ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

No mundo dos algoritmos, quem escolhe o quê?

O que são algoritmos, como eles definem nossas escolhas, como pesquisar considerando este mecanismo e quais perspectivas ele nos aponta. Participa deste episódio André Miceli, professor de Gestão de Tecnologia e Modelos de Negócios Digitais na Fundação Getúlio Vargas (FGV), fundador e diretor executivo da Infobase, além de CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
pdf
E-book Digitalmente

E-book Digitalmente

16/01/2023

Clique e baixe o e-book elaborado com base nas entrevistas para a série Digitalmente. O material também amplia a abordagem apresentada em cada episódio, trazendo conteúdo extra como hiperlinks que remetem a diversas produções da MultiRio, além de outros sites e documentos norteadores.

Digitalmente – primeira temporada

video
Privacidade e segurança

Privacidade e segurança

17/11/2022

Este episódio discute, a partir da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a noção de internet segura e sua importância, o conceito de privacidade na web e que tipos de crimes mais comuns nas redes, dando algumas pistas sobre medidas de segurança para usar as redes na escola e fora dela. Participa deste episódio Walter Capanema, advogado, coordenador-geral e professor da pós-graduação em Direito Digital do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Rio de Janeiro (Ierbb/MPRJ). É coordenador-geral e professor dos cursos de extensão sobre Direito Eletrônico e sobre Proteção de Dados e Novas Tecnologias na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

Digitalmente – primeira temporada

video
Direitos autorais na internet

Direitos autorais na internet

17/11/2022

A partir da compreensão de que a internet não é uma terra sem lei, vamos discutir, neste episódio, a importância do tema, especialmente para os educadores, destacando os efeitos da apropriação indevida de conteúdos e de produtos produzidos por terceiros sem o devido crédito ou remuneração. O episódio conta com a participação Claudio Lins de Vasconcelos, advogado especializado em mídia, cultura e propriedade intelectual.

Digitalmente – primeira temporada

video
Cultura maker

Cultura maker

17/11/2022

Como aprender a partir de uma perspectiva prática, entender o que é cultura maker, destacando a importância de um ensino baseado na experiência do aluno, na criatividade e no pensamento crítico e colaborativo. Participa deste episódio Luciano Meira, pedagogo, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Inovação e Artefatos Digitais. Luciano também é coordenador de Ciência e Inovação na Joy Street, doutor em Matemática e maker.

Digitalmente – primeira temporada

video
Publicidade infantil

Publicidade infantil

17/11/2022

A publicidade infantil já é proibida no Brasil e em diversos países. No entanto, empresas insistem em utilizar estratégias para disseminar o consumismo entre as crianças. Para discutir essas práticas, o programa apresentará as modalidades de publicidade infantil e de plataformas digitais com este fim, abordar o consumo online e discutir o papel da escola no contexto do estímulo ao consumo consciente. Participa deste episódio Marcelo Andrade, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), e doutorando em Ciências da Comunicação na USP.

Digitalmente – primeira temporada

video
Os muitos modos de ler o mundo

Os muitos modos de ler o mundo

17/11/2022

O episódio trata das diferentes possibilidades de leitura e constituição de conhecimento, considerando a integração de diferentes abordagens: transmídia, edutainment, crossmídia, snack culture, segunda tela, multiplataformas, realidade virtual e streaming. Participa deste episódio Carolina Sanches, jornalista, escritora, pedagoga e ludóloga. Carolina é uma das fundadoras do Lerconecta.

Digitalmente – primeira temporada

video
Cyberbullying

Cyberbullying

17/11/2022

As consequências dos diversos tipos de agressão que ocorrem através das telas e também como a escola e os professores podem abordar o tema, com responsabilidade e engajamento da comunidade escolar, para evitar ou minimizar os efeitos de possíveis casos de agressões digitais entre os alunos. Participam do episódio a assistente social da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Taíza Ramos, que fez parte da pesquisa Violência na comunicação digital, da Fiocruz, e a professora Luciene Tognetta, pós-doutora em Psicologia Escolar, pesquisadora e líder do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Digitalmente – primeira temporada

video
O tempo de tela e os novos regimes de atenção

O tempo de tela e os novos regimes de atenção

17/11/2022

Vamos discutir como podemos conviver de forma mais saudável com a presença das tecnologias no nosso dia a dia e entender como elas impactam direta e indiretamente a nossa vida. Participam deste episódio a professora Patricia Bado, doutora em Neurociência, que pesquisa a saúde mental na infância e adolescência, e Anna Lucia Spear King, psicóloga e fundadora do Instituto Delete, da UFRJ.

Digitalmente – primeira temporada

video
A busca por likes

A busca por likes

17/11/2022

O episódio discute a validação pública da personalidade ou conteúdo publicados nas redes sociais. Vamos entender a formação dos influencers, perceber como a busca pela aprovação mexe com comportamentos e narrativas, como a cultura do cancelamento orienta a publicação de conteúdos, por que ataques massivos e perseguições ocorrem na internet e como a escola pode se posicionar nesse universo. Participa deste programa Fábio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade do Espírito Santo (Labic/Ufes), pesquisador em Ciências de Dados, Política, Humanidade Digital e Redes Sociais, e doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

Digitalmente – primeira temporada

video
Fake news

Fake news

17/11/2022

Neste episódio, vamos conversar sobre conceitos relacionados às fake news, como viés de confirmação, liberdade de expressão, responsabilização e desinformação. A ideia é esclarecer e ampliar as possibilidades do professor para “educar-se e educar” seus alunos a respeito desse tema. Participam do episódio a jornalista especializada em Economia Daniela Machado, uma das coordenadoras do Educamídia e fundadora do Rezoom, uma plataforma de curadoria de notícias e educação para a informação, e Gilmar Lopes, pesquisador da internet e criador do primeiro site de checagem de notícias do Brasil, o E-Farsas.

Digitalmente – primeira temporada