MultiRio comemora 29 anos com projetos em cultura digital para Rede Municipal do Rio de Janeiro
17 Outubro 2022 | Por Adriana Nascimento

O Projeto de Desenvolvimento da Cultura Digital é articulado com as estratégias e metas da SME e reúne várias ações voltadas para estudantes e professores. (Foto: Ana Clara Schwartz/SME)

Curso de formação, autoavaliação on-line, oficinas itinerantes, agência de notícias, plataforma de boas práticas e rede de diálogo são algumas das ações que, em seu conjunto, marcam o aniversário de 29 anos da MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios. Comemorada neste 18 de outubro, a ocasião está conectada com o desenvolvimento da cultura digital na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Abrindo a contagem regressiva para o 30º aniversário da MultiRio - a Empresa completará três décadas de existência em 2023 -, a ocasião consolida os esforços do seu atual planejamento estratégico. O Projeto de Desenvolvimento da Cultura Digital, lançado este ano, é articulado com as estratégias e metas da Secretaria Municipal de Educação e reúne várias ações voltadas para estudantes e professores.

Diante das diretrizes curriculares que tratam da utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação, o conjunto de ações do Projeto de Desenvolvimento da Cultura Digital busca promover a apropriação crítica e criativa das diferentes mídias e de suas linguagens. Confira algumas ações em andamento que fazem parte desse guarda-chuva:

Impressões Digitais: disponível para todos os professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, a ferramenta on-line se propõe a identificar os níveis de apropriação e desenvolvimento de práticas em cultura digital entre esses profissionais. O diagnóstico pode ser acessado em www.multi.rio/impressoesdigitais até 31 de outubro.

A Escola na Cultura Digital: o curso de formação, realizado por meio da plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire (EPF), busca contribuir para a qualificação da ação docente, na perspectiva midiaeducativa. As aulas da primeira turma já estão em andamento. Novas inscrições serão abertas em 2023.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede: o projeto busca formar uma rede de trocas e colaboração em torno da produção de notícias estudantil, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal, e estimulando novas práticas. Nesta primeira fase, são 11 as iniciativas escolares participantes desta primeira fase, de unidades espalhadas por toda a cidade.

MultiRio Itinerante: o segundo ciclo de oficinas itinerantes, em um giro pelas 11 Coordenadorias Regionais de Educação da cidade, volta com os recursos pedagógicos do projeto multiplataforma Meias Aventuras (www.multi.rio/meiasaventuras) e tem como público, especialmente, professores regentes de Sala de Leitura e de Sala de Recursos.

Cartografias de Boas Práticas da Rede: mapa digital interativo da cidade que mostrará experiências exitosas das escolas cariocas que apresentem potencial de multiplicação na Rede Municipal do Rio. O lançamento está previsto para final de outubro.

Rede Educação e Cultura Digital: rede de pesquisa e proposições com representantes de diferentes setores da sociedade, como ONGs, instituições de educação e grupos de pesquisa. Está em fase de constituição e busca investigar práticas e debates sobre a cultura digital na escola pública.

Sobre a MultiRio

Criada em 18 de outubro de 1993, a MultiRio tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve ações e produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à Rede Pública Municipal de Ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais.