, sendo sua principal atração a carruagem da rainha, que passa jogando flores no público. Maior produtora de esmeraldas do mundo, a Colômbia também tem a mais alta cadeia de montanhas costeiras da Terra: a Serra Nevada de Santa Marta, às margens do Caribe. De suas praias de águas cálidas se pode avistar os picos de Colón e Bolívar, com neves eternas e mais de 5.770 metros de altura.
Na parte recoberta por selva tropical dessa serra se encontra a Cidade Perdida, que surpreende pelo seu complexo sistema de canais e platôs em forma de anéis. Descoberta em 1976 e situada numa área de difícil acesso, foi construída no século VIII e se constituiu no centro urbano mais importante dos índios tayronas. Na Cordilheira dos Andes, ao sul do país, há também o Parque Arqueológico de San Agustín, com dezenas de tumbas e cerca de 500 estátuas funerárias de até quatro metros, que teriam sido esculpidas entre os séculos VI e XIV por uma civilização desconhecida e desaparecida.
Grécia – Com território pouco menor que o do Amapá e com uma população de cerca de 11 milhões de pessoas, praticamente igual à do Rio Grande do Sul, o país é considerado o berço da civilização ocidental. Localizado ao sul da Cordilheira dos Bálcãs, tem um relevo montanhoso – com muitos cânions, incluindo o de Gorge, o segundo mais profundo do mundo – e é banhado pelos mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu, onde se encontram suas quase 2 mil ilhas, entre elas Creta (onde cresceu Zeus e viveu o Minotauro, segundo a mitologia) e Rodes (onde foi erguida uma colossal estátua de 30 metros, feita em bronze, em honra a Hélio, o deus do sol).
Após viverem o apogeu no século V a.C., as cidades gregas começaram a ser dominadas pelos romanos a partir de 146 a.C. Incorporadas ao Império Bizantino (o Império Romano do Oriente) até sua queda diante dos turco-otomanos, em 1453, ficaram sob esse novo domínio até 1821, quando venceram a primeira batalha em prol da independência. Em 1896, Atenas, capital do país, sediou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da modernidade. Na Antiguidade, a cidade grega de Olímpia promoveu os jogos entre 776 a.C a 393 d.C., quando eles foram proibidos pelo imperador Teodósio I, por serem considerados um evento pagão.
Costa do Marfim – Com duas capitais, Abidjan (sede do governo) e Yamoussouko (sede administrativa), esse país teve seu nome dado pelos portugueses, que iniciaram na região, no fim do século XV, o comércio de marfim e, posteriormente, o de escravos. Os franceses chegaram pouco depois e, no século XIX, celebraram uma política de pactos com os chefes locais a fim de estabelecer uma colônia, objetivo que foi atingido em 1893.
Em meio aos movimentos de libertação que surgiram na África após a Segunda Guerra Mundial, a França designou, para conduzir o processo de independência, concluído em 1960, Félix Houphouët-Boigny – escolhido presidente, ele aprovou uma constituição que lhe dava plenos poderes, tendo ficado à frente do país até 1993, quando morreu. Durante seu longo mandato, ordenou que se construísse em sua cidade natal, Yamoussouko, o maior templo religioso do mundo, segundo o Guiness: a Basílica de Nossa Senhora da Paz, uma cópia ampliada da Basílica de São Pedro. O país do craque futebolístico Didier Drogba é, hoje, o maior produtor de cacau do mundo, tem quase o mesmo tamanho do Maranhão e uma população parecida com a de Minas Gerais – pouco mais de 20 milhões de habitantes.
Japão – Os mangás e animés são, hoje, a maior expressão da cultura pop desse país obcecado por tecnologia. Não se espante se, ao entrar em um banheiro público – eles são muito comuns por lá –, a tampa do vaso sanitário abrir e fechar automaticamente e a descarga se acionar por meio de sensores. Com uma cultura de tradição milenar, seus primeiros habitantes chegaram por lá há mais de 30 mil anos. Suas várias regiões e as mais de 6 mil ilhas só foram unificadas no século IV d.C. pelo clã Yamato, que, cem anos depois, invadiu a Coreia, assimilando muito de sua cultura.
A Terra do Sol Nascente manteve-se relativamente isolada do resto do mundo até meados do século XIX, quando os xoguns (espécie de senhores feudais) e os samurais (a aristocracia militar) cederam às potências ocidentais, que pressionavam pela abertura econômica do país. O território japonês – localizado sobre três placas tectônicas que, quando se chocam, provocam violentos abalos sísmicos – é mais ou menos do tamanho do Mato Grosso do Sul, mas sua população, acima de 127 milhões de habitantes, é quase 50 vezes maior que a desse estado.
Uruguai – Entre os participantes da Copa do Mundo, é o país de menor população – em torno de 3,3 milhões de habitantes, distribuídos em um território pouco maior que o do Paraná. Na capital, Montevidéu, acontece o carnaval mais longo do mundo: começa no último sábado de janeiro e prolonga-se, muitas vezes, até boa parte de março. O tango, ritmo associado à Argentina, e Carlos Gardel, maior cantor desse gênero musical, teriam nascido no Uruguai, segundo vários pesquisadores. Mas há controvérsias. Os dois países, na verdade, compartilham muitas características culturais típicas da região do Rio da Prata, como o ritmo do candombe e iguarias como o alfajor e a parrijada (prato parecido com o churrasco), só para citar alguns exemplos. O Uruguai – que já pertenceu ao Brasil, com o nome de Província Cisplatina, entre 1817 e 1825 – também sofre cada vez mais influência cultural de nosso país. Na região fronteiriça, seus habitantes já falam um “verdadeiro” portunhol, tanto que, no país, tornou-se obrigatório o ensino de português a partir da 6ª série.
Costa Rica – Com uma população de cerca de 5 milhões de habitantes e um território pouco menor que o do Rio Grande do Norte, o país tem um prato típico que soa muito familiar aos cariocas: o arroz com feijão preto. Colonizado pelos espanhóis a partir de 1502, quando Cristóvão Colombo lá chegou, teve a independência proclamada em 1821, mas como um território do México. O país que aboliu o exército há quase 70 anos pertenceu, entre 1824 e 1838, aos Estados Unidos da América Central, uma federação que também incluía as repúblicas de El Salvador, Honduras, Nicarágua e Guatemala.
Banhada pelos oceanos Atlântico e Pacífico, a Costa Rica é atravessada pelas cordilheiras de Guanacaste e Talamanca (ladeadas por planícies costeiras) e concentra o maior número de espécies de orquídeas do planeta. Pertence a seu território a Ilha de Cocos, localizada na costa pacífica e declarada patrimônio natural da humanidade pela Unesco. Com um ecossistema único, tido como um elo perdido entre os dias atuais e o período jurássico, não por acaso foi o cenário escolhido por Steven Spielberg para rodar o filme Jurassic Park.
Inglaterra – O monumento de Stonehenge, erguido por volta de 2.500 a.C., é o marco histórico mais antigo do país da Revolução Industrial, da criação do pensamento liberal, da invenção do futebol, do lançamento da minissaia, dos Beatles, de Shakespeare e de muitos outros gênios da literatura. Foi também a Inglaterra que criou o primeiro parlamento representativo da história. É que, no início do século XIII, o Conselho dos Nobres impôs ao rei João Sem Terra uma Carta Magna que limitava seus poderes. O aumento de impostos, por exemplo, só poderia ser sancionado com a aprovação deles. A Inglaterra foi, ainda, a primeira monarquia da Europa Ocidental a romper com a Igreja Católica e a instaurar o divórcio – fatos que ocorreram no século XVI, durante o reinado de Henrique VIII.
A capital inglesa, Londres, é a sede do Reino Unido – também constituído pela Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, além de 14 territórios ultramarinos remanescentes do Império Britânico, que, no seu auge, possuía quase um quarto da superfície terrestre. Uma das comidas mais típicas do país é o fish and chips (peixe e batata frita), não raro servidos em um cone feito de folha de jornal. A Inglaterra é pouco menor que o Amapá e tem 53 milhões de habitantes, o equivalente à população dos estados de São Paulo e Paraná juntos.
Itália – Roma, a capital italiana, foi durante séculos o centro político e religioso da civilização ocidental, primeiro como sede do Império Romano e, depois, da Santa Sé. No século XV, voltou a impactar a Europa com seu movimento renascentista, que questionou a versão de mundo da Igreja Católica de que a Terra era o centro do universo, instaurando novos paradigmas nas artes e no conhecimento. Fragmentada em vários reinos desde as invasões dos bárbaros, no século IV, a Itália foi unificada, em 1861, sob o comando do rei da Sardenha, Vitor Emanuel II, da Casa de Saboia. A cor símbolo dessa dinastia, o azul, inspirou a camiseta da Squadra Azurra, como é chamada a seleção do país.
Reza a lenda que foi o mercador veneziano Marco Polo (1254-1324) que trouxe a massa da China, em uma de suas viagens pela Rota da Seda. Mas, na literatura da Roma Antiga, há descrições do século I a.C. que falam sobre o lixuae, o ancestral do nhoque de hoje, assim como, no século I d.C., há registros que se referem a um prato bem parecido com a atual lasanha. Os historiadores creem, contudo, que a iguaria só se popularizou na Itália a partir do século IX, com as invasões dos árabes, que haviam desenvolvido a tecnologia de produção da massa seca, fundamental à sua conservação. Os italianos também criaram o primeiro biquíni de que se tem registro na história. Afrescos do século III d.C. mostram mulheres sicilianas praticando esportes com essa peça do vestuário. A Itália é pouco menor que o Maranhão e tem uma população de cerca de 60 milhões de habitantes, quatro vezes maior que a da Bahia.