ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Seis mulheres que marcaram a História da África
02 Setembro 2021 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Njinga Mbande retratada em material da série Mulheres na História de África, da Unesco
Njinga Mbande retratada em material da série Mulheres na História de África, da Unesco. O conteúdo está disponível para download gratuito (Imagem: Unesco/ Creative Commons)

A História da África – conteúdo previsto na Lei N.º 11.645/2008 – é repleta de mulheres que tiveram grande importância e, até hoje, são símbolos de resistência e consideradas heroínas nacionais nos países onde viveram, como na Nigéria, em Angola, em Gana, na Argélia, na África do Sul e em Madagascar.

Rainhas, guerreiras e importantes lideranças de seus povos, elas conquistaram poder e respeito, romperam tradições e lutaram contra invasores europeus.

Pouco se sabe sobre o nascimento e a infância de grande parte delas. Diversas histórias são fruto da tradição oral e muitas informações não são unanimidade entre pesquisadores e historiadores.

Além disso, há distorções na história contada por colonizadores europeus, especialmente no que se refere a mulheres que tiveram papel de destaque na resistência ao avanço do imperialismo.

No entanto, pesquisas sobre a História da África apontam que personagens femininas foram preponderantes em muitas sociedades antigas do continente.

Confira a trajetória de seis grandes mulheres que marcaram a História do continente africano: Amina, Nzinga, Yaa Asantewaa, Dihya (Kahina), Ranavalona I e Nandi ka Bhebhe.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp