Professores, coordenadores pedagógicos e gerentes das Coordenadorias Regionais de Educação da rede municipal do Rio de Janeiro participaram, nesta sexta-feira (28), do Encontro de Formação da Andar – Agência de Notícias dos Alunos da Rede. Realizado na sede da Empresa Municipal de Multimeios (MultiRio), o encontro marcou o início das atividades do projeto em 2025, fortalecendo o trabalho desenvolvido nas escolas com foco na produção de conteúdo, no protagonismo estudantil e na escuta ativa entre alunos, educadores e comunidade.
Com metodologia própria, a Andar transforma as escolas em espaços de produção jornalística, artística e audiovisual, onde os estudantes atuam como repórteres, editores e produtores, sempre com acompanhamento pedagógico e curadoria da MultiRio. A proposta desenvolve habilidades de leitura crítica, expressão e colaboração, promovendo a participação ativa dos alunos na vida escolar e nos territórios.
Durante a abertura, a presidente da MultiRio, Maíra Moares, agradeceu a presença dos participantes e destacou o valor simbólico e estratégico da iniciativa. “A Andar é uma iniciativa pela qual temos muito carinho, porque traduz os valores da MultiRio. Vai além da educação midiática e promove uma transformação nos olhares das crianças, dos professores e da própria escola. Foi o primeiro projeto com o qual tive contato ao chegar à empresa, e, desde o início, ficou evidente que se trata de uma prioridade. Ao longo de 2024, acompanhei de perto essa transformação — tanto nas visitas às escolas quanto em grandes eventos, como o G20, onde reencontrei alguns dos repórteres mirins. Neste ano, a Andar segue como prioridade, com novas perspectivas e uma proposta ainda mais amadurecida”, destacou Maíra Moraes, presidente da MultiRio.
A programação contou com um balanço das ações realizadas em 2024, apresentação das novas diretrizes e competências para o ano, oficinas práticas e troca de experiências entre os participantes. A proposta é que os encontros formativos da Andar continuem sendo realizados semestralmente ao longo do ano.
A professora e coordenadora Priscila Portela d' Oliveira, da Escola Municipal Madrid, que participou da formação, relatou os efeitos do projeto em sua escola. “Ver o progresso dos alunos é emocionante. Eles se tornam mais comunicativos, confiantes e interessados. A gente vê a transformação acontecendo. E vai além dos muros da escola — quando a gente conhece as famílias, cria uma intimidade que fortalece ainda mais o nosso trabalho”, ressaltou a educadora.
Neste ano, a Andar continua como uma das iniciativas prioritárias da MultiRio, com novos conteúdos, formações online, materiais complementares e estratégias de apoio às unidades escolares. As ações e publicações podem ser acompanhadas pela plataforma oficial multi.rio/andar e pelas redes sociais da MultiRio, no perfil @andarnarede.