ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais
Movimento Sextou: a escola como lugar de felicidades
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM O'higgins - 8ª CRE
Rua Bombaim S/nº - Bangu
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Moisés Machado Nascimento Glória
Moisés Machado é professor (SME-RJ), pedagogo, músico, escritor, poeta, especialista em Educação e pós-graduando em História da África e da Diáspora Atlântica.
Vencedor do 1°Premio Nacional Perestroika de criatividade docente pelo Movimento Sextou (@movimentosextou) – em que utiliza a música, as brincadeiras, as dinâmicas e o cinema no processo de ensino-aprendizagem com os alunos.
Põe em prática a lei 10.639/03 propondo em sala de aula práticas antirracistas efetivas por meio do ensino da história e geografia africanas, da evidência de figuras pretas importantes na história nacional e internacional e da valorização da cultura favelada.
Como escritor, publicou seus textos em duas antologias intituladas "Sentindo na pele"(contos) e "A poética da resistência"(poemas).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor PEF
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
5º ano
OBJETIVOS
O Movimento Sextou é uma iniciativa que visa, por meio da música, das brincadeiras e do cinema, tornar o espaço da escola um ambiente de felicidades, onde o aluno sente prazer e motivação em estar, sendo ele o protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Tem como objetivo inicial diminuir a evasão escolar e objetivo final, processual, formar um cidadão crítico, que atue na sociedade como um ser transformador, que saiba lidar com temas urgentes como o antirracismo, o feminismo, a intolerância religiosa, as Fake News e a sustentabilidade.
HABILIDADES
4º ano - Artes Visuais - Educação Física: Participar de jogos e brincadeiras de forma individual, coletiva e inclusiva. Identificar diferenças de habilidade motora, gênero, idade e força, já começando a demonstrar uma postura cooperativa e solidária. Artes Cênicas: Identificar possibilidades cênicas em texto não teatral, em imagens visuais e em composições sonoras.
4º ano - Artes Visuais - Identificar as formas distintas das artes visuais, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético
4º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
4º ano - Ciências - Identificar alternativas de CONSUMO CONSCIENTE dos materiais utilizados na escola ou no seu cotidiano.
4º ano - História - Identificar fatos da vida cotidiana, usando uma base temporal (antes, durante, ao mesmo tempo e depois) nos diferentes espaços que frequenta.
4º ano - História - Perceber as diferenças entre os espaços públicos, privados e as áreas de preservação ambiental no contexto de sua comunidade, bairro, cidade ou município.
4º ano - Língua Portuguesa - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
4º ano - Língua Portuguesa - Inferir em diferentes gêneros textuais, informações implícitas.
4º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais.
4º ano - Língua Portuguesa - Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto.
4º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos individual e coletivamente, com uma sequência lógico -temporal ( início, meio, fim, passado, presente e futuro), observando os elementos que compõem a narrativa.
4º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos estruturais de texto em versos (verso, estrofe, rima, ritmo etc).
5º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
5º ano - Educação Física - Demostrar atitude de respeito e socialização em jogos cooperativos,. Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena. Participar de jogos e brincadeiras, de forma individual e coletiva, Identificardiferenças de habilidade motora, gênero, idade, força, já começando a demonstrar uma postura cooperativa e solidária
5º ano - História - Compreender o conceito de cidadania e dos direitos humanos como conquistas históricas construídas socialmente, buscando aproximar esses temas com exemplos da realidade cotidiana do estado do rio de janeiro.
5º ano - História - Valorizar o respeito à diversidade e à pluralidade da sociedade brasileira, buscando exemplo de aplicação desses pressupostos no cotidiano da vida social e escolar.
5º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
5º ano - Língua Portuguesa - Identificar relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por recursos coesivos articuladores de relações de sentido (tempo, lugar, causa, dúvida, comparação, conclusão).
5º ano - Matemática - Elaborar e resolver situações-problema com números naturais, envolvendo as operações de adição e subtração e suas diferentes ideias: juntar, acrescentar, tirar, completar e comparar.
5º ano - Matemática - Resolver e elaborar situações-problemas do cotidiano com números naturais, envolvendo os diferentes significados das operações. Adição (juntar e acrescentar), subtração (retirar, comparar e completar), multiplicação (soma de parcelas iguais, retangular e combinatória) e divisão (distribuição e medida).
5º ano - Matemática - Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo os diferentes significados das operações.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2021 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Publico envolvido

O público envolvido são crianças na faixa etária de 9 à 11 anos. O trabalho não impacta apenas aos alunos, mas também os responsáveis, a exemplo do “Sextou com sustentabilidade” (relatado com detalhes em um documento enviado em anexo).

Metodologia aplicada

O Movimento Sextou tem como meta transformar a sala de aula a sala de aula em um lugar em que a criança seja protagonista, onde ela enxerga elementos da sua cultura, como o pagode, o samba, a MPB, os filmes, as dinâmicas e as brincadeiras. O repertório não se atém ao que é conhecido pelos pequenos, mas também traz novos elementos para aumentar os seus repertórios culturais.

O Sextou aborda temáticas importantes do dia a dia dos alunos como o antirracismo, o feminismo, as Fake News, a intolerância religiosa, a educação socio-emocional e a sustentabilidade.

O Movimento ocorre às sextas-feiras do mês após alguns dias de tarefas escolares semanais. Funciona também como uma revisão de todo o conteúdo trabalhado num determinado período, porém, abordado de forma leve e descontraída, demonstrando, de forma prática aos alunos, a aplicação dos assuntos no cotidiano.

O planejamento é feito de forma mensal, mas é flexível a partir do surgimento de uma questão em sala e/ou na mídia que seja pertinente à construção do cidadão crítico.

Para a escolha das músicas e dos filmes, realiza-se uma sondagem dos gostos dos discentes por meio de conversas, escuta aos diálogos entre os alunos e das tendências nas redes sociais.

Utiliza-se um ukulele, um violão, um microfone e uma caixa de som para o momento musical, num formato de pocket show em roda ou U. Depois é realizado um quiz com os alunos baseado na canção.

O cinema é sempre realizado com pipoca. Assiste-se ao filme e, após, os alunos realizam uma atividade tendo como base o assunto da película.

A brincadeira é escolhida conforme a ocasião e a intencionalidade.

Habilidades competências desenvolvidas

O Movimento desenvolve as habilidades e competências recomendadas no bimestre segundo a priorização curricular, haja vista ser um projeto que também trabalhe a caráter de revisão conteúdos. O Sextou não apenas desenvolve essas habilidades mas também outras a partir das demandas sociais.

*Em anexo, estão descritas, de forma detalhada, as habilidades e competências de cada aula conforme a BNCC.

As práticas pedagógicas do Movimento vão ao encontro da proposta pedagógica da Escola Municipal O’Higgins que visa a cidadania crítica do educando – que contribua positivamente no corpo social.

Em anexo, estão detalhadas as seguintes aulas práticas do Movimento Sextou:

1 – O Sextou com pagode (2022)

2 – O Sextou e a Educação Socioemocional (2022)

3 – O Sextou feminista (2022)

4 – O Sextou Verdade ou fake? (Letramento tecnológico) (2022)

5 – O Sextou como forma de letramento racial (2022)

6 – O Sextou e a Educação Psicomotora (2022)

7 – O Sextou com Sustentabilidade (2023)

O movimento foi avaliado por meio de dois marcadores:

1 - As Avaliações Diagnósticas Bimestrais da Rede Municipal (Campo Proficiência)

2 – Um questionário realizado com os alunos e responsáveis no último bimestre do ano aferindo, aos educandos, o nível de satisfação com o Movimento Sextou e como ela vem à escola sabendo que, no dia haverá o Sextou e, aos responsáveis, se a vontade do filho (a) de vir à escola havia aumentado ou diminuido após a implementação do Sextou.

Com os dados obtidos, tem-se como feedback que o trabalho com o Sextou foi potente para gerar motivação por parte dos discentes de forma que contribuísse para a diminuição da evasão escolar, bem como para a melhora nas médias das turmas nas Avaliações Diagnósticas em Rede.

• Inseri os detalhes dos dados das avaliações junto ao documento em .pdf das práticas pela limitação de caracteres deste campo.

Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.