ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Tirando a Droga de Cena promove prevenção
18 Maio 2015 | Por Carla Araújo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

prof gloria durante o evento de premiaçãoCom o objetivo de incentivar a reflexão sobre prevenção à dependência química nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a MultiRio, promove o Concurso de Produções Audiovisuais Tirando a Droga de Cena. Na última semana de abril, os 15 vídeos vencedores da edição de 2014 foram premiados, em uma cerimônia no Núcleo de Arte Leblon.

As produções selecionadas por uma comissão julgadora formada por educadores e profissionais de audiovisual foram exibidas no evento, que homenageou os alunos e os professores orientadores dos trabalhos.

Na ocasião, a professora Gloria Macedo, da Coordenadoria de Educação da SME, destacou a importância do projeto como modo de a comunidade escolar abraçar a prevenção por meio do esporte e da cultura. E o uso de linguagens facilitadoras que contribuam para que o aluno sinta-se parte ativa da sociedade. A educadora ressaltou, ainda, que o processo de criação dos vídeos favorece o envolvimento das escolas como comunidade, além de gerar uma reflexão sobre a valorização da vida e a busca de alternativas saudáveis de lazer.

A professora Cleide Ramos, presidente da MultiRio, aproveitou o evento para valorizar os trabalhos dos alunos e dos professores. Ela também pontuou que o concurso pode, ainda, despertar nos jovens o interesse de buscar uma profissão ligada ao audiovisual.

Edição 2015

O edital referente à edição 2015 do concurso Tirando a Droga de Cena já foi publicado no site do Rioeduca. Este ano, cada unidade escolar poderá inscrever duas produções, entre os dias 10 e 21 de agosto. Participam turmas do 4º ao 9º ano, dos Projetos de Reforço do Ensino Fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal.

edição de cenas no Núcleo de Arte Grande OteloRelação de vencedores

Foram escolhidos três vídeos de cada uma das cinco categorias do concurso Tirando a Droga de Cena 2014. A categoria A contemplava os alunos do 4º e 5º anos, incluídos os matriculados em Projetos de Reforço Escolar; a B, os jovens do 6º ao 9º ano, também incluídos os dos Projetos de Reforço Escolar; a C, os alunos matriculados no Peja I; a D, no Peja II; e, na categoria E, foram contemplados os estudantes das Unidades de Extensão Educacional e dos Projetos de Reforço Escolar. Abaixo, confira a lista completa dos homenageados.

Era Uma Vez, 1º lugar na categoria A – Alunos: Wellington Pereira, Gabrielli de Souza, Hyago Faria, Jhoni Santana e Jônata Freire, do 5º ano da E.M. Heitor Beltrão, em Vigário Geral. Professores: Michele Corrêa e Lucas Monteiro.

Drogas, Eu Jogo Fora!, 2º lugar na categoria A – Alunos: Débora Nascimento, Kamilly Pereira, Fabricio Costa, Maria Eduarda Campos e Laís Silva, do 5º ano do Ciep Graciliano Ramos, no Jardim América. Professoras: Isabella Gomes e Tamara Silva.

Drogas Não! A Chance Perdida, 3º lugar na categoria A – Alunos: Maria Eduarda de Souza, Luan Isac da Costa, Débora Augusto, Bruna da Silva e Luis André Camili, do 5º ano da E.M. Heitor Beltrão, em Vigário Geral. Professores: Michele Corrêa e Lucas Monteiro.

Drogas? Nem Sonhando!, 1º lugar na categoria B – Alunos: Igor Marinho da Silva, Isabelle Barbosa, Jéssica dos Santos, Ana Luiza de Carvalho e Catarina Rosa, do 7º e 9º anos da E.M. Alberto Rangel, na Cidade de Deus. Professores: Armando Fernandes e Nurimar Oliveira.

Seus Passos, 2º lugar na categoria B – Alunos: João Pedro Pimentel, Samanta Ferreira, Erika de Andrade, Alessandro Farias Fernandes e Elisângela de Souza, do 8º e 9º anos da E.M. Monteiro Lobato, em Guaratiba. Professoras: Tathiana Alves e Maria Pestana de Assis.

Jornal Bolinha, 3º lugar na categoria B – Alunos: Marcela Vitória da Cruz, Paolla Jeronimo, Milene Zotti, Joyce dos Santos e Rayane Barreto, do 7º ano da E.M. GEC Epitácio Pessoa, no Andaraí. Professores: Amanda Paiva da Silva e José Ricardo Pereira.

Menino Brasil, 1º lugar na categoria C – Alunos: Denis Quirino, Ronaldo de Melo, Carmem Lawall, Eliene Souza e Leonardo Galvão, do Peja I da E.M. Orlando Villas Boas, na Cidade Nova. Professoras: Flavia Beatriz Pereira e Leila Vieira.

Ouça Veja Peja.doc, 2º lugar na categoria C – Alunos: Daniel Silva, Ana Delfim, Maria de Souza, Marina Gonçalves e Yara de Oliveira, do Peja I da E.M. Orlando Villas Boas, na Cidade Nova. Professoras: Flavia Beatriz Pereira e Leila Vieira.

A Relação de Amor Superando o Vício, 3º lugar na categoria C – Alunos: Edna Lago Lopes, Marcos de Oliveira, Vera Lucia da Silva, Solange Souza e Mercês Maria das Candeias, do Peja I do Centro de Referência de Jovens e Adultos, no Centro. Professoras: Monica Barbosa e Neyla Tafakgi.

Resistindo às Tentações, 1º lugar na categoria D – Alunos: Luciene Vieira, Anderson Lopes, Luiz André Moreira, Charles de Souza e Moisés Moreira, do Peja II do Centro de Referência de Jovens e Adultos, no Centro. Professoras: Silvia Muniz Werneck e Margarete Nascimento.

O Esporte como Meio de Inclusão Social, 2º lugar na categoria D – Alunos: Marcos Antonio Tomás, Hosana Nascimento, Joelma Silva, Flavio da Silva e Francisca de Melo, do Peja II do Centro de Referência de Jovens e Adultos, no Centro. Professoras: Silvia Muniz Werneck e Margarete Nascimento.

To Be or Not To Be, 3º lugar na categoria D – Alunos: Gabriele Simão, Diana dos Santos, Antonia da Silva, Gabriela dos Santos e Monique de Oliveira, do Peja II da E.M. José Veríssimo, no Rocha. Professores: Edivaldo Nascimento e Denise Aparecida Cardoso.

Faz de Conta, 1º lugar na categoria E – Alunos: Matheus Enrique dos Santos, Ruan do Nascimento, Julia Cesar Rodrigues de Jesus, Ezequiel Penna e Daniel Dutra, da Unidade de Extensão Educacional do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles, na Cidade Nova. Professoras: Flavia Beatriz Pereira e Angelina Carvalho.

Droga é Droga em Qualquer Espaço, 2º lugar na categoria E – Alunos: Giovanna Silva, Daniel Junior, Tais de Castro da Silva, Lucas Lucio e André Luis Cardoso, do Núcleo de Arte Grande Otelo, em Coelho Neto. Professoras: Imaculada Marins e Laíse Mota.

A Decisão de Maria, 3º lugar na categoria E – Alunos: Rubivania da Rocha, Rubilemes da Rocha, Alecksandrew do Nascimento Ferreira, Anna Carolina Francisco e Kayky Rhyan Lima, do Núcleo de Arte Grande Otelo, em Coelho Neto. Professoras: Imaculada Marins e Laíse Mota.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp