Saiba mais sobre o curso A Escola na Cultura Digital
27 Julho 2022 | Por Fábio Mendonça

CULTURA DIGITAL PORTAL carrossel 630x350 v1

Atualizado em 20/04/2023 com as informações da segunda turma

Veja algumas perguntas e respostas relacionadas ao curso de extensão on-line A Escola na Cultura Digital: formação voltada aos professores da Rede, promovida pela MultiRio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e com o Departamento de Educação da PUC-Rio, através da plataforma de ensino a distância (EaD) da Escola de Formação Paulo Freire.

As vagas para a segunda turma do curso estão esgotadas. Caso queira ficar na lista de espera de possíveis desistências, faça sua inscrição em www.multi.rio/aescolanaculturadigital. A chamada para a lista de espera será feita por e-mail até duas semanas após o início do curso.

1 - O que é A Escola na Cultura Digital?

Curso de extensão promovido pela MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o Departamento de Educação da PUC-Rio, através da plataforma EaD (Ensino a Distância) da Escola de Formação Paulo Freire. O curso tem como objetivo contribuir para a qualificação da ação docente, na perspectiva da midiaeducação, favorecendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas na Rede Municipal do Rio, no contexto da cultura digital, e visando a promover impactos nos processos de ensino e de aprendizagem.

2 - Quem pode se inscrever para essa formação?

O curso está disponível para todos os professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.

3 - Qual é a metodologia dessa formação?

O curso está estruturado com base numa abordagem teórico prática, utilizando diversos recursos. O professor deve passar por três módulos para concluir a formação: Conceitos Básicos, Percursos Formativos e Laboratório de Projetos. De forma geral, o conteúdo é o mesmo para todos os inscritos, porém, na unidade 5 do Módulo I (Conceitos Básicos), o participante pode optar por conteúdos específicos relacionados com a sua função ou segmento de atuação. Outro momento de escolha individual ocorre no Módulo II (Percursos Formativos) no qual cada professor deve realizar 4 dentre as opções de percursos formativos. Já no Módulo III (Laboratório de Projetos), o participante é orientado a criar uma proposta de ação que possa ser desenvolvida na unidade escolar em que atua ou compartilhar uma iniciativa já existente, relacionada com a abordagem da formação realizada.

4 - Quais os conteúdos do curso?

A formação visa a promover a aproximação do professor com alguns dos principais conceitos e elementos do que é a cultura digital e a sua relação com a escola. Desse modo, no Módulo I, são apresentados marcos conceituais, o papel do educador, a trajetória desse campo na Rede, alguns tópicos essenciais relacionados com a temática, além de conteúdos específicos para diversos segmentos de atuação: Educação Infantil, Alfabetização e Anos Iniciais, Gestão e Coordenação Pedagógica etc. Em seguida, no Módulo II, são apresentados conteúdos relacionados a diferentes mídias, linguagens e projetos existentes na Rede, como: audiovisual, videoaulas, redes sociais na escola, podcasts, jogos, HQs, entre outros. Por fim, no Módulo III, são abordados os aspectos essenciais para a elaboração e o desenvolvimento de práticas midiaeducativas na escola e os professores são convidados a colocar em prática o que aprenderam nos módulos anteriores, criando ou compartilhando uma proposta relacionada à cultura digital.

5 - Qual é a carga horária do curso?

O curso está previsto para ser realizado em 45 horas, ao longo de 13 semanas, com uma média de 3 horas de dedicação semanais. Os professores inscritos podem realizar essa formação, de acordo com a sua rotina, no horário que for mais conveniente a cada um. O curso está estruturado com atividades assíncronas e quatro encontros síncronos: um no início, dois no meio e um ao final da formação.

6 - Como fazer a inscrição?

As inscrições vão até 21 de abril e as vagas são limitadas. Podem ser feitas em: www.multi.rio/aescolanaculturadigital

7 - Como acessar o curso?

Após o envio dos dados no formulário, o professor recebe a confirmação por e-mail e o link para acessar o curso, na plataforma EAD da Escola de Formação Paulo Freire.

8 - Como solucionar dúvidas durante o curso?

Os estudantes contam com a mediação de tutores, ao longo de todo o processo de formação, por meio de fóruns de discussão e interação, grupos formados no Telegram e pelo email do curso (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). Além disso, todas as orientações serão apresentadas no primeiro encontro síncrono, que deve ocorrer na primeira semana de aula.

9 - O curso oferece certificação?

Os professores que concluem a formação, cumprindo todos os requisitos básicos, recebem um certificado de curso de extensão emitido pelo Departamento de Educação da PUC-Rio e disponibilizado na plataforma da EPF.

MAIS DA SÉRIE