ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Séries do tema Educação
V Semana da EJA (2023)
Com o tema "Pensar as potências da EJA na atualidade", a Semana da EJA tem o objetivo de colaborar para a formação continuada da equipe escolar e impactar positivamente na aprendizagem dos estudantes e na política pública da Educação de Jovens e Adultos.
Seminário MultiRio 30 anos - Criatividade fazendo escola
A MultiRio comemora 30 anos e realiza o Seminário MultiRio 30 anos - criatividade fazendo escola com palestras, rodas de conversa e oficinas.
Personagens Rioeduca - Paper Toy
Acesse e faça o download dos personagens do Material Rioeduca em versão paper toy para imprimir, recortar e montar. 
XI Semana de Alfabetização (2023)
O I Congresso Carioca de Alfabetização faz parte da XI Semana de Alfabetização, promovida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro por meio da Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais (GAI-SME-Rio).
Aulão Carioca
Apresentado por professores da Rede Municipal de Ensino do Rio, o Aulão Carioca traz resoluções de questões com o objetivo de reforçar habilidades curriculares identificadas a partir das Atividades Diagnósticas em Rede (ADR).
EI Carioca na Rede
A websérie EI Carioca na Rede aborda assuntos relevantes para o cotidiano da Educação Infantil como a rotina, o tempo e o espaço, datas comemorativas, documentação pedagógica e muito mais.
14ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (JPEI 2023)
A Jornada Pedagógica da Educação Infantil – JPEI é uma ação formativa dedicada aos profissionais de Educação Infantil atuantes nas Creches Municipais, Epaços de Desenvolvimento Infantil e nas Unidades parceiras da SME-Rio.
2ª Semana do Fundamental II (2023)
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria de Ensino e da Gerência de Anos Finais, promove a 2ª Semana do Fundamental II. Com a temática dos “Territórios educativos” como inspiração para pensar as aprendizagens e os principais desafios do segundo segmento, a Semana do Fundamental II é uma ação de caráter pedagógico, curricular, estruturada por meio de atividades remotas e presenciais, que proporcionam encontros e processos formativos destinados aos professores especialistas dos diferentes componentes curriculares da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede
Como parte do pojeto Cartografias de Boas Práticas da Rede, a MultiRio Live é mais um espaço de troca de experiências entre os educadores da Rede Municipal de Educação do Rio.
Boas Práticas da Rede
O projeto das Cartografias de Boas Práticas da Rede agora conta, também, com uma uma série audiovisual. Em formato de pequenos documentários, a série Boas Práticas da Rede visita unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio para mostrar como professores desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras nas escolas cariocas.
II Seminário Primeira Infância e Intersetorialidade (2023)
A Coordenadoria da Primeira Infância da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, por meio da Gerência de Intersetorialidade e em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire, promove o II Seminário Primeira Infância e Intersetorialidade. Com o foco em reafirmar a importância na atuação do trabalho intersetorial na Educação Infantil, que conta com um conjunto de legislações em vigor, o Seminário convida profissionais da Educação Infantil a refletirem sobre as infâncias cariocas e como essas infâncias são acolhidas e visibilizadas. 
Digitalmente
Com duas temporadas e um e-book, a ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede Municipal de Ensino do Rio, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.
1º Fórum de Prevenção às Violências na Escola (FPVE)
Com o tema "Convivências na escola: mediação e diálogo no fortalecimento de práticas de proteção à infância e à adolescência”, o 1º Fórum de Prevenção às Violências na Escola (FPVE) tem o objetivo principal de promover ampla discussão a respeito das relações entre estudantes e entre profissionais e estudantes das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio.
Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede
O Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede reúne um conjunto de ações que buscam promover o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.  
Digitalmente – segunda temporada
Na segunda temporada de Digitalmente, cada episódio apresenta personagens reais que vivem, na prática, os temas da temporada original. É a jornada do usuário protagonista, problematizando os conceitos, vivenciando e superando os desafios e obstáculos cotidianos em um mundo físico sendo mediado, o tempo todo, pelas tecnologias de comunicação e informação digitais.
Material Rioeduca 2024
Acesse os conteúdos do Material Rioeduca.   
Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023
A Jornada Pedagógica de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023 acontece de 1º a 3 de fevereiro com materiais para estudo, reflexão e debate para a dinâmica das atividades a serem desenvolvidas nas unidades escolares.
Rede Educação e Cultura Digital
O objetivo da Rede Educação e Cultura Digital – RECD- é criar um espaço de reflexões, ​discussões e construção coletiva de ​projetos e propostas em torno da ​Cultura Digital, considerando seus impactos na educação pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.
IV Semana da EJA Rio 2022
Com o tema “Por uma EJA viva! Remontar às bases históricas e construir o presente juntos”, o evento tem uma programação diversificada com o objetivo de qualificar a práxis pedagógica da Educação de Jovens e Adultos por meio de ação de formação e enriquecimento curricular.
Diz Aí, Família!
A Gerência de Intersetorialidade da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (GIN/SME-Rio) produziu este ano, em parceria com a MultiRio, a série Diz Aí, Família!. Com episódios de até 5 minutos de duração, as peças da série funcionaram como disparadores de debates nas reuniões de responsáveis pelas crianças da Educação Infantil (EI) em 2022.  
Digitalmente – primeira temporada
Em um mundo cada vez mais digital, precisamos estudar, entender e aprender como lidar melhor com os desafios e impactos que as tecnologias trazem para a sociedade e, particularmente, para o cotidiano escolar. A ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.  
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
X Semana de Alfabetização
A X Semana de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro acontece entre os dias 12 e 16 de setembro de 2022. Com o tema central “Rio: caminhos para uma cidade alfabetizada”, a Semana reafirma o compromisso de alfabetizar na idade certa e é dedicada a todos os profissionais que atuam na alfabetização dos estudantes da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.
A Escola na Cultura Digital
Formação promovida pela MultiRio em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através da plataforma EaD (Ensino a Distância) da EPF. 
Impressões Digitais
Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede - é um instrumento que busca fazer um retrato do tema na Rede Municipal para apoiar a política pública educacional, subsidiando o planejamento, o acompanhamento e a análise das ações a serem realizadas neste campo.
MultiRio Itinerante
MultiRio Itinerante é um projeto de visitação às escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e em suas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para apresentar a professores, coordenadores e alunos as ações e os projetos da MultiRio.
13ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2022)
Com o tema “Rio, uma cidade educadora”, a 13ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (JPEI) é voltada para todos os profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. As palestras serão ministradas por professores da Rede e por pesquisadores renomados nas temáticas abordadas.  
Rioeducopédia
O ambiente virtual de aprendizagem Rioeducopédia foi desenvolvido pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e oferece aos estudantes conteúdos produzidos por professores da Rede.                                              
Rioeduca na TV
A programação de videoaulas Rioeduca na TV é realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio e destinada a alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  
Jornada Pedagógica de Educação Inclusiva (2022)
A edição 2022 da Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva traz o tema: "Todo dia é dia de incluir". Os webinários abordam as práticas da Educação Inclusiva na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio, no que diz respeito aos alunos público-alvo da Educação Especial nas unidades escolares (escola/creche/EDI).
Por dentro do Fundamental II
Assista às rodas de conversa e às mesas temáticas ocorridas durante o evento Por dentro do Fundamental II, promovido pela Gerência de Anos Finais da SME, pela Escola de Formação Paulo Freire e pela MultiRio. Os encontros objetivaram a formação continuada dos professores e incentivaram a repensar a escola de hoje
Semana de Educação Socioemocional 2022 (Sesem 2022)
A edição 2022 da Semana de Educação Socioemocional (Sesem) traz webinários com o tema "Aprender é se emocionar", com conversas sobre  as habilidades socioemocionais refletidas na prática dos professores. 
Material Rioeduca 2022
Vídeos tutoriais com sugestões de aplicação do Material Rioeduca 2002 e links para download.  
Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2022
 A Jornada busca apresentar as diretrizes da SME para 2022, gerar reflexões sobre a função social da escola e muito mais em uma série de lives e palestras com especialistas.
I Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Percursos Em Rede
A Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) promove a I Jornada de Educação das Relações Étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME). A proposta do encontro é dar visibilidade não só às ações da gerência, mas discutir a história da própria Rede e abordar novos caminhos para uma educação antirracista.
III Semana da EJA (2021)
A III Semana da EJA Rio 2021 tem como tema O legado Freireano para uma EJA emancipadora.
XXII ExpoPeja - Cartas a Paulo Freire
Parte integrante da III Semana da EJA Rio, em 2021, a XXII ExpoPeja apresenta a mostra "Cartas a Paulo Freire“.
IX Semana de Alfabetização (2021)
Com o tema “Diálogos com Paulo Freire: escrevendo histórias alfabetizadoras”, o objetivo do evento é convidar professoras e professores da Rede a (re)viver suas práticas docentes fundamentadas nos conceitos de autonomia, diversidade e liberdade, tão necessários e pertinentes ao contexto atual da educação.
Entrepausas
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a MultiRio produziram uma série audiovisual para falar de saúde mental com os profissionais das escolas. Entrepausas trata de temas como medo, ansiedade, luto e adaptação e foi desenvolvida em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap/SME).          
12ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2021)
Em 2021, a Jornada tem o tema Educação Infantil em tela: refletindo possibilidades, repensando trajetórias e fortalecendo a docência.            
Podcast de Criança
Os podcasts da série Podcast de Criança foram livremente inspirados nas ações do projeto Vamos Brincar!, parceria da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a Sésamo Brasil. O objetivo é protagonizar as narrativas das crianças a respeito do que elas pensam sobre temas tão importantes do seu cotidiano.            
Conversas Poéticas
Produzida e realizada de forma remota, Conversas Poéticas traz alunos e professores poetas autorais que, por meio de sua arte, manifestam pensamentos, desejos, angústias e sonhos.
Meias Aventuras
Respeitável público, a MultiRio apresenta o Meias Aventuras, um projeto multiplataforma, divertido e super interativo para estimular ainda mais a criatividade das crianças.  
Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021
A Jornada é uma ação da Secretaria Municipal de Educação, desenvolvida pela Subsecretaria de Ensino, a Escola de Formação Paulo Freire e a MultiRio, com o objetivo de levantar possibilidades, explorar recursos e provocar reflexões sobre o fazer pedagógico.            
Material de Complementação Escolar (MCE)
Confira materiais pedagógicos em diversas mídias desenvolvidos pela MultiRio e pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Os materiais, alinhados ao Currículo Carioca 2020 e categorizados por ano de escolaridade, são oferecidos como apoio aos professores e à complementação escolar dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Curso de formação continuada Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, realizado pelo Instituto Municipal Helena Antipoff.
IV Seminário Étnico-Racial (2020)
Realizado pela Coordenadoria Geral da Primeira Infância da SME-Rio, o IV Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais tem como objetivo apresentar discussões e práticas pedagógicas que envolvem a educação para as relações étnico-raciais.
Ciclo de Webinários: Línguas Adicionais
As equipes de línguas adicionais e a Assessoria do Programa Bilíngue da Subsecretaria de Ensino da SME-Rio promovem uma série de webinários com o objetivo de apresentar algumas perspectivas da educação linguística no contexto da educação básica e provocar reflexões sobre o papel do professor de línguas na formação integral dos estudantes.
II Semana do Peja (2020)
Os encontros da II Semana do Peja são organizados pela Coordenadoria de Ensino Fundamental da SME-Rio com o objetivo de promover a troca de experiências exitosas vivenciadas pelos alunos e professores do Programa.
VIII Semana de Alfabetização
Com o tema “Tempo(s) e Movimento(s) na Alfabetização” a VIII Semana de Alfabetização, promovida pela Coordenadoria de Ensino fundamental da SME-Rio, propõe a construção de uma narrativa dos diversos processos de alfabetização vivenciados pelos professores e alunos nas escolas públicas municipais de nossa cidade.
Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva (2020)
A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Instituto Helena Antipoff, promove a Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva com o tema Desafios e possibilidades do século XXI.
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria Geral da Primeira Infância, promove a XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil. Com o tema Os desafios da Educação Infantil na contemporaneidade: sujeitos e interfaces, a jornada tem o objetivo de discutir a importância da Educação Infantil no contexto educacional atual, pensando as crianças como sujeitos da aprendizagem.
Ouvi Falar
Uma coprodução entre MultiRio e UNIRIO, o podcast da série Ouvi Falar aborda temas relacionados à ciência, presentes nas diferentes áreas do conhecimento. A ideia é falar sobre assuntos da atualidade, sob a ótica do conhecimento científico, mas com uma linguagem acessível e atraente para os diversos públicos. .
#educaemcasa
A série #EducaEmCasa apresenta conversas com especialistas de diversas áreas do conhecimento.
Festival MultiRioFilme - Rio Contra o Corona
Conheça a produção de alunos e profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Assista aos vídeos finalistas do Festival MultiRioFilme - Rio Contra o Corona nas categorias Alunos do 1º ao 5º ano, Alunos do 6º ao 9º ano e Professores e outros profissionais da Educação. Confira também as obras vencedoras na votação popular e os vídeos da mostra não-competitiva da Educação Infantil.
Capítulos da Educação Brasileira
A série traz os melhores momentos dos depoimentos de dez pensadores da educação brasileira oferecidos para o Museu Virtual da Educação, em uma parceria da Associação Brasileira de Educação (ABE) com a MultiRio.
Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas
A série de vídeos, realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em parceria com a MultiRio, promove o debate sobre temas relevantes aos educadores da Rede Municipal pelo início do ano letivo.            
Educação e relações étnico-raciais
   Coletânea reúne textos, áudios e vídeos que abordam a história e a cultura afro-brasileira e indígena.
1º Seminário EAD Carioca
A Escola de Formação Paulo Freire realizou o 1º Seminário EAD Carioca na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, na qual se debateu sobre as possibilidades de formações à distância na Rede, tanto pela Plataforma EAD – EPF quanto pelas telessalas.
II Semana de Educação Socioemocional (II Sesem)
A II Semana de Educação Socioemocional (II Sesem), organizada pela Escola de Formação Paulo Freire, pretende levar os conhecimentos da aprendizagem socioemocional para as salas de aula da Rede Pública Municipal de Ensino.
Trajetórias de Sucesso
Em formato documental, com quatro episódios de até sete minutos, a série conta histórias de ex-alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro que obtiveram sucesso na vida acadêmica e profissional.
Dando Ideia - segunda temporada
 Em formato documental e linguagem informal e moderna, revela práticas inspiradoras de professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. Em sete episódios de cerca de 8 minutos de duração, o apresentador Thiago Gomide visita as escolas para conhecer de perto projetos inovadores.  
VII Semana de Alfabetização
Com o tema Alfabetização Carioca no Século XXI, a Secretaria Municipal de Educação realiza a VII Semana de Alfabetização reunindo professores alfabetizadores e especialistas em torno de debates, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.            
Formação em Rede
Série destinada à formação continuada de professores alfabetizadores por meio do diálogo entre a teoria e a prática. Os episódios privilegiam o espaço escolar como espaço de formação e as práticas alfabetizadoras da Rede Pública Municipal carioca.
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2019)
A Jornada Pedagógica é uma ação de formação para todos os profissionais de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Ela promove o múltiplo desdobramento das ações de formação continuada desenvolvidas pela Gerência de Educação Infantil da SME-Rio. Sua importância está centrada na necessidade de reflexão e aprendizado contínuos, tendo como premissa a importância da primeira infância na constituição do sujeito.
Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva (2019)
A Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva 2019 é uma ação de formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em conjunto com o Instituto Municipal Helena Antipoff, Centro de Referência da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, cuja atuação com profissionais envolvidos no processo de inclusão contribui para a ampliação de conhecimentos sobre a Educação Especial Inclusiva com foco no processo de aprendizagem. A importância desta formação está centrada na necessidade de reflexão acerca do cotidiano escolar e do suporte dado pela Educação Especial para responder à diversidade presente na sala de aula, tendo como premissa a valorização das potencialidades dos alunos. Assim, a ação favorece a efetivação de uma prática pedagógica consonante com os fundamentos da Educação Inclusiva em prol da transformação das escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro em espaços inclusivos.
XXXI Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais (2019)
As apresentações finais da XXXI edição do Festival da Canção das Escolas Municipais (Fecem) foram divididas em dois dias. Na primeira etapa, a vencedora foi a E.M. Paraguai (5ª CRE), com a música Reciclagem da Paraguai. Na segunda, os alunos da E.M. Pixinguinha (5ª CRE) venceram com a canção Negro de raiz.
Educação Infantil Carioca - percursos e práticas "do Chão"
Palestras de formação organizadas pela Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O tema geral é Criança e Natureza.  
História do Brasil
Com os módulos Rio de Janeiro – História da Cidade, América Portuguesa e Brasil Monárquico, o site História do Brasil conta com um rico conteúdo curricular. Oferece também uma coleção de imagens históricas, com reproduções de telas, representações cartográficas e fotos de documentos. Além disso, ao longo dos textos, palavras e termos destacados trazem links com informações e explicações complementares.                                      
Agenda 2030
A Agenda 2030 é um acordo internacional firmado pelos 193 estados-membros da ONU. Contém 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), cada um com várias metas a serem atingidas até o fim da terceira década do século XXI - do combate às desigualdades aos cuidados com o planeta. A série aborda iniciativas e desafios relacionados à sustentabilidade na cidade do Rio de Janeiro, em especial, na Rede Pública Municipal de Ensino.
Semana de Planejamento 2019
Na semana anterior ao início do ano letivo, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e agentes educadores puderam acompanhar, ao vivo, as palestras da doutora em Educação Silvina Fernández, sobre planejamento escolar, e da mestre em Linguística Aplicada Bete Rodrigues, sobre disciplina positiva em sala de aula. Profissionais que acompanharam o evento, presencialmente ou pelas telessalas da Rede Municipal, fizeram perguntas para tirar suas dúvidas. A Semana de Planejamento ocorreu nos dias 5 e 6 de fevereiro, na Escola de Formação Paulo Freire.
Material Didático Carioca 2019
Faça o download do Material Didático Carioca 2019.  
Ler É Demais, Leia Mais
Campanha de incentivo à leitura a partir de depoimentos de pessoas de diversas áreas do conhecimento.
MultiRio na Rua
Cobertura de eventos educativos e culturais na cidade do Rio de Janeiro. A partir de entrevistas e informações, os episódios mostram o que de mais relevante está ocorrendo na cena carioca.
Como É Bom Tocar um Instrumento
A série mostra o dia a dia e a relação com a música de estudantes integrantes do projeto Orquestra nas Escolas, realizado na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Cada episódio apresenta dois alunos de escolas diferentes e de realidades distintas e acompanha como o projeto e a música estão transformando suas vidas.
Dando Ideia - primeira temporada
A série divulga e analisa experiências pedagógicas inovadoras realizadas em escolas da Rede Pública Municipal. Os programas se desdobram em oficinas de capacitação em audiovisual para professores e em podcasts/videocasts nos quais especialistas comentam os projetos apresentados.
Vale a Penha!
A série retrata o processo de roteirização, produção e filmagem de cinco minidocumentários feitos por alunos das escolas municipais Bernardo de Vasconcellos e Leonor Coelho Pereira, ambas na Penha (4ªCRE). Após participarem de uma oficina de vídeo, e sob orientação técnica, os estudantes registraram desafios do bairro em que vivem a partir de moradores e localidades da Penha.
A Arte dos Contos
O projeto A Arte dos Contos abrange a realização de rodas de conversas literárias a partir da leitura prévia de contos de autores brasileiros renomados. Os livros do projeto reúnem textos escritos por membros da comunidade escolar da Rede Pública Municipal de Ensino.  
Jornal Nós da Rede
O jornal do professor da Rede Pública Municipal de Ensino.
XXX Fecem - Festival da Canção das Escolas Municipais (2018)
Clipes das 11 apresentações da cerimônia de encerramento do XXX Fecem, vencido pela E.M. São Domingos.
I Semana de Educação Socioemocional (I Sesem)
A I Sesem, organizada pela Escola de Formação Paulo Freire, faz parte do Programa de Educação Socioemocional da SME e pretende trazer os conhecimentos da aprendizagem socioemocional para as salas de aula da Rede Pública Municipal de Ensino.
VI Semana de Alfabetização
Reúne vídeos e matérias sobre palestras e debates realizados durante o evento.
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2018)
A 9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação, tem como tema central A Ação Pedagógica da Educação Infantil e a Reformulação Curricular.            
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
Produtos relacionados ao processo de autoavaliação proposto pela Secretaria Municipal de Educação: campanha de divulgação; kit com sugestões de ferramentas e metodologias; e reportagens que mostram como escolas da Rede realizaram suas autoavaliações. 
Campanha Peja
Vídeos feitos em parceria com o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) da SME-Rio mostram personagens que retomaram os estudos durante a vida adulta. O objetivo é estimular outras pessoas a fazerem o mesmo.
Gente da Escola
A série traça um panorama dos diversos atores que compõem o universo escolar da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro. Cada episódio é focado em um perfil: a diretora, o aluno, a coordenadora pedagógica, o professor etc. Além de contar sobre as funções e o dia a dia nas escolas, os personagens também revelam suas vidas pessoais, seus sonhos e suas histórias de superação.
Capacitação do Instituto Helena Antipoff
Profissionais do Instituto Helena Antipoff falam sobre o trabalho da instituição e sobre a política de Educação Especial na perspectiva inclusiva na cidade do Rio de Janeiro.
V Semana de Alfabetização
Reúne vídeos e matérias sobre palestras e oficinas realizadas durante o evento.
Rádio Espaçonave Mirim
A série radiofônica semanal, com uma hora de duração, que faz uma viagem por vários planetas, transmitindo diversão, conhecimento e educação ao público infantil. Curiosidades musicais, contação de histórias e entrevistas.Tudo isso com a participação de alunos das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Escola, Câmera, Ação!
Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino assistem e comentam filmes feitos por alunos de outras escolas municipais. Um espaço de encontro entre jovens autores e de divulgação da produção audiovisual escolar.
#educa
Especialistas de diversas áreas e formadores de opinião conversam sobre temas que impactam a vida na cidade.            
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2017)
Realizada pela Gerência de Educação Infantil da SME e pela MultiRio, a Jornada promove a atualização profissional de professores e agentes de Educação Infantil.
Olimpíadas curriculares
Da robótica à astronomia, passando pela matemática e pela língua portuguesa, diversas áreas do conhecimento têm eventos que estimulam o estudo e promovem o aprimoramento dos professores. Saiba mais sobre eles.
Escolas Cariocas
Minidocumentários que mostram, a partir da visão de alunos, professores e equipe de direção, a rotina e o diferencial de escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.
Práticas que Transformam
Ideias inspiradoras e experiências bem-sucedidas, de escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, que podem ser replicadas em outras unidades.
Brincando entre Estrelas
Vídeo de animação e minijogo produzidos pela MultiRio, com o apoio do Planetário do Rio de Janeiro. De forma curiosa e divertida, incentivam a observação do céu e as diferentes constelações.
Experiências em Holografia
Conteúdos para simulações holográficas.
Teorias, Vidas e Obras
Os principais pensadores que influenciaram a evolução da civilização humana ao longo dos séculos. Teóricos de diferentes áreas do conhecimento falam sobre esses mestres, e sua importância que permanece até os dias de hoje.
Um Convite ao Prazer da Leitura
Peças em animação com sugestões para que os adultos estimulem nas crianças o hábito da leitura, lendo com elas, montando uma biblioteca em casa, frequentando espetáculos culturais ou mesmo escrevendo junto.
Pensares
Promove uma reflexão sobre o mundo atual, refletindo sobre temas como felicidade, amor, sucesso, medo, poder, verdade, entre outros. Em estúdio, debatedores mediados pela apresentadora, trocam ideias e saberes, visando ampliar o repertório de ideias e argumentos, principalmente do público jovem, sobre o tema central de cada programa.
7ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2016)
Realizada pela Gerência de Educação Infantil da SME e pela MultiRio, a Jornada promove a atualização profissional de professores e agentes de Educação Infantil.
MultiClube
Com diferentes seções voltadas a diversas faixas etárias, o MultiClube oferece conteúdos para crianças e jovens. Para cada uma das faixas – que estão divididas em 3 a 5, 6 a 8, 9 a 11 e 12 a 15 anos –, há materiais selecionados de acordo com as características de cada grupo.  
Aquela Conversa
Promove a reflexão crítica sobre saúde e qualidade de vida. Em estúdio, a médica e professora Viviane Manso Castello Branco recebe convidados para o debate, que amplia o letramento em saúde e oferece subsídios metodológicos a pessoas que trabalham com promoção de saúde nas escolas.
Perfil do Professor
A trajetória pessoal, a formação e a experiência profissional de professores da Rede Municipal de Educação.
Tirando a Droga de Cena
 Uma reflexão crítica sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas.
Ideias e Caminhos – Matemática em Flashes (9° Ano)
Explica conceitos de Geometria e Álgebra. A partir de uma situação-problema, busca a compreensão e a construção do pensamento matemático.
Bullying
Campanha educativa de combate à violência em casa e nas escolas. Orienta pais e professores a lidar com a intolerância e o desrespeito. 
Ideias e Caminhos – Procura Acha (6º Ano)
Conteúdos matemáticos relacionados a outras áreas do conhecimento, para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.    
Ideias e Caminhos – Palavra Puxa Palavra
Trabalha a formação de leitores e falantes da língua portuguesa, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Ideias e Caminhos – Mestre do Tempo
A partir dos temas apresentados nos 10 episódios da série televisiva Mestre do Tempo, as videoaulas trazem sugestões de atividades que auxiliam o professor a planejar suas aulas de forma integrada à abordagem conceitual das disciplinas de História e Geografia, considerando as orientações curriculares para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.  
Ideias e Caminhos – Matemática Sem Segredos
A série Matemática Sem Segredos, transmitida para o 3º ano do Ensino Fundamental, tem por objetivo ser um espaço para exploração de conteúdos de forma prática e criativa, indicando caminhos e ações que favoreçam a aprendizagem.
Ideias e Caminhos – Mar de Palavras
A história da língua portuguesa para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A origem, aspectos regionais e os diferentes “sotaques” do português nos quatro continentes em que é falado.
Ideias e Caminhos – Histórias em Quadrinhos
Com base na publicação Quadrinhos Guia Prático, explora as diversas etapas da produção de HQs por alunos.
Ideias e Caminhos – Detetives da Ciência
Apresenta aos professores de Ciências do segundo segmento do Ensino Fundamental maneiras de utilização dos programas como material de apoio em sua prática pedagógica.
Ideias e Caminhos – Arte, Artistas e Arteiros
              Série sobre arte, estruturada sobre cinco grandes temas. Da pura apreciação da obra ao mergulho nos seus segredos; da formação dos jovens artistas ao ateliê do artista reconhecido, a produção aborda diferentes aspectos desse mundo instigante e multifacetado.
Ideias e Caminhos – Fato Matemático
            Trabalha a utilização de conteúdos de produtos da MultiRio no fazer pedagógico. O conjunto de atividades auxilia o professor a planejar as aulas de forma integrada à abordagem conceitual das disciplinas.
Ideias e Caminhos – Procura Acha (7° Ano)
Conteúdos matemáticos relacionados a outras áreas do conhecimento, para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. 
Ideias e Caminhos – A Escola Entre Mídias
Uma conversa com o professor sobre os impactos das mídias nas formas de aprender, ensinar e conviver, que instiga para um “fazer diferente” na sala de aula, por meio da apropriação crítica das linguagens contemporâneas, do uso dos produtos da MultiRio e das sugestões de atividades criativas com os recursos tecnológicos.
Que Medo!
Por meio de desenhos animados, aborda diferentes faces do medo infantil, contribuindo para seu entendimento e desmistificação.
Geração Talento
Alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro viram cineastas, soltam a criatividade e desenvolvem projetos audiovisuais.
Literatura Infantil/Incentivo à Leitura
Filmetes animados divulgam a obra e a imagem de escritores nacionais de renome. Uma narração apresenta trechos da obra selecionada, criando um retrato do escritor homenageado.
Escola Show de Bola
Desenvolvido e gravado em escolas da Rede, cada programa aborda um tema específico por meio de entrevista com um especialista e diferentes quadros que contam com participação direta de alunos e professores.
Cantigas de Roda
Histórias animadas embaladas pelas clássicas cantigas de roda que ajudam a manter viva a tradição das brincadeiras infantis.
Poesia Concreta na Escola
Alunos do 6º ano e seus professores participaram do projeto Poesia Concreta nas Escolas, que se transformou em livro. A MultiRio animou alguns desses trabalhos.
Caixa Mágica
Com recursos de dramaturgia e computação gráfica, a magia brota de uma verdadeira caixa de surpresas. Dela surgem diferentes objetos animados que dialogam com o apresentador e também com o público. A partir desse diálogo e das historinhas contadas, são propostas atividades como colagem e pintura.
Educação em Rede
Revista semanal dirigida a educadores (professores, diretores, orientadores pedagógicos e servidores da Rede de Ensino) e às famílias dos alunos, aborda questões de interesse da escola e da comunidade.
Juro Que Vi
Cinco desenhos animados realizados em colaboração com alunos da Rede Municipal do Rio sobre lendas e mitos brasileiros, narrados por grandes atores nacionais.            
Curta e Compartilhe
Divulga eventos, cursos, festivais e atividades que acontecem nas escolas e em outros locais da cidade do Rio de Janeiro.
UniDuniTV
As dúvidas, as conquistas e as descobertas da infância. Os programas incluem contação de histórias, depoimentos de crianças, desenhos animados, clipes musicais e brincadeiras infantis.
Quarto de Brinquedo
Uma boneca e seus amigos encontram respostas para suas dúvidas no Quadro Mágico. Fora do cenário do quarto, crianças opinam sobre as questões levantadas nos programas.
Conceito & Ação
Promove a reflexão sobre as grandes questões da educação cidadã nos tempos atuais, com seus desafios, suas estratégias e suas práticas. Ética, economia criativa, música, meio ambiente, novas mídias e saúde do adolescente estão entre os temas debatidos.
Escolher Dá Trabalho!
Apresenta as diversas opções de trabalho em profissões reconhecidas e novas, informa os caminhos a seguir na busca da formação e da especialização, indica cursos técnicos e universitários.
Ideias e Caminhos – Adoro Problemas!
 Apresenta dicas práticas de utilização de materiais audiovisuais como apoio na sala de aula. Baseada na série Adoro Problemas, voltada para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, tem como objetivo ser um espaço para a exploração de conteúdos de forma prática e criativa, mostrando caminhos e ações que favoreçam a aprendizagem.
Ideias e Caminhos – Turma da Biblioteca
Voltada para alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental, tem como objetivo provocar uma reflexão sobre as regras gramaticais e seus usos no dia a dia e nos diferentes contextos em que elas se inserem.
MultiRio em Revista
Compilação da programação da MultiRio ao longo de seus 20 anos de existência. Em formato de revista eletrônica, destaca produções relacionadas aos temas meio ambiente, cidade, comportamento e música, entre outros.
Megassaudável
Transformações físicas, emocionais e comportamentais; a busca pela identidade adulta; saúde; sexualidade; e violência são alguns dos temas tratados na série televisiva. Os apresentadores Adassa Martins e Marcos Guian comandam os programas no estúdio e nas escolas. Especialistas respondem às questões levantadas e dão orientações. Consultoria da série: Albertina Duarte, mestre e doutora em Ginecologia e Ginecologia da Adolescência; Viviane Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ; e Aline Bressan, gerente do Programa de Saúde Escolar da SMSDC.        
Cenário Rio
Revista de variedades com diversos quadros, como Giro na Rede, sobre projetos escolares; Cenário Cultural, que visita atrações em cartaz na cidade; A Voz do Meu Bairro, com um resgate histórico dos bairros do Rio; entre outros.
Carta Animada Pela Paz
Manifesto em formato animação realizado pelos alunos da Rede Municipal. A violência contra a infância foi o tema abordado nos roteiros e nas narrativas.
Inclusive Eu
A partir de narrativas pessoais, dos depoimentos de familiares e de educadores, aborda dúvidas, anseios, questionamentos, dificuldades e soluções encontradas na busca pela inclusão de pessoas com deficiência e altas habilidades.
Ensinar e Aprender
Práticas pedagógicas de professores e diretores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, que fazem a diferença no desenvolvimento do processo educacional e interferem de forma positiva no contexto escolar.
Ensaios sobre a Não Violência
Busca retratar e refletir sobre os diferentes tipos de conflito que ocorrem na escola. A plateia, composta por membros da comunidade escolar, encena esquetes nos quais cada um assume papeis diferentes dos seus na vida real. A partir daí, acontece o debate sobre possibilidades e estratégias de abordagem das situações apresentadas.
Rede Criativa
Visitas guiadas pelos próprios alunos às suas escolas mostram os espaços das unidades e os projetos desenvolvidos ali.
Clube dos 20 Minutos
Sempre na hora do recreio da escola, três amigos se reúnem para contar a história de um livro. No formato radiodramaturgia, trabalha, por meio de seus personagens, não somente o incentivo à leitura, mas também valores humanos, como solidariedade e amizade.
Galera Yottabyte
Aborda temas ligados ao conteúdo curricular do 2º segmento. A personagem Francine é aluna da Rede Municipal e ganhou um tablet chamado Multipad, que sabe tudo sobre Geografia, Língua Portuguesa, Ciências, Arte, Música e muito mais.
Dito e Ditado
Por meio da radiodramaturgia, expressões e ditados populares são decifrados.
Patronos das Escolas Municipais
As biografias dos personagens históricos que dão nome às unidades de ensino.              
Arquitetura das Escolas Municipais
            O acervo arquitetônico formado pelas unidades escolares tombadas da Rede Municipal.
Especial MultiRio 20 anos
Programas especiais e depoimentos que documentam os 20 anos de atividades da MultiRio. 
Nós da Escola
Publicada de 2001 a 2008, oferece conteúdos voltados à atualização dos professores e ao seu dia a dia com os alunos, e divulga experiências desenvolvidas em sala de aula. Cada edição é acompanhada do encarte Giramundo, com sugestões de atividades, e cartaz temático.
Jornal do Aluno
Em duas versões: para alunos do 1º ao 4º ano e do 5º ao 9º ano. Por meio de textos curtos, quizzes e outras atividades, divulga a produção da MultiRio dirigida a esse público, para auxiliar no aprendizado das disciplinas escolares e promover a cultura e o conhecimento geral. 
Rede MultiRio
Informações conceituais e sobre os conteúdos, além de entrevistas com os profissionais envolvidos. Na seção Educador Criativo, professores divulgam projetos bem-sucedidos das escolas, disseminando sua experiência entre outros educadores da Rede.
Entre Jovens
Divulga as produções da MultiRio voltadas aos alunos do 6º ao 9º ano. Atividades lúdicas estimulam a leitura, o raciocínio lógico-matemático, a capacidade de atenção e concentração, a aquisição de vocabulário e a criatividade, ampliando as possibilidades de compreensão do currículo escolar.
O Tagarela
Divulga as produções da MultiRio voltadas aos alunos do 1º ao 5º ano. Atividades lúdicas estimulam a leitura, o raciocínio lógico-matemático, a capacidade de atenção e concentração, a aquisição de vocabulário e a criatividade, ampliando as possibilidades de compreensão do currículo escolar.
Ideias e Caminhos
Série de programas que orienta professores sobre o uso didático dos produtos MultiRio por meio de estratégias para um aproveitamento mais crítico e criativo das mídias, bem além da abordagem conceitual das disciplinas.
6ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2015)
Realizada pela Gerência de Educação Infantil da SME e pela MultiRio, a Jornada promove a atualização profissional de professores e agentes de Educação Infantil.
5ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2014)
Realizada pela Gerência de Educação Infantil da SME e pela MultiRio, a Jornada promove a atualização profissional de professores e agentes de Educação Infantil.
4ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2013)
Realizada pela Gerência de Educação Infantil da SME e pela MultiRio, a Jornada promove a atualização profissional de professores e agentes de Educação Infantil.
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2012)
Realizada pela Gerência de Educação Infantil da SME e pela MultiRio, a Jornada promove a atualização profissional de professores e agentes de Educação Infantil.
Educação em Família
Discute a importância do apoio e da participação da família no desempenho escolar. Esclarece dúvidas sobre o processo de aprendizado dos filhos, estimulando, assim, a parceria família/escola.        
2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2011)
Realizada pela Gerência de Educação Infantil da SME e pela MultiRio, a Jornada promove a atualização profissional de professores e agentes de Educação Infantil.
1ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2010)
Realizada pela Gerência de Educação Infantil da SME e pela MultiRio, a Jornada promove a atualização profissional de professores e agentes de Educação Infantil.
Conteúdos do tema Educação
video
Volta às aulas 2024

Volta às aulas 2024

01/02/2024

No início do ano letivo de 2024, Flavia Lobo recebe, no estúdio do #educa, o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha. 

#educa

video
Aula Inaugural do Ano Letivo 2024

Aula Inaugural do Ano Letivo 2024

31/01/2024

A Aula Inaugural do Ano Letivo 2024 marca a abertura da Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos. 

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Siga a MultiRio!

Siga a MultiRio!

23/01/2024

Qual é a sua rede social preferida? Estamos no YouTube, no Instagram, no Facebook, no X, no TikTok e aqui no Portal MultiRio com conteúdos em diferentes mídias.

Campanhas

video
E.M. O'Higgins (8ª CRE) - eixo Anos Iniciais

E.M. O'Higgins (8ª CRE) - eixo Anos Iniciais

13/12/2023

A formação musical do professor Moisés Machado o inspirou a criar o projeto Movimento Sextou: a escola como lugar de felicidade, na Escola Municipal O'Higgins, em Bangu,

Boas Práticas da Rede

video
E.M. Presidente João Goulart (2ª CRE) - eixo Anos Finais

E.M. Presidente João Goulart (2ª CRE) - eixo Anos Finais

06/12/2023

Na E.M. Presidente João Goulart (2ª CRE), no Andaraí, a professora Cristiane Ferreira resolveu propor uma repaginada nas salas de aula da unidade escolar com o projeto Minha sala, minhas regras - ressignificando o espaço de convivência.

Boas Práticas da Rede

video
Busca ativa: escola e família juntas pelas infâncias - Diz aí, Família! 2023

Busca ativa: escola e família juntas pelas infâncias - Diz aí, Família! 2023

05/12/2023

Aline Gomes, diretora da C.M. Dente de Leite (8ª CRE), e Shirley de Souza conversam sobre busca ativa, refletindo como são planejadas as estratégias na Educação Infantil do ponto de vista da ação pedagógica. 

Diz Aí, Família!

video
Creche Municipal Casa de Realengo (8ª CRE) - eixo Educação Infantil

Creche Municipal Casa de Realengo (8ª CRE) - eixo Educação Infantil

29/11/2023

Na Creche Municipal Casa de Realengo, tanto as crianças como os adultos são estimulados a desenvolver as habilidades socioemocionais. 

Boas Práticas da Rede

video
E.M. Monte Castelo (6ª CRE) - eixo Apoio Interdisciplinar do Niap/Proinape

E.M. Monte Castelo (6ª CRE) - eixo Apoio Interdisciplinar do Niap/Proinape

22/11/2023

No projeto Roda de Conversa Mediada pela Poesia Falada, a equipe da E.M. Monte Castelo faz uso da poesia para provocar nos estudantes reflexões sobre temas como racismo, violência, a descoberta da sexualidade e questões sociais. 

Boas Práticas da Rede

video
XXIV ExpoEJA - V Semana da EJA

XXIV ExpoEJA - V Semana da EJA

21/11/2023

A 24ª edição da ExpoEJA, realizada pela equipe da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do Rio, contou com a exposição de trabalhos, apresentações artísticas e musicais de unidades escolares das onze Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da cidade.

Curta e Compartilhe

video
GET Pablo Picasso (8ª CRE) - eixo Cultura Maker

GET Pablo Picasso (8ª CRE) - eixo Cultura Maker

15/11/2023

Thiago Lopes, professor articulador do colaboratório do GET Pablo Picasso (8ª CRE), em Padre Miguel, realiza o projeto Geogebra e massinha, uma possibilidade de união.

Boas Práticas da Rede

video
As datas comemorativas

As datas comemorativas

14/11/2023

Neste EI Carioca na Rede, uma conversa sobre um assunto que muito nos mobiliza: as datas comemorativas! or que a Educação Infantil valoriza tanto o trabalho a partir das datas comemorativas? Esse trabalho está de acordo com a concepção de Educação Infantil da nossa Rede?

EI Carioca na Rede

video
Mesa de abertura - Pensar as potências da EJA na atualidade

Mesa de abertura - Pensar as potências da EJA na atualidade

13/11/2023

Confira a Mesa de abertura da V Semana da EJA!

V Semana da EJA (2023)