Cidadania também se aprende no teatro
19 Junho 2015 | Por Larissa Altoé

circuitodacidadania legendadoA importância da atitude de cada pessoa na vitalidade do planeta. A capacidade de todos poderem contribuir para a reconstrução e evitar a destruição. Como passar para as crianças, de maneira eficiente, essas questões tão fundamentais?

O Circuito Cultural da Cidadania, um projeto financiado através da Lei Municipal de Fomento à Cultura, está apostando no uso do teatro interativo para responder a esse desafio. Os esquetes sobre consumo consciente são protagonizados por atores da empresa de entretenimento educacional Mad Science. Eles interagem com o cenário e com a plateia de alunos para explicar, lançando mão da diversão e do humor, temas como o aproveitamento consciente de água e energia, e a responsabilidade de cada um na limpeza da cidade.

Em um trecho da apresentação (60 minutos com até 150 crianças a cada sessão), um aluno é convidado a pedalar uma bicicleta que gera energia para uma casa-cenário. As crianças aprendem, na prática, que para acender a lâmpada incandescente o voluntário na bicicleta tem que se esforçar mais do que se essa lâmpada fosse de led. Para ligar TV, chuveiro e geladeira ao mesmo tempo, então, haja pedaladas!

A cidade é representada por um painel imantado. Na primeira imagem formada, vê-se lixo no mar e um pato sujo de óleo. Ao passar para o público a ideia de que todos podemos contribuir na limpeza do meio ambiente com atitudes pessoais, seja reciclando garrafas pet ou óleo de cozinha – para ficar em duas possibilidades –, o mar e os animais se livram, gradativamente, da poluição.

Escolas e outras instituições educacionais

O projeto começou nos dias 6 e 7 de junho na Vila Olímpica Mané Garrincha, no Caju, e se estende até outubro para outras escolas municipais, além de instituições que atendem os alunos no contraturno, indicadas pelo Instituto da Criança – organização do terceiro setor que promove o empreendedorismo social (veja cronograma no final da matéria).

energiaAlém do esquete teatral sobre consumo consciente, o Circuito Cultural da Cidadania levou à Vila Olímpica do Caju duas outras ações complementares: o Teto Verde Favela e o ReciclaAção. Na primeira, as crianças aprenderam como é possível reduzir o consumo de energia, refrescar a casa e embelezar a comunidade com a construção do telhado verde – uma iniciativa de Luis Cassiano ou Careca Arts, como é mais conhecido, morador de Manguinhos. Ele próprio possui um telhado verde em casa e procura passar a iniciativa para o entorno.

A reciclAção é uma iniciativa de Cris dos Prazeres, moradora da comunidade que lhe dá o apelido, no bairro de Santa Teresa, e ensina usos criativos de garrafas pet, vidro e Tetra Pak (leite UHT). Potes de margarina podem servir de tupperware ou caixa de bijuterias. Ao passar cola em uma garrafa de vidro e enrolá-la com uma fita bonita, obtém-se um jarro ou objeto de adorno. O óleo de cozinha vira uma vela cheirosa. A garrafa pet pode dar vida a um brinquedo ou a um cofrinho. A imaginação e a criatividade são o limite. A ideia é dar um outro significado ao que seria lixo e reduzir o que se joga fora.

Conheça a seguir o cronograma de atividades previsto para o Circuito Cultural da Cidadania:
Junho: E.M. Caju e Solar Meninos de Luz;
Agosto: E.M. Nova Iguaçu; Instituto da Criança – Avicres, em Nova Iguaçu; Luta pela Paz, na Maré;
Setembro: E.M. Jacarezinho, no Engenho da Rainha; Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna; escolas municipais dos bairros do Flamengo e Botafogo, ainda a serem definidas pela SME;
Outubro: escolas municipais do Rio Comprido, Centro e Barra da Tijuca, ainda a serem definidas pela SME.