Cerca de 500 adolescentes lotaram a quadra de esportes do Ginásio Carioca Governador Carlos Lacerda, 7ªCRE, na Taquara, na quarta-feira, 9 de setembro. O evento contou com a presença de Helena Bomeny, Secretária Municipal de Educação; Cleide Ramos, Presidente da MultiRio e Sônia Marques, Coordenadora da 7ª CRE. Todos estavam torcendo pelos estudantes que disputavam quem ganharia o Carioca da Gema – jogo produzido pela MultiRio para celebrar os 450 anos de fundação da cidade.
Um tabuleiro gigante foi reproduzido no chão e cinco alunos transformaram-se em peões humanos, devidamente caracterizados com camisetas nas cores dos peões do jogo e chapéus. Cada um deles contava com mais três colegas para ajudar a responder às perguntas propostas e ver quem tinha mais informações sobre o Rio de Janeiro, merecendo assim o título de Carioca da Gema – não apenas quem nasce no Rio de Janeiro, mas, principalmente, quem ama e cuida da cidade.
Marcos Guian, ator, foi o mestre de cerimônias, e fazia as perguntas correspondentes aos cinco diferentes temas: História / Geografia; Cultura; Carioquice; Esporte e Personalidades. A cada questão formulada, seja sobre o país de origem do funk ou quais são as cores da bandeira do América Futebol Clube, para citar apenas duas, a torcida gritava apoiando, opinando, vibrando. Se a resposta fosse correta, o peão humano avançava no tabuleiro. Se não, ele(a) permanecia no mesmo lugar.
Ao final da demonstração, os dois alunos vencedores – Gabrielle Queiróz, 15 anos, e Willian Sena, 14 anos, ambos do 9º ano – e suas equipes ganharam um jogo de tabuleiro. Willian disse que estava ansioso para chegar em casa e jogar com a família. Gabrielle achou as questões equilibradas – algumas fáceis e outras difíceis. Por isso, acredita que, além de conhecimento, é preciso sorte para vencer.
Helena Bomeny, Secretária Municipal de Educação, disse que o jogo Carioca da Gema “descortina a cidade de uma maneira lúdica para os alunos, mostrando vários de seus aspectos”. Cleide Ramos, Presidente da MultiRio, ressaltou que a proposta é justamente incentivar os adolescentes a estudarem com mais prazer.
Para encerrar o evento, Mônica Pereira, diretora do Ginásio Carioca Governador Carlos Lacerda, mostrou a unidade da turma ao puxar o grito de confraternização: “Nós somos da Carlos...” e ser respondida com sonoros “... Lacerda”.
O jogo Carioca da Gema existe também em versão digital, disponível no Portal.