Quando recebeu um exemplar da revista Entre Jovens (produzida pela MultiRio) na E. M. Estado de Israel (8ª CRE), em Realengo, a professora de História Viviane Bomfim se entusiasmou com a possibilidade de levar o material para a sala de aula e utilizá-lo junto com os alunos do 9º ano. “É uma revista interativa, colorida, com uma linguagem jovem e muitos passatempos. Não queria que os alunos deixassem de lado ou corressem o risco de não aproveitar os conteúdos abordados”.
Assim, professora e alunos leram a revista, discutiram os assuntos e destacaram os temas mais interessantes e curiosos. A partir disso, a proposta de Viviane foi a de que eles construíssem cartazes contemplando esses conteúdos, para expor nos corredores da escola. “Pedi que transformassem as reportagens em cartazes atrativos, para todos quererem abrir e ler. Eles usaram a criatividade para dar visibilidade à publicação e fazer com que outras crianças e adolescentes valorizassem o material.”
Segundo a professora, os temas que fizeram mais sucesso entre os alunos foram “Invenções cariocas no futebol”; “Pelos bairros da cidade”, com curiosidades sobre a história dos bairros; e a seção “O Rio de ontem e o Rio de hoje”, que traz fotografias de lugares específicos da cidade no passado e atualmente.
Por dentro da história da cidade
Ao trabalhar conteúdos de História Contemporânea, a professora Viviane busca sempre fazer uma ponte com a atualidade. “As fotografias e a linguagem da revista me ajudaram a desenvolver assuntos como tempo e espaço histórico, e como a intervenção humana muda os espaços e as relações”, conta.
Outra questão destacada por Viviane é a importância de, ao falar da História do Rio, contemplar diferentes bairros cariocas. “O livro didático fica muito preso ao centro do Rio, fazendo parecer que o lugar onde eles moram não tem história. Levar informações e curiosidades é também resgatar essa história”, conclui.
As revistas
A revista Entre Jovens é destinada a alunos do 2º segmento, enquanto a revista O Tagarela tem como foco o 1º segmento. Essas edições, distribuídas no início deste ano, contemplaram as comemorações pelos 450 anos da cidade. Ambas podem ser visualizadas e baixadas na Midiateca do Portal MultiRio.