Prova Brasil muda de nome e traz novidades
23 Setembro 2019 | Por Larissa Altoé
Foto: Alberto Jacob Filho

A Prova Brasil (5º e 9º anos) e a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) foram unificadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb – a maior avaliação externa das escolas públicas brasileiras, feita pelo MEC. A aplicação do Saeb ocorrerá entre 21 de outubro e 1º de novembro em todas as unidades da Federação e trará outras novidades.

A alfabetização passará a ser avaliada no 2º ano do Ensino Fundamental, sendo a capacidade de ler e escrever das crianças verificada por meio de um ditado. Começam, por amostragem, a inclusão da Educação Infantil – EI (creche e pré-escola) e os testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para estudantes do 9º ano. Os alunos da EI não farão testes, o monitoramento se dará por questionários digitais respondidos pelos professores. A Portaria do MEC que estabeleceu as mudanças é a de número 366, publicada no Diário Oficial da União em 2 de maio.

Os professores que desejarem conhecer com mais profundidade o Saeb têm à disposição as matrizes de anos anteriores, disponíveis no site do Inep. O Inep é a autarquia vinculada ao MEC que realiza a avaliação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Os resultados do Saeb, combinados com dados do Censo Escolar (índices de aprovação e evasão), permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Com o Ideb, todos os brasileiros podem se informar sobre a qualidade da educação, trabalhando para que ela continue melhorando, especialmente os gestores públicos.

Em 2017, o  Ideb do município do Rio de Janeiro para os anos iniciais foi de 5,7 e, para os anos finais, 4,7. A meta para 2021 é chegar a 6,0 – patamar educacional correspondente aos países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

Estudando para o Saeb

Aproveitando a vocação dos jovens para o digital, é possível lançar mão de games e vídeos na preparação dos alunos para a maior avaliação externa nacional. Missão MultiRio, por exemplo, é um game que simula uma missão interplanetária nos planetas LP (Língua Portuguesa) e Matemática.  Será lançado amanhã (24) e trata-se de um aliado moderno e atraente na preparação dos estudantes do 5º e do 9º ano para o Saeb porque as questões a serem resolvidas para avançar nas missões interplanetárias são semelhantes às do exame.

Cada jogador tem o seu avatar, que pode ganhar características próprias de acordo com o sucesso em suas missões. A cada conquista, o jogador escolhe novos itens de customização do personagem que o representa e, também, acessórios, como medalhas. Os planetas possuem 20 missões no total. Cada missão bem sucedida corresponde a uma fase do jogo.

Outro produto da MultiRio que auxilia no reforço escolar é a série Tempo de Estudar – videoaulas com recursos de arte, dramatúrgicos etc, ministradas por professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. A nova temporada aborda Língua Portuguesa e Matemática para o 5º ano. “A série aborda o currículo da Rede para diversos anos e disciplinas, inclusive o 9º ano. Em 2019, procuramos dar uma atenção especial ao reforço dos estudantes que farão o Saeb, contribuindo para desenvolver as habilidades necessárias”, diz Simone Monteiro, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio.