ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Inclusão via Educação Especial, um panorama promissor
03 Dezembro 2013 | Por Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Autossuficiência é a palavra mágica quando se discute a cidadania plena da pessoa com deficiência. O Ministério da Educação, apoiado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), recomenda a inclusão das crianças entre 4 e 17 anos preferencialmente na rede regular de ensino. Efetivamente, uma avaliação é realizada por especialistas e professores, que apresentam suas conclusões e indicações aos pais.

Nos últimos anos, a inclusão aumentou significativamente, já que a meta do governo federal é universalizar o atendimento até 2018. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 37% das crianças com deficiência intelectual ainda estavam fora da escola até então. Dados do Ministério da Educação, contudo, destacam os resultados dos esforços conjuntos pela implantação de Salas de Recursos e pela capacitação de professores. O número de estudantes com deficiência intelectual ou física, matriculados na rede de ensino da Educação Básica, mais que dobrou entre 1998 e 2012, passando de 337.326 para 820.433 crianças e jovens.

blog300Esses avanços, no entanto, ganham reforços de magnitude imprevisível quando a sociedade civil, como um todo, decide participar. A internet tem sido uma aliada e tanto no processo, e vale muito a pena conhecer alguns sites interessantíssimos, como a página do projeto Diversa, ou o blog Vencer Limites, do jornalista Luiz Ventura, hospedado no portal do jornal O Estado de S.Paulo. O Diversa é uma plataforma que compartilha experiências e conhecimento sobre Educação Especial, resultado de uma parceria entre o Instituto Rodrigo Mendes e o Ministério da Educação. O espaço reúne estudos de caso, relatos de educadores, artigos, vídeos, notícias e diversos materiais de referência, em especial depoimentos, com o objetivo de que sirvam de inspiração para outras pessoas.

Luiz Alexandre Souza Ventura é um jornalista que, aos 12 anos, desenvolveu a síndrome de Charcot-Marie-Tooth, que é hereditária. Apesar do problema, que atinge o sistema nervoso periférico, nos braços e pernas, Luiz tem uma carreira muito bem-sucedida, com passagens por alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. No blog, ele publica as mais variadas matérias sobre o universo das pessoas com deficiência. São notícias de esportes paralímpicos, serviços, perfis ou apenas informações em que não faltam curiosidade e beleza, capazes de enriquecer a cultura e encantar qualquer leitor, graças à naturalidade com que as deficiências são abordadas e aos exemplos de superação, a começar pelo do próprio autor.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp