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Samba: principal disciplina em uma escola municipal da cidade
18 Fevereiro 2014 | Por Luís Alberto Prado
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Quem diz que samba não se aprende na escola vai ter que rever seus conceitos sobre o tema. Pois o Ginásio Experimental do Samba Francisca Soares Fontoura de Oliveira (GES) oferece ensino voltado para a educação musical, atraindo estudantes pelo currículo adicional especializado e temático em Música e Samba.

Denominada informalmente de GEC do Samba, a escola foi inaugurada em fevereiro de 2013 e faz parte do programa Ginásio Experimental Carioca (GEC), lançado em 2011 com objetivo de formar jovens autônomos e ajudá-los a traçar projetos de vida, por meio de inovações curriculares, de conteúdo, metodologias e gestão nas escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental do Rio.

Localizada no bairro de Olaria, o GEC Francisca Soares Fontoura de Oliveira (4ª CRE) leva este nome em homenagem a uma das fundadoras do tradicional bloco Cacique de Ramos, vizinho da instituição de ensino. Para trabalhar nessa unidade, foram escolhidos especialistas entre os professores de Música da Rede Municipal, por meio de processo seletivo. A avaliação buscou profissionais com perfis específicos para atuarem de forma diferenciada nas aulas da disciplina.

Outra vizinha famosa do GEC é a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. Esse fato reforça a herança musical dos alunos e a familiaridade com esse gênero genuinamente brasileiro, já que grande parte dos jovens são filhos de sambistas e percussionistas do Cacique e da Imperatriz. É nessa atmosfera que os alunos desenvolvem suas aptidões nas oficinas de teclado, violão, percussão, canto, flauta doce, samba e partido-alto, além de estudarem teoria musical e leitura de pauta. Tudo sob a batuta da diretora Eliane Lotério e da professora Eliete Vasconcelos, coordenadora musical.

Todos os alunos matriculados nos Ginásios Experimentais Cariocas passam oito horas na escola (das 8h às 16h), onde ainda recebem aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciência, Inglês, Artes, Educação Física, além de ter à disposição biblioteca e laboratórios de Ciências e Informática. Outra inovação desse modelo é propor também a polivalência docente, na qual professores atuam em núcleos de Matemática e Ciências (exatas) e Português, História e Geografia (humanidades).

 

 
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