Linguagem de programação Scratch é tema de formação mão na massa nas escolas
19 Março 2024 | Por Adriana Nascimento

Scratch corpo noticia

Está sendo realizado, com todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da Secretaria Municipal de Educação, um primeiro ciclo de formações presenciais voltadas para os professores integradores no Colaboratório dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET). Nesta primeira etapa, o tema da formação mão na massa é a linguagem de programação Scratch. O ciclo termina no início de abril e passa por diversos GETs, que recebem professores de unidades escolares das diversas CREs. O encontro inicial foi no dia 6 de março, no GET Elza Soares (3ª CRE), no Rocha, em atendimento às 1ª e 3ª CREs. As formações oferecidas pela Secretaria acontecem em colaboração entre a Subsecretaria de Ensino e a MultiRio.

Durante a formação, os professores integradores no Colaboratório (PIC) conhecerão mais sobre linguagem de programação e o Scratch, integração do Scratch com o Arduino e realizarão atividades práticas. Em sequência, nos próximos meses, serão oferecidas formações sobre robótica com Micro:bit e Arduino, e modelagem e impressão 3D. O conjunto das formações que acontecerão ao longo do ano busca enriquecer a qualificação aos diferentes atores do Programa GET - professores articuladores, PICs e equipes gestoras -, disponibilizando também à toda a Rede Municipal do Rio os materiais e outros recursos, como cursos EaD, voltados a contribuir para o trabalho docente na abordagem STEAM.