ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Dia Nacional do Livro Infantil
17 Abril 2015 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

emiliaEm 18 de abril de 1882, nascia na cidade de Taubaté, em São Paulo, um dos maiores autores da literatura infantojuvenil brasileira: José Bento Renato Monteiro Lobato. O Sítio do Picapau Amarelo foi sua obra de maior destaque, com personagens que se tornaram inesquecíveis, como a menina Narizinho e a boneca Emília.

Monteiro Lobato, que faleceu aos 66 anos de idade, foi homenageado por meio de uma lei de 2002 que registrou o dia seu nascimento como o Dia Nacional do Livro Infantil. Defensor da literatura, ele acreditava que "Um país se faz com homens e livros".

Internacionalmente, a data é comemorada em 2 de abril, dia do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de clássicos infantis como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo e A Pequena Sereia.

Importância dos livros

Datas comemorativas como essas só vêm a reforçar a importância do livro e da leitura no desenvolvimento infantil, não apenas no processo de alfabetização, mas no ensinamento de valores importantes e no estímulo a atitudes essenciais na vida em sociedade. De forma lúdica e envolvente, livros infantis podem ser ótimos instrumentos para familiares e professores desenvolverem esse aprendizado com as crianças.

Veja, a seguir, algumas sugestões, agrupadas por temas:

Inclusão e respeito à diversidade


Minha família é colorida - okMinha Família É Colorida
Georgina Martins
SM Editora
Indicação: 5 a 8 anos.

Ângelo é um menino muito observador, que se mostra intrigado com as diferenças físicas entre seus familiares: um irmão de cabelos lisos, outro de cabelos encaracolados; a mãe de pele branca, a avó que é negra. Mas, como todos fazem parte da mesma família, se que quase ninguém se parece fisicamente? Ao conversar com sua mãe, Ângelo percebe a riqueza de ter nascido em uma família em que a diversidade étnica sempre foi motivo de encantamento e paixão.

 

deboraokDébora Conta Histórias
Débora Araújo Seabra de Moura
Araguaia Infantil
Indicação: 5 a 8 anos.

Fábulas infantis sobre inclusão. Os contos se passam em uma fazenda e têm os animais como protagonistas. Os bichinhos lidam com problemas humanos como preconceito e rejeição: por exemplo, o sapo deficiente que não conseguia nadar; a galinha excluída do grupo por ser surda; e o pato que sofria por não querer namorar outras patas, e sim, patos. Assim, é abordada a importância da tolerância, do respeito e da amizade.

 

 

Orelhas de Mariposa - okOrelhas de Mariposa
Luisa Aguilar
Callis
Indicação: 8 a 11 anos.

Mara é uma menina que tem orelhas de abano. Ou seriam de mariposa? Ela usa uma meia furada. Ou será que ela tem um dedo curioso? A história mostra de forma delicada e bem-humorada que as qualidades ou os defeitos das pessoas podem ser enxergados de diferentes formas, dependendo somente do ponto de vista.

 

Meio Ambiente


pedro pet plástico - okPedro Pet Plástico
Eduardo Albini
Formato
Indicação: 5 a 8 anos.

Ao andar de patinete pelo parque, o menino Pedro vê algumas garrafas Pet jogadas debaixo de uma árvore e tem uma grande ideia. Como o livro só tem imagens, a proposta é que o leitor dê nome aos personagens e reconte a história. No enredo, os personagens dão soluções criativas para a reutilização das garrafas plásticas. As ilustrações misturam desenho com colagens, fortalecendo a ideia da reutilização dos materiais.

 

 

A ÚLTIMA GOTA - okA Última Gota
J. L. Diego
Scipione
Indicação: 8 e 9 anos.

Kika chega da escola preocupada com a falta de água no planeta. Mestre Li aconselha a menina a ler a história de Chuvisca, a última gota, que foge dos exércitos clonadores. Em seu caminho, a gotinha vê muitas cenas de escassez e desperdício, mas não perde nunca a esperança de encontrar soluções para mudar a situação. Assim, o livro provoca o leitor a pensar no que fazer para que o precioso líquido não venha a faltar.

 

 

O-livro-do-planeta-terra - okO Livro do Planeta Terra
Todd Parr
Panda Books
Indicação: 5 a 8 anos.

Pequenos gestos podem fazer toda a diferença quando o assunto é preservação do planeta. Com ilustrações bem-humoradas, o livro mostra que atitudes simples - como não usar sacolas plásticas, reciclar o lixo, economizar água, não poluir o ar, apagar as luzes e não desperdiçar alimentos - são fundamentais para manter um planeta sustentável. Acompanha o cartaz com "dez coisas que eu posso fazer para salvar o planeta", que pode ser destacado.

 

Relações familiares


e tudo_familia - okÉ Tudo Família!
Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl
L&PM Editores
Indicação: 5 a 8 anos.

Em ritmo de história em quadrinhos, abrange a diversidade das formações familiares contemporâneas. Para mostrar que toda família é única, apresenta algumas possibilidades como, por exemplo, famílias com filhos únicos ou numerosos; com pais separados – que podem se dar bem ou não –; com padrastos ou madrastas; com pais homossexuais ou viúvos; além dos casos de crianças criadas pelos avós, por pais adotivos ou em orfanatos.

 

 

mamae foi trabalhar - okMamãe Foi Trabalhar
Kes Gray
Globo
Indicação: 5 a 8 anos.

Sob o ponto de vista da criança, mostra que a ausência dos pais ao longo do dia não é nenhum “bicho de sete cabeças”. O personagem, que passa o dia longe da mãe, percebe que a ausência materna não tem tanta importância, já que ela sempre volta e lhe dá carinho e atenção. Para os pais, fica a mensagem de que não devem sentir culpa por precisarem deixar seus filhos para trabalhar.

 

 

JULIA E SUA SOMBRA DE MENINO - okA História de Júlia e Sua Sombra de Menino
Christian Bruel e Anne Galland
Scipione
Indicação: 8 a 11 anos.

Os pais de Júlia a criticam muito, sempre dizendo que ela se parece com um menino, no jeito, nas roupas que veste, etc. Numa manhã, a garota percebe que sua sombra adquire o formato de um garoto, repetindo todos os seus gestos. Júlia se sente triste, começa a questionar a própria identidade e a se perguntar se é preciso mudar seu jeito para ser aceita por todos. A história aborda também as tentativas dos pais de enquadrarem os filhos em suas próprias expectativas.

 

 

Medos infantis


O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR - okO Menino que Tinha Medo de Errar
Andrea Viviana Taubman
Escrita Fina
Indicação: a partir de 4 anos.

Não é só de bicho, monstro e escuro que criança tem medo. Pedro tem medo de errar e, por isso, perde a chance de fazer muitas coisas legais. Até que ele sonha com uma fada que o leva para conhecer o Reino da Perfeição – e então entende que ninguém acerta o tempo todo. Escrita em versos divertidos, a história deixa claro que o perfeccionismo, muitas vezes, nos reprime e impede de experimentar bons momentos.

 

 

a princesinha medrosa - okA Princesinha Medrosa
Odilon Moraes
Indicação: a partir de 5 anos.

A princesa desse reino tem muitos medos (do escuro, de ficar sozinha, da pobreza), e acaba deixando que eles se tornem maiores que ela. Ela não percebe que seu medo é, na verdade, do próprio medo. Até que, em um passeio, ela se perde de sua comitiva e conhece um menino que gosta de deitar na beira do rio e contar estrelas. A partir desse encontro, ela aprende a enxergar o mundo com outros olhos.

 

gildo - OKGildo
Silvana Rando
Brinque-Book
Indicação: 3 a 5 anos.

Gildo é um elefante amável, simpático e, principalmente, muito corajoso. Ele se diverte em situações que deixariam muita gente com “frio na barriga”. Encara montanha-russa, avião, filme de terror e até cantar em público. Mas existe uma coisa que deixa Gildo apavorado: balões de gás! Sempre que é convidado para algum aniversário, ele faz o maior drama. Na noite anterior à festa, nem consegue dormir! Mas, um dia, o elefante descobre que os balões não são tão assustadores assim.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp