Semana da Educação Infantil: a ocupação do território na pauta das comunidades escolares
31 Agosto 2022 | Por Márcia Pimentel
Crianças da Creche Municipal Professora Jurema Gomes no campinho de futebol em frente à creche (Acervo da escola)

Com o tema “Somos crianças e queremos a cidade”, as 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do município do Rio de Janeiro realizaram, na última sexta-feira de agosto (26), a culminância da Semana da Educação Infantil. Na 6ª CRE, as atividades reuniram mais de 2.000 pessoas no Parque Radical de Deodoro, em um evento realizado conjuntamente pelas secretarias municipais de Educação e de Fazenda e Planejamento.

As 81 unidades da 6ª CRE que trabalham com Educação Infantil participaram do evento com estandes que expunham um resumo do que realizaram a partir da temática da Semana da Educação Infantil. Instituições do município, como a MultiRio e as secretarias de Ação Social, de Esporte e Lazer e de Ação Comunitária, também estavam presentes, oferecendo atividades aos alunos.

Cidadania e desenvolvimento sustentável

A 6ª CRE abrange bairros como Acari, Anchieta, Barros Filho, Irajá, Pavuna e Ricardo de Albuquerque, entre outros. Em comparação com as demais Coordenadorias Regionais de Educação é a que apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo da cidade.

Estande da Creche Luiza Barros na Semana de Educação Infantil com maquete de cidade ao centro e, ao redor, cartazes com fotos, desenhos e colagens
O estande da Creche Luiza Barros na Semana da Educação Infantil no Parque Deodoro (Divulgação)

Além disso, segundo a gerente de Educação da 6ª CRE, Petrusca da Costa, 80% das escolas da região estão localizadas em áreas conflagradas: “A Semana da Educação Infantil foi bastante positiva, nesse sentido. Várias oficinas foram realizadas junto às comunidades e muitos entenderam o vínculo existente entre território e cidadania”, disse.

A coordenadora da Primeira Infância da SME, Andrea Barros, explicou que um dos objetivos da Semana da Educação Infantil foi dar visibilidade aos espaços urbanos, a fim de articular projetos de ocupação do território com as necessidades e os direitos das crianças. Essa ação está concatenada com o projeto Rio, Cidade Cidadã, encabeçado pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, que busca incorporar os princípios dos objetivos de desenvolvimento sustentável, para que o Rio de Janeiro seja internacionalmente reconhecido como Cidade Educadora.

O secretário Antoine Lousao e o presidente da MultiRio, Paulo Miranda, no estande da MultiRio na Semana da Educação Infantil no Parque de Deodoro (Divulgação)

A capilaridade da Educação

Um exemplo de ocupação do território, dentro da temática “Somos crianças e queremos a cidade” e da perspectiva do Rio, Cidade Cidadã/Educadora, é o trabalho desenvolvido pela Creche Municipal Professora Jurema Gomes Sampaio Delfim, localizada no alto do Morro da Pedreira, em Costa Barros. Tudo começou quando a equipe diretora da unidade iniciou o projeto “Desemparedamento da Escola”, mobilizando a comunidade escolar para um mutirão de reforma do quintal da creche.

Depois disso, foi a hora de sensibilizar os responsáveis para a necessidade de ocupação, com atividades, jogos e brincadeiras, do campinho de futebol em frente à creche, um espaço recém-recuperado pelo poder público do município, que, até então, vinha sendo utilizado como área de desmanche de veículos. “Foi ali que realizamos a nossa festa junina”, explicou Lívia Gabriela Mendonça, diretora da Creche Jurema.

A ocupação dos espaços públicos para que as crianças possam utilizá-los para esporte e lazer não parou por aí. Pais e mães da Creche Jurema foram mais uma vez mobilizados para um mutirão: agora, de reforma da Praça dos Sonhos, área que vinha sendo ocupada pelo tráfico de drogas.

"A maior parte das crianças da 6ª CRE tem a violência como referência do entorno em que vivem e estudam. A Semana da Educação Infantil foi importante para a construção de um campo de experiência distinto, de transformação do local e de demarcação do território na perspectiva cidadã”, lembrou a gerente de Educação da 6ª CRE.