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Democratização da informação dá a tônica do painel sobre Cultura Digital
04 Outubro 2013 | Por Sandra Machado
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Na primeira tarde do seminário A Escola, as Mídias e a Cultura Digital, o debate reuniu Simone Evangelista, do Movimento Down, Lynn Alves, da Universidade do Estado da Bahia, e a diretora de Mídia Educação da MultiRio, Marinete D’Angelo. 

simone evangelistaA primeira palestrante foi a jornalista Simone Evangelista (foto), que coordena o Portal Movimento Down. Desde março de 2012, ele funciona como uma rede de atuação pelos direitos das pessoas com síndrome de Down – uma população estimada em 270 mil pessoas no Brasil. Com uma média de 12 mil acessos mensais, através do Fale Conosco, o portal conseguiu estabelecer um diálogo com cerca de três mil famílias e tem servido como fonte de consulta até mesmo para professores que desejam incluir alunos com síndrome de Down em suas turmas.

Uma equipe de especialistas responde às dúvidas de um público bastante heterogêneo: há desde gestantes que descobrem a ocorrência da trissomia do cromossomo 21 no bebê que estão esperando, até pessoas adultas com a síndrome à procura de uma colocação profissional e até de um relacionamento. Já foi criada uma página no Facebook, que movimenta a publicação de milhares de fotos de crianças Down, o que promove não apenas a autoestima das famílias, como ajuda a quebrar a barreira do preconceito. “Queremos mostrar às pessoas que elas não estão sozinhas”, afirma Simone, que comemora parcerias até mesmo com o Ministério da Saúde, na formulação de material sobre as diretrizes de atenção à saúde da pessoa com síndrome de Down.

Pedagoga com doutorado em Educação, Lynn Alves, da Universidade do Estado da Bahia, apresentou o grupo de pesquisa Comunidades Virtuais, que já produziu nove jogos educativos e tem mais três em fase de produção. Criado em 2002, o projeto reúne profissionais de Pedagogia, Psicologia e Design dedicados aos games e à cultura da mobilidade, inclusive com a participação dos maiores interessados: os adolescentes, aficionados pelos jogos eletrônicos. O grupo desenvolveu, também, uma ferramenta chamada Ludens, disponível na internet, que oferece aos professores um feedback de avaliação dos jogos utilizados como recurso pedagógico.

A especialista em Educação e Comunicação Marinete D’Angelo, diretora de Mídia Educação da MultiRio, fez uma apresentação da empresa e detalhou o conteúdo do Portal, reiterando o compromisso com a democratização da informação. Pesquisa de linguagens, pesquisa de formatos, produção, distribuição e formação do usuário são objetivos de trabalho da MultiRio, que se encaminha para a integração de conteúdos na plataforma digital, ao mesmo tempo que desdobra sua atuação em diferentes mídias, como bem ilustra a página do Megassaudável no Facebook. Como próxima meta, está o desenvolvimento de produção exclusiva para a Web TV, a ser desenvolvida em 2014.

 

 
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