Escola da Ilha vence disputa de samba-enredo
24 Fevereiro 2014 | Por Fernanda Fernandes

“Alguma coisa acontece no meu coração...” O primeiro verso da música Sampa, de Caetano Veloso, foi a inspiração e o pontapé inicial da professora Inara Telles e dos alunos da turma 1.502 (hoje, no 6º ano) da Escola Municipal Rotary, na Freguesia (Ilha do Governador – 11ª CRE), para a criação de um samba-enredo para a disputa no projeto Escola de Bamba, que, neste ano, teve a cidade de São Paulo como tema.

O Escola de Bamba é um projeto educativo com ênfase na cultura popular, que segue a dinâmica de uma agremiação de samba. A culminância é o desfile, no carnaval carioca, da Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos do Ciep, composta por cerca de dois mil alunos da Rede Municipal do Rio de Janeiro, que desfilam na Marquês de Sapucaí na terça-feira de carnaval. A agremiação, presidida por Marillene Monteiro, tem sede no Ciep, que funciona ao lado do Sambódromo, e, assim como a escola mirim Golfinhos da Guanabara, não é ligada a uma escola de samba principal.

Compondo em equipe: professora, alunos e família

Essa preparação teve início no meio do ano passado, quando a turma regida pela professora Inara Telles ainda estava no 5º ano. Em sala, os alunos escreviam textos sobre o tema, pequenos ou grandes, faziam sugestões e separavam frases vistas como possíveis versos. Quando se formou um esboço do que seria a composição, veio a maior dificuldade encontrada pela professora e pela turma: a musicalidade. “Eu colocava o texto como paródia de outros sambas porque, apesar de parecer pronto, não tinha ritmo”, conta a professora.

ROTARY-Portal-Editado 2Nesse momento, o senhor Ricardo Carvalho da Silva, conhecido na comunidade como “seu Cadinho”, entrou em ação. Pai do aluno Elias – intérprete da Rotary ao lado de Melissa Batista, Maiara Salviano e Mariana Hellen –, ele foi lembrado pela professora e pelo próprio filho, por ser compositor de sambas e, inclusive, já ter ganhado muitas disputas na União da Ilha, Beija-Flor de Nilópolis e outras escolas. Ele sugeriu mudanças, apostou em rimas, deu aulas de ritmo e melodia e ensinou às crianças a importância de competir, estando também preparado para perder. “Foi uma experiência muito gratificante. O samba ensina. E vi a alegria dos alunos em querer aprender, um brilho nos olhos. Isso me emociona toda vez que os vejo se apresentando”, conta Ricardo.

Depois de a letra estar pronta e na ponta da língua, os alunos foram a um estúdio gravar o samba. Mais uma colaboração de seu Cadinho, que arrecadou uma quantia com os “amigos do samba” e custeou o aluguel do estúdio. O pai de Elias também apresentou o cavaquinista Serginho, da União da Ilha. “Quis trazer o melhor pra eles”, orgulha-se Ricardo.

Vitória no samba e no aprendizado

Em setembro do ano passado, em um evento no Cacique de Ramos, reconhecido reduto do samba, foi escolhido o samba que representaria a Corações Unidos do Ciep. A E.M. Rotary disputou com outras seis escolas da Rede e, para dar um incentivo Rotary-Portalmaior, levou uma torcida de peso: um ônibus saiu lotado da escola, com alunos de todos os anos e até de outras escolas municipais da Ilha.

Show os alunos da turma também deram na sala de aula. Segundo a diretora da escola, Marta dos Santos Lopes, o crescimento pedagógico da turma 1.502 foi notório e além do esperado. “Trabalhamos a autoestima deles, eles se sentiram corresponsáveis pelo projeto, se entregaram mais. E o resultado foi muito além da nossa expectativa”, comemora Marta.

Conheça a letra e veja o vídeo do samba-enredo da E.M. Rotary

COM O ESPÍRITO BANDEIRANTE, O SAMBA RESPLANDECE NA TERRA DA GAROA

SERRA DO MAR, A VILA CONHECEU A PRECE