ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Ações complementares do Ciência e Cognição
09 Setembro 2014 | Por Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

logo

Museu Itinerante de Neurociências (MIN): Todo mês, realiza o Dia do Cérebro na Escola, para estimular a curiosidade sobre o assunto. Organiza, também, palestras temáticas com representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa – “Cérebro e Drogas”,  “Alimentação e Sistema Nervoso”, “Alzheimer e Demência” já foram alguns dos temas. Ao longo de cinco anos, o evento teve mais de 20 mil participantes em todo o estado do Rio de Janeiro. O calendário de visitas é disponibilizado no início de cada ano, após a seleção de escolas pré-inscritas. Em setembro será lançado o edital e publicado o formulário on-line para o processo de seleção de 2015. O MIN oferece, ainda, o Clube de Arte+Ciência – oficinas que envolvem narrativa, contadores de história, desenho, pintura, escultura e animação, de forma a estimular o uso das artes e neurociências e, assim, incrementar o desempenho escolar.

F6cne3Semana do Cérebro: Evento anual, que terá sua sexta edição em março de 2015. As ações de caráter educativo são destinadas ao público em geral e incluem minicursos, workshops, laboratório aberto e exposições que mostrem a importância das neurociências para a sociedade contemporânea. Em 2015, o tema será “Fazendo Arte com o Cérebro”. Durante o evento ocorre, também, o Fórum de Difusão e Popularização de Neurociências, que tem por objetivo promover a interação entre as neurociências e outros campos de estudo, como os esportes e a comunicação.

Produção de material didático transmídia multidisciplinar: Já foram produzidos o jogo eletrônico Comando Imuno, a webcomic NeurAventura e o informativo Cérebro em Notícias, em parceria com pesquisadores de diversas instituições de ensino, incluindo escolas do Ensino Fundamental. Por meio de uma rede de colaboração, a proposta é instrumentalizar os professores para o uso de materiais lúdicos e artísticos no processo ensino-aprendizagem de ciências. Em 2014, estão sendo desenvolvidos materiais sobre neurociências e sobre parasitologia.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp