Alunos da Friedenreich e aficionados por comunicação
30 Setembro 2013 | Por Sandra Machado

politica corpoAs obras previstas para o entorno do Maracanã, na esteira da modernização do estádio para a Copa de 2014, deixaram muito tempo em aberto se a EM Friedenreich (2ª CRE) iria ou não ser demolida. O impasse – que começou em 2009 e apenas neste ano teve seu desfecho, com o tombamento pela Prefeitura – despertava a atenção dos alunos para o que era noticiado. “A escola sempre estava nos jornais de forma não muito feliz”, resume a coordenadora pedagógica e professora da Sala de Leitura, Andréa Neves. Por isso, a direção resolveu aproveitar de forma positiva o interesse das crianças pelos meios de comunicação de massa e criou o projeto Friedenreich Está na Mídia. Elas se apropriaram da situação e passaram a produzir conteúdo para o blog, panfletos, outdoor, simulação de programas de TV gravados em vídeo e um jornal, que é afixado nas salas de aula. Em 2013, o tema para a utilização das mídias, que reúne conteúdo e projeto, propõe: “Política também se aprende na escola”. A escolha não se deu por acaso.

Uma contribuição importante veio da parceria formada com o Núcleo de Arte Copacabana. A professora Ana Alvarenga, da Friedenreich, fez contato com o professor Maurício Sancho, que é de lá, e ele passou a oferecer a Oficina Itinerante de Vídeo no contraturno da escola. A partir daí, uma série de vídeos começaram a ser feitos. Como Investigando o Universo, de 2011, em que alunos do 2º ano, recém-alfabetizados, escreveram o texto a ser gravado, a partir de uma pesquisa feita pela professora Michele Bruno. A filmagem e a edição ficaram sob a responsabilidade do 4º e do 5º anos. Mais tarde, o filme participou da Mostra Geração no Festival Internacional de Cinema do Rio.

mascote2Em 2012, foi feito o vídeo Eu Indico, no qual os alunos sugerem obras de sua predileção a partir das esquetes preparadas pela professora de Teatro, Cecília Alves Araújo. A coordenadora Andréa Neves destaca, também, um documentário sobre a Educação Infantil, chamado Entra na Roda. Nele é possível ver os registros feitos num diário sobre os passeios das mascotes de turma, escolhidas de livrinhos da autoria de Alcides Goulart, que a cada fim de semana iam para a casa de um aluno e acompanhavam a família na ida à igreja, ao shopping, à pracinha e o que mais estivesse previsto. A programação, é claro, também deveria incluir a leitura da história do fantoche, feita pelos pais para os filhos.

Atualmente, a equipe de vídeo conta com 16 crianças, que, ainda no segundo semestre de 2013, estão imbuídas do desejo de produzir um vídeo de animação. O 5º ano também está realizando um documentário sobre a escola, provisoriamente intitulado Tributo a Friedenreich. Os alunos já prepararam uma linha do tempo e partiram para a digitalização de fotos antigas. Considerada um estabelecimento com ensino de excelência, a EM Friedenreich atende 320 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, em dois turnos: manhã e tarde. Situada dentro do Complexo Esportivo do Maracanã, foi inaugurada em 28 de setembro de 1965. O Decreto nº 37.530, publicado no Diário Oficial do Município em 12 de agosto de 2013, prevê o tombamento e determina que qualquer intervenção física sobre o prédio deve ser aprovada pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Seu nome homenageia Arthur Friedenreich (1892-1969), primeira estrela da história do futebol brasileiro.