ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

No Compasso da História
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Clique aqui para baixar esta publicação em PDF
A trajetória política, econômica e social do país relacionada à produção musical nacional. Promove o diálogo entre música e História do Brasil.

Sumário

• Raízes indígenas

A história a partir da relação entre índios e brancos; os primeiros habitantes; a chegada de Pedro Álvares Cabral; as capitanias hereditárias; as missões dos jesuítas no Brasil Colônia; o indigenismo romântico de Gonçalves Dias; a República e a atuação do Marechal Rondon; a contribuição do índio à cultura brasileira.

• Raízes africanas – Capoeira, mungunzá e valentia

A civilização começou aqui; a escravidão é mais antiga do que imaginamos; Portugal recebeu permissão do papa para escravizar; duas religiões se encontraram no Novo Mundo; a luta dos quilombos pela liberdade; e a Inglaterra decidiu acabar com a escravidão; capoeira, a dança que é luta; a África que entrou pela boca do Brasil; o samba e suas variações – no fim, todo o mundo dança; as artes plásticas se descolaram da religião; a importância do legado africano na cultura brasileira.

Ouro em Minas

O ouro brasileiro levou mais de cem anos para ser encontrado; bandeirantes paulistas rasgaram o sertão em busca de pepitas, pedras preciosas e escravos; o surgimento de Vila Rica; a arte religiosa; Aleijadinho: o que reluz é sua obra; Chico Rei e Chica da Silva: como escapar à escravidão; o ouro brasileiro capitalizou a Inglaterra; Inconfidência Mineira, o primeiro esboço de liberdade; Tiradentes, o herói obscuro, é reabilitado; modernistas reconhecem no barroco mineiro o começo da formação de uma arte nacional e, em consequência, de uma identidade nacional.

1808: Era no tempo do rei

D. João VI engana Napoleão e foge com a Corte para o Brasil; a chegada a Salvador e a abertura dos portos; o Rio de Janeiro se adapta para receber tanta gente; as missões que trazem beleza e ciência; Portugal exige a volta de D. João VI; D. Pedro, de príncipe regente a imperador; a Bahia derrama seu sangue pela independência; portugueses e brasileiros em confronto; a abdicação de D. Pedro: o Brasil a caminho do Segundo Reinado.

1808: O Segundo Reinado                       

Enquanto o imperador não cresce, os regentes governam; as revoltas inflamam o país de norte a sul; Revolução Farroupilha, dez anos de luta; D. Pedro II e a maioridade aos 14 anos; o café é o novo eldorado; o Brasil em busca de si mesmo; o imperador que amava as ciências e as artes; a Guerra do Paraguai; a Abolição acelera a chegada da República.

1889: Nasce a República – A alma encantadora das ruas

O Império chega ao fim; a República instala-se sob o domínio das oligarquias; de Norte a Sul, as muitas revoltas contra o poder central; Chiquinha Gonzaga desafia as convenções e leva a folia até o Palácio do Catete; o carnaval das ruas e das casas: do entrudo aos bailes de máscaras; o “velho” Rio de Janeiro é demolido para dar passagem ao progresso; a cidade ganha seu cronista mais atento: João do Rio; o ciclo da borracha – 30 anos de opulência na Amazônia.

1889: Nasce a República – Do samba ao modernismo

O poder estadual dava as cartas no começo da República; jovens e rebeldes: os tenentes queriam um novo Brasil; as duas almas do Rio de Janeiro; Nazareth, o mestre do choro; o doce mestre Pixinguinha; João da Baiana apresentou o pandeiro; Donga, o polêmico pai do samba; o samba-passarinho de Sinhô; São Paulo puxou a locomotiva modernista; a República Velha se despediu.

Era Vargas 1 – A Era do Rádio

As grandes transformações urbanas no Rio de Janeiro, então capital federal, prepararam a cidade para um novo tempo; a Semana de Arte Moderna de 1922; Ademar Casé, o homem que “inventou” a Era do Rádio; Getúlio Vargas e a Revolução de 1930; o ditador descobriu o poder do rádio; o Estado Novo e o controle social da comunicação e da cultura; da exaltação do trabalhador ao sucesso dos “malandros”.

Era Vargas 2 – A política da boa vizinhança

Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o Brasil viveu um momento de exuberância artística; entre as grandes estrelas, a que mais brilhava era Carmen Miranda; o conflito na Europa começou, mas Getúlio optou pela neutralidade; os Estados Unidos implementaram uma política de boa vizinhança: o cinema promoveu o american way of life; Villa-Lobos, o gênio que trafegou do erudito ao popular; o Brasil declarou guerra ao Eixo, e, com a vitória dos Aliados, também chegava ao fim a Era Vargas; o baião conquistou o país e o mundo; o presidente Dutra proibiu o jogo, fechou os cassinos e encerrou um período de nossa história cultural.

Anos 50 – De Getúlio a JK

Getúlio Vargas em seu último mandato como presidente da República; Copa do Mundo de 1950: a festa acabou em tristeza; Vargas “saiu da vida para entrar na História”; Juscelino Kubitschek, o presidente bossa-nova; do samba-canção às boates de Copacabana; a cultura brasileira encontrou seu espaço; começou a era da TV; Pelé e Garrincha: com eles, ganhamos a Copa; Brasília, um sonho de séculos, virou realidade; o cinema brasileiro preparou uma revolução; o alto preço dos anos JK.

É sal, é sol, é sul

Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto: a “santíssima trindade” da nova música brasileira; no país da bossa nova, o rock mostrou a sua cara; Jânio Quadros, o presidente que desistiu de presidir; a bossa nova saiu dos apartamentos da zona sul para conquistar o mundo; Jango e a luta para assumir a presidência; o Brasil conquistou o bicampeonato na Copa do Mundo do Chile; o Beco das Garrafas, o endereço da bossa; os últimos dias de Jango; o golpe de 1964 chegou para ficar.

Este mundo é meu

Nos anos 1960, os brasileiros sonharam com um país justo e democrático e lutaram pela sua construção; o fim do governo João Goulart e o golpe militar de 1964; reforma ou revolução; a resistência da arte ao fechamento político; o movimento estudantil, os festivais da canção.

Tropicália

O ano de 1968 foi um dos mais intensos na história do século XX; uma rebelião começou na França e se espalhou por muitos países; no Brasil, o movimento estudantil; a Passeata dos Cem Mil: artistas e jovens nas ruas de mãos dadas; o nascimento do Tropicalismo, o movimento que queria acabar com todos os outros movimentos; o sonho parecia ter acabado, mas continuou.

Ninguém segura este país

Costa e Silva, o presidente do AI-5, não terminou o mandato; a censura tenta manter os artistas longe da política; Elis Regina, a gaúcha que conquistou o Brasil; Médici: a ditadura em seu momento mais duro; as feras do Saldanha e o tri no México; Simonal, o astro de brilho efêmero; Geisel e a abertura lenta, gradual e segura; Chico Buarque dribla os censores; Figueiredo, o último general encerra o ciclo militar.

Que país é este?

Com a anistia e o fim da censura à imprensa e às letras de músicas, começou a redemocratização; o brasileiro voltou a votar para presidente da República; Fernando Collor de Mello foi eleito, mas denúncias de corrupção o levaram a renunciar; a transição com Itamar Franco; a eleição de Fernando Henrique Cardoso; nas artes visuais, a explosão colorida da Geração 80; na música, o vigor e a poesia do rock brasileiro; o cinema nacional, depois de grande baque, ressurgiu das cinzas.

A série na TV

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp