CURRICULARES
fundamental i

Vamos brincar?

Caixa Mágica

As brincadeiras infantis são o ponto de partida para a construção de brinquedos com caixas de papelão.

Assista

Fato ou opinião?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A diferença entre fato e opinião na análise de uma biografia, o uso de adjetivos e outras palavras que qualificam e informações subjetivas. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Assista

Do que o texto fala?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar o tema de um texto; título e palavras-chave, elementos que ajudam a reconhecer o tema de um texto. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D6 - Identificar o tema de um texto.

Assista

Mundo em gráficos

Adoro Problemas!

Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.

Assista

Troca-troca, troca tudo

Caixa Mágica

Apresenta um menino que troca e esquece tudo e, por isso, vive em confusão. Ensina a construir mosaico de papel.

Assista

Bons amigos

Turma da Biblioteca

Os diferentes tipos e gêneros textuais. Descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, poesia, crônica, conto, prosa e as características de cada um.

Assista

O triângulo das barracas

Adoro Problemas!

Conceitos de triângulos, quadriláteros e polígonos. As diversas classificações de triângulos quanto ao número de lados, ângulos e eixos de simetria.

Assista

Grafias

Turma da Biblioteca

Estratégias de criação textual. Os objetivos de um texto. Interlocutores, recursos discursivos e linguísticos.

Assista

fundamental ii

Um programa cem por cento

Procura Acha (7° Ano)

Conceito e solução de problemas com porcentagem, como calcular mentalmente valores de 10% e 50% e uso da porcentagem em pesquisas.

Assista

Aula 12 - Independência ou morte? O processo de independência do Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A Revolta do Porto; o retorno de D. João VI a Portugal e a permanência de D. Pedro no Brasil; os interesses da elite brasileira na independência; o grito do Ipiranga e os conflitos pós-independência.

Assista

Aula 01 – Números positivos e números negativos

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Aplicações de números inteiros negativos em saldos bancários, altitude, profundidade, temperatura e outros.

Assista

Magias, risos e verdades

Palavra Puxa Palavra

Os contos de fadas, o humor, verdades e fantasias. As origens dos contos de fadas e as adaptações modernas.

Assista

Planeta humano

Curiosos por Natureza

A estrutura da população brasileira, os processos de migração; os conceitos de densidade demográfica, expectativa de vida, população economicamente ativa, pirâmide etária, entre outros.

Assista

Aula 11 – Como identificar as relações de causa e consequência presentes em um texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

A definição de sintaxe e as relações de causa e consequência presentes entre as palavras e as frases de um texto.

Assista

Aula 19 – Pensando em um texto coerente

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Como escrever um texto coerente, ordenar frases e ideias para construir uma narrativa com coerência. A importância do título.

Assista

Aula 02 – Números inteiros

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

O que são os números inteiros e os números opostos, a comparação de números inteiros e como construir o conjunto Z.

Assista

curriculares

Aula 08 – Área de polígonos

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

O cálculo da área de polígonos mais complexos, como triângulos e paralelogramos. A construção das áreas do paralelogramo e do triângulo a partir de retângulos.

Assista

Aula 22 – Adição algébrica com radicais

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Adição algébrica de radicais, soma e subtração de radicais semelhantes (com fatores externos ou não) e a resolução de expressões com radicais diferentes.

Assista

Área de figuras planas em malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A definição de área e como calcular a área de figuras planas em malha quadriculada. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

Aula 15 – Absolutismo

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

O processo de concentração de poder nas mãos dos monarcas; os arranjos políticos entre reis, nobreza, burguesia e igreja que deram origem ao Estado nacional moderno; o simbolismo de Luís XIV.

Assista

Aula 33 – Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como calcular a porcentagem de um valor, o conceito e as aplicações para a resolução de problemas.

Assista

Aula 03 – Problemas com divisão

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Como resolver problemas com divisão e as diferentes situações e abordagens para o uso da operação.

Assista

A origem da língua portuguesa

Mar de Palavras

As influências dos povos que visitaram a região da Península Ibérica na formação da língua portuguesa.

Assista

O pulso ainda pulsa: estratégias para ler um texto

Morde a Língua

Os diferentes gêneros textuais e a interpretação de texto. Os componentes de um texto e as etapas do processo de leitura de bulas, cardápios, folhetos de propaganda, matérias de jornais e poemas.

Assista