ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação
08 Dezembro 2023 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
GET Coelho Neto (Foto: Larissa Altoé)

O Ginásio Educacional Tecnológico Coelho Neto é uma “escola viva”, nas palavras do diretor Mário Souza. Entre as suas iniciativas para despertar o interesse de crianças e adolescentes está a promoção de uma feira que expõe tecnologias contemporâneas, como óculos 3D e bola robô (Sphero) controlada via bluetooth.

A feira, que está na segunda edição, envolve estudantes de diversas escolas da 6ª CRE e é também o momento dos estudantes exporem o trabalho realizado no cotidiano escolar, seja em robótica, cultura maker ou midiaeducação, entre outros.

Em 2023, a feira aconteceu em 1º de dezembro. Na parte da manhã, recebeu em sua maioria estudantes do ensino fundamental II e, na parte da tarde, alunos do fundamental I.

Todos conheceram de perto, por exemplo, como se faz um podcast com a equipe do PodCarlos, que entrevistou estudantes, professores, o diretor do GET Coelho Neto e o coordenador da 6ª CRE. A equipe de estudantes do PodCarlos fez uma verdadeira cobertura do evento. Eles são estudantes da Escola Municipal Emílio Carlos, do bairro de Guadalupe. A “resenha”, como chamaram a cobertura, está disponível no canal deles no YouTube.

David Moura, coordenador da 6ª CRE, ressaltou a importância da feira tecnológica como “um momento especial, no qual os estudantes exibem suas produções e experimentam novas possibilidades”.

MultiRio ofereceu oficina sobre circuito elétrico

Oficina Brilha, Vagalume, da MultiRio (Foto Larissa Altoé)


A MultiRio esteve presente na feira com a oficina “Brilha, vagalume”, na qual estudantes criaram vaga-lumes com cartolina, papel crepom, lápis de cor, fita adesiva, entre outros materiais. Para acender a luz que caracteriza o vaga-lume, os estudantes usaram uma bateria de lítio 9 volts e led, aprendendo que um circuito elétrico simples produz luz. Dessa maneira, exercitaram a criatividade e a cultura maker, ou seja, a produção com as próprias mãos.

Spiner feito com sucata por estudantes do GET Max Fleiuss (Foto: Larissa Altoé)

A oficina do GET Max Fleiuss, do bairro da Pavuna, ensinou a produzir spiner, uma espécie de pião contemporâneo que a garotada adora. A criação do spiner utilizava materiais reciclados: CD, tampinha de garrafa e bolinha de gude. Na sala, também havia a exposição de trabalhos desenvolvidos no colaboratório da unidade, como um carrossel movido a pilha e acessórios de inspiração afro.


A feira se estendeu por todo o GET Coelho Neto, onde cada sala revelava uma proposta: além das já citadas, houve criação para Tik Tok e diferentes tipos de games em computadores. A professora de ciências Lays Oliveira, da Escola Municipal Charles Anderson Weaver, reforçou que se trata de uma experiência imperdível para a turma.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp