CURRICULARES
fundamental i

O triângulo das barracas

Adoro Problemas!

Conceitos de triângulos, quadriláteros e polígonos. As diversas classificações de triângulos quanto ao número de lados, ângulos e eixos de simetria.

Mistéééérrriiiooo

Caixa Mágica

Da história de terror à construção de esculturas de papel com base de garrafas plásticas e gaze engessada.

História sem fim

Caixa Mágica

Aborda a solidariedade entre vizinhos e ensina a forrar caixas para presente, por meio de técnica mista em papel glacê.

Mundo em gráficos

Adoro Problemas!

Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.

Passado, presente, futuro

Turma da Biblioteca

Os modos indicativo, subjuntivo e imperativo. Os diversos tempos verbais usados para indicar quando ocorreu a ação. Primeira, segunda e terceira pessoas do singular e do plural.

O Rio antes do Rio

Mestre do Tempo

A chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. Os rios, o litoral carioca, a Mata Atlântica e as expedições exploradoras para conhecer a geografia da nossa cidade.

Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Vamos brincar?

Caixa Mágica

As brincadeiras infantis são o ponto de partida para a construção de brinquedos com caixas de papelão.

fundamental ii

Natureza iluminada

Como É Que É?

As ondas eletromagnéticas que nossos olhos podem ver, as diferentes frequências das ondas, os conceitos de ultravioleta e infravermelho.

Aula 03 – Defendendo uma tese

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O que é um texto argumentativo e seus elementos; a tese como elemento fundamental desse tipo de texto.

Aula 07 – Propriedades de potências

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A definição de potência de números naturais, as propriedades das potências e a aplicação da potenciação.

Aula 40 – A função afim

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O que é função afim, de que forma identificar a expressão y = ax + b como uma função do 1º grau, como reconhecer a e b como coeficientes angular e linear de uma função afim.

Aula 11 - A corte portuguesa no Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

O Bloqueio Continental e a vinda da corte portuguesa para o Brasil; as relações entre Inglaterra e Portugal; as mudanças no Rio de Janeiro devido à presença da Família Real e a abertura dos portos.

Positivo ou negativo

Procura Acha (7° Ano)

Adição e subtração de números inteiros positivos e negativos.

Aula 10 – O texto é um tecido II! As estratégias lógicas em um texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O uso de conjunções e advérbios como elementos de ligação e as estratégias lógicas em um texto.

Chocante!

Como É Que É?

Como os para-raios protegem os edifícios de descargas elétricas; os fenômenos atmosféricos, como raios, e o que é energia estática.

curriculares

O baú misterioso

Turma da Biblioteca

Apropriação e variação vocabular. Expressões e construções da língua. Ambiguidades, figuras de linguagem, aspectos da formação de palavra e estrangeirismos.

Aula 14 – Perímetro na malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A definição de perímetro, e o cálculo do perímetro em figuras planas quadriculadas.

Aula 03 – Defendendo uma tese

O espaço da produção

Curiosos por Natureza

Os setores primário, secundário e terciário da economia. As relações trabalhistas, a distribuição espacial dos diferentes tipos de indústrias e as relações comerciais.

Dividindo o mundo

Curiosos por Natureza

Primeiro, segundo e terceiro mundos; a Guerra Fria, as divisões geográficas, a regionalização e a organização do planeta por critérios afetivos, administrativos, econômicos e culturais.

Aula 13 – Propriedades das potências

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Quais são as propriedades das potências, multiplicação e divisão de potências de mesma base e como calcular a potência de uma potência e a potência de um produto.

Cálculo de área

Matemática em Flashes

O cálculo da área de figuras planas como retângulos, triângulos e trapézios.

Aula 02 – Problemas com multiplicação

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A multiplicação e seu significado e como resolver problemas com multiplicação.